0

Há muitos anos atrás, quase brasileiro nenhum tinha um conhecimento mínimo sequer do tênis, de como funcionava, das regras e como se dava aquela confusa contagem de pontos “40 a 15” e “iguais”. Um certo Gustavo Kuerten conseguiu, por fim, colocar o tênis no mapa dos brasileiros, que mesmo sem entenderem muito, vibravam com o único brasileiro a se tornar o número 1 do mundo no esporte.
Depois que Guga se aposentou, não vimos nenhum brasileiro se destacar daquela forma novamente, mas o tênis ganhou o coração de muitos no país. Hoje, é um esporte altamente recomendado por fornecer diversos benefícios para a saúde, independente da idade. Além de trabalhar o corpo, o tênis pode ser proveitoso para o combate a doenças
Quer saber mais sobre os benefícios do tênis para a saúde? Confira no post de hoje!

Desenvolvimento para os mais jovens

Se você procura por um esporte para matricular os seus filhos, encontrou uma ótima opção! Além de, claro, ajudar no desenvolvimento físico, por trabalhar a musculatura das pernas, braços, costas e abdome.
Mas apesar de exercitar os músculos de forma intensa, é uma atividade muito prazerosa. Isso porque o tênis proporciona um desenvolvimento mental para as pessoas.
As partidas exigem um alto nível de concentração e fica nítido que um jogador desconcentrado está em desvantagem durante uma partida. O esporte desenvolve bastante o equilíbrio e a coordenação. Sendo assim, uma opção completa para os jovens.

Combate a doenças

As práticas regulares de atividades físicas em si são fundamentais para a manutenção de uma boa saúde. Por ser um esporte com intensidade moderada, em que não se tem grandes piques e um atleta respeita o ritmo do outro, o tênis é altamente indicado para o combate à hipertensão e a doenças cardiovasculares.
Apesar das pausas frequentes, o ritmo cardíaco pode ficar bastante elevado, levando a adaptações positivas no seu corpo. Assim, a prática melhora a capacidade cardiovascular e respiratória, diminui o risco de ataques cardíacos, além de ajudar na prevenção à osteoporose e auxiliar no bem-estar da mente. Também diminui a ansiedade, o estresse e o risco de depressão.

Redução do peso

Conforme dito, embora seja um exercício com constantes pausas, o tênis pode elevar bastante nos batimentos cardíacos e trabalha quase todos os músculos do corpo, como a natação. É uma prática bastante proveitosa, não é raro em uma partida se gastar entre 600 a 800 calorias. Claro que esse número pode variar de acordo com a idade dos atletas.

Contato com o sol

Como, praticamente, todas as quadras de tênis são ao ar livre, a prática do esporte obriga o atleta a ter contato com o sol, o que é fundamental para a obtenção de vitamina D, que melhora a absorção do cálcio (explicando assim o combate à osteoporose). Para isso, o ideal é manter a prática antes das 10h da manhã ou depois das 16h da tarde.
O tênis é um esporte extremamente divertido e que traz um grande número de benefícios à saúde do corpo e da mente. O melhor: é recomendado para todas as idades.
Já aderiu à prática do tênis? Motivos são o que não faltam. Compartilhe as suas experiências ou expectativas sobre o esporte com a gente!

Postar um comentário

 
Top