0

Não é raro os países receberem algum apelido por causa de uma característica física, pelos costumes do seu povo, sua historia, uma tradição ou então outro ponto que se destaque naquela terra e possa identificá-la e diferenciá-la das demais de uma maneira acentuada. Os Estados Unidos têm o seu apelido também, mas o que quase ninguém sabe é de onde vem esse apelido, afinal, ele nada parece combinar com esse país. Quem nunca ouviu alguém se referir aos Estados Unidos como a Terra do Tio Sam  ou apenas o Tio Sam? Porque será que esse país recebeu esse apelido tão diferente?

Quem é o Tio Sam
O Tio Sam se trata de uma personificação dos Estados Unidos, é um personagem que foi criado para representar o país e acabou ficando conhecido no mundo todo. A figura do Tio Sam, desenhada pela primeira vez em 1870, se trata de um homem sério de cabelos grisalhos, barbicha e que usa cartola e se veste com roupas nas cores da bandeira dos Estados Unidos e ainda carrega em seu vestuário as famosas estrelas e listras dessa bandeira.
Muitas pessoas julgam que a ilustração do Tio Sam, possui traços que recordam alguns presidentes dos Estados Unidos, como Abraham Lincoln e Andrew Jackson e poderiam ter sido eles a inspiração para o desenho ou simplesmente uma coincidência.
personagem-tio-sam
Quem inventou essa expressão
Segundo o folclore do país, o apelido Tio Sam teria sido inventado por soldados americanos durante a Guerra de 1812. Esses soldados recebiam suprimentos que vinham em barris onde estavam escritas as iniciais U.S. ou seja, United States, mas o soldados encontraram uma nova definição para a sigla, que foi justamente Uncle Sam, ou Tio Sam. Os soldados teriam feito essa substituição de significados porque e a carne que recebiam como mantimento vinha de uma companhia fornecedora do exército americano cujo dono se chamava Samuel Wilson, e daí o apelido vindo do nome desse homem que lhes enviava comida.
Apesar das evidências apontarem para isso, Samuel Wilson apenas foi reconhecido oficialmente pelo congresso dos Estados Unidos como o inspirador do apelido no ano de 1961. E depois desse reconhecimento, alguns anos mais tarde, ele foi desenhado. Hoje o apelido Tio Sam é reconhecido em qualquer parte dos Estados Unidos e também reconhecido no mundo todo, e até mesmo o cinema contribui para essa divulgação já que muitas vezes o apelido aparece em filmes e também está difundido pela internet.
O desenho do Tio Sam também ficou conhecido pelo cartaz desenhado em 1917 , onde a figura do senhor de cabelos grisalhos e barbicha aparecia apontando para quem o olhasse e ainda sob a frase “I want you for U.S. army”. Esse cartaz tinha a intenção de recrutar soldados para o exército americano e foi desenhado pelo artista James Flagg, com o intuito de aumentar o contingente dos Estados Unidos para a Segunda Guerra Mundial.
Quem imaginaria que um apelido tão famoso no mundo todo teria surgido de uma brincadeira entre os soldados americanos e há tantos anos atrás? Mas foi exatamente o que aconteceu e parece que isso gerou uma identidade para os Estados Unidos e que se reconhece por toda parte.

Postar um comentário

 
Top