0

Não só para prevenir e ajudar a tratar dos males físicos que uma casa limpa é importante. Dizem os mais sábios que quando não se consegue resolver um problema, o melhor a fazer é uma boa faxina na casa que, além de deixar o ambiente agradável, limpa paralelamente as ideias e contribui para colocar os pensamentos em ordem.

Importância de uma casa limpa

Mais importante do que o ambiente agradável é a quantidade de males físicos que ajuda a prevenir. O acúmulo de pó, por exemplo, pode causar alergias, problemas de pele e respiratórios por conta dos ácaros.
Limpeza na casa pode evitar a presença de mofos, ácaros, poeiras e bactérias. Foto: iStock, Getty Images
Além de manter a casa limpa, outra dica é importante. Deixe o sol entrar. Ele é excelente dentro de sua casa ou sobre edredons, travesseiros, cobertores e até colchões.
Como manter a casa limpa
Para ajudá-la a manter a sua casa limpa e longe desses incômodos, separamos algumas dicas:
1. Sem poeira
Tenha o aspirador de pó como parceiro. Use-o em estofados, tapetes, colchão e até no piso. Para um chão empoeirado, nada melhor do que rodo e pano úmido. Para remover o pó do computador, telefone, porta retrato e detalhes decorativos, um pincel com cerdas finas é o mais ideal.
2. Desinfetada
Cozinha e o banheiro são as áreas de maior risco de infecção por bactérias. Na cozinha, as bancadas e os puxadores vivem sob constante ataque de germes.
No banheiro, os germes podem aderir às mãos e passar para o botão da descarga e as maçanetas. Para desinfetar essas áreas da casa, use sprays antibacterianos e lenços desinfetantes.
Entretanto, evite o uso em excesso de água sanitária se você tiver crianças em casa. Segundo um estudo publicado em 2015 no Occupational & Environmental Medicine, esse produto pode aumentar os riscos de problemas respiratórios e infecções e crianças.
A explicação dos pesquisadores seria que água sanitária em excesso pode danificar o revestimento das células do pulmão das crianças, provocando inflamações e também facilitando a entrada de vírus e bactérias no organismo.
3. Livre de mofo
Para acabar com as manchas de mofo do banheiro, esfregue sobre os azulejos e rejuntes metade de um limão. Enxague em seguida. O vinagre também pode ser usado para tirar manchas de mofo das roupas.
4. Livre de ácaros
Retire os resíduos diariamente de tapetes e almofadas para que não haja o acúmulo de ácaros.Limpe a mobília mais de uma vez por semana. Aspire sofá, tapetes, carpetes e cortinas. E no quarto, atenção redobrada. Lave roupas de cama com frequência e coloque o colchão, travesseiros e edredons no sol.
5. Livre de traças
Comece mantendo a casa limpa e arejada. Na limpeza dos armários, faça um preparado de cravo da índia, fervendo por cinco minutos, uma xícara de água com 20 cravos. Depois de desligar o fogo, retire os cravos e acrescente uma xícara de álcool. Use esse preparado para borrifar nos locais onde tem traça. Vinagre também funciona.
6. Livre de baratas
Mantenha a casa limpa e arejada em primeiro lugar. Mas se já está infectada, espalhe folhas de louro nos locais escuros, úmidos e quentes, como fogão, pia e armários. Eucalipto e alecrim também afastam as baratas. Faça uma solução de eucalipto com alecrim e passe no chão.

Postar um comentário

 
Top