0

Desde minha conversão, tenho ouvido por incontáveis vezes a assertiva de que, nas páginas da Bíblia Sagrada, encontramos 365 vezes a expressão “não temas”, uma para cada dia do ano. Alguns vão mais longe e afirmam que há, na verdade 366 vezes, sobrando uma para o caso do ano bissexto.
Recentemente o Pr. Altair Germano publicou em seu excelente blog uma postagem acerca do assunto. Segundo o Pr. Altair (e temos que ser concordes), tal afirmação está inserida na “Síndrome do Papagaio”. Motivado por tal postagem, resolvi contar. Resultado: a expressão em tela é utilizada bem menos que 365 vezes. 58, para ser mais exato. Utilizando a versão Almeida Revista e Corrigida, pesquisei ainda expressões similares. Apresento abaixo o resultado:
- não temas: 58; 
- não temais: 35;
- não temereis: 6;
- não temerás: 6;
- não temerei: 5;
- não temerá: 5;
- não os temais: 4;
- não os temas: 3;
- não tenhais medo: 2;
- não tenhas temor: 2;
- nada temas: 1.

Ou seja, forçando a barra encontramos um total de 127 vezes. Quase 1/3 da quantia tão apregoada. Doravante, não se deixe ser acometido pela “Síndrome do Papagaio”! E, na dúvida, conte também...
No entanto, o mais importante é que, independente da quantidade de ocasiões em que a aludida expressão apareça nas Escrituras, o cuidado de Deus para com nossas vidas é diário.  E Ele nos diz a todo instante: "não temas". Isso é fato. Amém?
Soli Deo Gloria
Alessandro Cristian


Postar um comentário

 
Top