0

Técnica comum no Peru pode fazer com que cultivo de alimentos em casa se torne possível

Voltou de uma viagem para o interior e ficou mal acostumado com todos os alimentos frescos à disposição? Pois saiba que dá para tentar fazer isso em casa. Com um sistema originário do Serviço de Parques de Lima (SERPAR), no Peru, é possível criar uma horta ocupando apenas um metro quadrado e ainda deixar de consumir vegetais que possuem resíduos de agrotóxicos - caso da maioria dos que são comercializados no Brasil, como a Agência Nacional de Vigilância (Anvisa)mostrou em uma pesquisa, em 2011.
Perfeita para pequenos espaços em seu quintal, a horta é suficiente para prover a quantidade de legumes ingerida diariamente por uma pessoa durante um mês. Para fazê-la, basta dividir um metro quadrado de terra em 16 quadrados de mesmo tamanho (25 centímetros quadrados). Então é só plantar, em cada quadradinho, uma variedade diferente de erva ou legume.
No entanto, alguns cuidados são necessários. As plantas maiores devem ficar nas fileiras de trás e as menores, nas fileiras da frente, assim a luz solar chega para todas. As plantas verticais, como os tomates, devem ser penduradas em uma estrutura de suporte - que deve ser instalada em uma das "linhas" da horta (tubos de ferro, de PVC ou outros itens reutilizados podem compor a estrutura), amarrando-as para que suportem o peso.
A manutenção é tranquila, pois qualquer pessoa consegue alcançar facilmente todo o espaço da plantação sem que plantar, regar e colher se tornem grandes trabalhos. A altura da horta chega, no máximo, à cintura de uma pessoa (o que facilita a vida de deficientes físicos).
A rotação de cultivos é automática. Por exemplo: um cultivo que leva mais tempo, como o do tomate, pode ser plantado entre outros cultivos de colheita rápida e que serão colhidos antes que a planta precise de mais espaço.
Veja abaixo quais alimentos podem ser cultivados:

Plantas pequenas:

Rabanete, cenoura, cebola, espinafre, beterraba, alface e salsa.

Plantas grandes:

Repolho, brócolis, couve-flor, berinjela e pimentas.

Plantas verticais:

Tomate, pepino, vagem, ervilha e feijão.
Como fazer a horta de 1 m²
Algumas fotos para quem tem mais tempo e a graça de ter  espaço suficiente para usar a criatividade. 





Postar um comentário

 
Top