0


Teoria deprimente foi proposta por cientistas australianos.
POR Fábio Marton ATUALIZADO EM 27/01/2016
O universo tem um bilhão de trilhões de estrelas (1021). Ou algo por aí. Para onde olhamos, essas estrelas - provavelmente a maioria - têm planetas. Vários deles são rochosos e estão na zona habitada, o que significa que são semelhantes à Terra. Água também está em todo o lugar. Então, onde estão os aliens?


Cemitério de discos-voadores
iStock
Cemitério de discos-voadores?

Esse é o chamado Paradoxo de Fermi, proposto pelo físico Enrico Fermi em 1932, quando o termo popular para alienígena ainda era "marciano". Agora, um grupo de cientistas da Universidade Nacional da Austrália acredita ter encontrado a explicação. E é um tristeza só.
Planetas são instáveis. Aqui mesmo no lar-doce-lar, o Sistema Solar, temos três deles na zona habitável - Vênus, Terra e Marte. Todos tiveram água em estado líquido em algum momento, mas só um vingou.
Acontece que a vida evoluiu na Terra rapidamente. Isso estabilizou o clima de duas formas: primeiro, quando o Sol era mais jovem e fraco, a vida criou uma quantidade suficiente de gás carbônico, que aqueceu a atmosfera, evitando que o planeta virasse uma enorme bola de neve. Mas esse mesmo gás foi também controlado por organismos fotossintéticos, evitando que acabássemos como Vênus, onde há tanto gás carbônico que a temperatura chega a 462 graus - suficiente para derreter chumbo.
Para um planeta permitir que a vida continue, há um curto prazo no qual organismos unicelulares precisam surgir, se multiplicar e controlar o clima. Esse é o chamado Gargalo de Gaia.
Segundo as simulações dos cientistas australianos, superar essa situação deve ser extremamente raro.  "O mistério de por que não achamos ainda sinais de aliens tem menos a ver com a possibilidade da vida ou inteligência e mais com a raridade do surgimento rápido da regulação biológica dos ciclos climáticos na superfície dos planetas", afirma Charles Lineweaver, um dos autores do estudo.

Em outras palavras, segundo os australianos, os aliens nem tiveram a chance de evoluir de bactérias para homenzinhos cinza com naves em forma de pires e uma estranha obsessão pelas cavidades do corpo humano.
(Leitores de Varginha talvez estejam nesta hora levantando o dedo para protestar. Sabe o que tem em Varginha, além do ET? A represa de Furnas. Em Furnas, tem peixes. Portanto, em Varginha, tem pescadores. CQD.)

Postar um comentário

 
Top