0


Engana-se quem pensa que as melhores praias do Uruguai estão todas em Punta del Este.
De Montevidéu até a fronteira com o Brasil, o litoral do país guarda praias quase intocadas, de águas verdes ou cristalinas, movimentadas ou paradisíacas.
A dica é ir no verão, entre dezembro e março, quando o clima das melhores praias do Uruguai fica propício para tomar sol e dar um mergulho. Já no resto do ano as águas são geladas e o vento frio capaz de derrubar uma pessoa – exageros à parte, o vento é bem forte mesmo.
Confira a lista com as 10 melhores praias do Uruguai e programa sua viagem.

10. Playa del Barco – La Pedrera

praias uruguai playa del barco la pedrera
Eis o famoso barco da Praia do Barco | Foto de Rafael Alvez
Praia de areias grossas e ondas fortes, perfeita para o surf, a apenas 120 km de distância da fronteira com o Brasil. Mas e o barco que dá nome à praia? Bom, o barco é o taiuanês Cathy VII, que naufragau em 1977 e está até hoje encravado nas areias da praia.

 

9. Playa de la Viuda – Punta del Diablo

praias do uruguai playa viuda
Nascer do sol na Playa de la Viuda. Seria ao fundo a casa de palha da viúva dona da praia?
Punta del Diablo nada mais é do que uma pacata vila de pescadores no nordeste do Uruguai. Nem rodoviária tem. Quem chega de ônibus desce no único ponto, em frente ao único mercado, na única praça da cidade.
Mas praia é o que não falta por lá. A mais famosa delas é a Playa de la Viuda. De mar aberto e com grandes ondas, atrai muitos surfistas e também turistas “normais”, que preferem ficar na areia admirando o belo pôr do sol.
Apesar de Punta del Diablo não ser extamente uma cidade, o lugar já possui certa infraestrutura turística, com pousadas, bares e restaurantes.

 

8. Playa la Balconada – La Paloma

praias uruguai la balconada la paloma
Dia nublado e pescaria em La Balconada | Foto de Andrés Moreira
A 90 km de Punta del Este, na cidade de La Paloma, a Playa la Balconada é popular entre famílias e jovens, que chegam a cada fim de tarde para apreciar o visual e mergulhar no mar de águas verdes.
O charme fica por conta do Faro de La Paloma – oficialmente, Faro de Cabo de Santa María. Ele tem 30 metros de altura e está aberto para visitação. Proporciona uma vista panorâmica, indispensável para quem vai à cidade em busca das melhores fotos.
A cidade é pequena mas possui boa infraestrutura turística, com restaurantes, pousadas e hostels.

 

7. Playa de las Achiras – Santa Teresa

praias do uruguai punta del diablo
Entre a Playa de la Moza e a Playa del Barco (que não é a mesma do primeiro lugar da lista), possui mar de águas verdades e ondas fortes, excelentes para a prática do surf – e também irresistíveis para os banhistas.
A estrutura da praia se resume a uma escolinha de surf e um posto salva-vidas. Até porque não se pode construir muita coisa por lá, já que a praia é totalmente isolada, em meio as matas do Parque Nacional de Santa Teresa.

 

6. Playa Mansa – Atlántida

praia atlantida aguia uruguai

É a praia mais disputada do balneário de Altántida, cidade a poucos quilômetros de Montevidéu. Entre os visitantes, muitos argentinos e alguns brasileiros, principalmente do Rio Grande do Sul, que fica a poucas horas de distância dali.
Trata-se de uma praia urbana, com uma movimentada rambla – como são chamadas as avenidas beira-mar no Uruguai – e um mar de águas calmas, ideal para famílias com filhos pequenos. É no limite dessa praia, mais exatamente na Villa Argentina, que está El Aguia ou La Quimera, uma estranha construção com cabeça de águia e corpo de golfinho. Um cenário interessante para você se iniciar na arte do mate, vicícioorgulho nacional do Uruguai.

5. Playa Montoya – Punta del Este

praia punta uruguai
Entre as melhores praias do Uruguai, não poderia faltar uma representante do mais famoso balneário do país. Centro do agito de milionários em Punta del Este, a Playa Montoya figura em diversas listas como uma das melhores do mundo.
Além de engarrafamentos de ferraris e muitas gostosas pessoas atléticas nas areias, a Playa Montoya também abriga festas e eventos de surf. E como você sabe, se tem surf, tem onda. O contrário também.

4. Playa Sur – Cabo Polonio

praias uruguai cabo polonio
Dia de sol e frio em Cabo Polonio | Foto de Cristian Menghi
Ondas transparentes e areia branca a perder de vista. Assim é o litoral ao sul da cidade de Cabo Polonio, considerada uma das regiões mais bonitas do Uruguai. Em meio a essa belíssima natureza, se destaca a Playa Sur, ideal para um relaxante banho de mar e outras atividades, como passeios à cavalo.
Também atrai surfistas, embora suas ondas sejam mais calmas que na Playa Calavera, ao norte da cidade. Sem dúvidas merece seu lugar entre as melhores praias do Uruguai.

 

3. Playa de Cuchilla Alta

playa cuchilla alta uruguai
Praia de Cuchilla Alta | Foto de Casas en el Este
Lotada no verão, mas tranquila e frequentada basicamente por famílias no restante do ano, é considerada a melhor praia da Costa do Ouro. Atrai também pescadores, que ficam sobre as rochas da praia. Talvez seja apenas um pretexto para admirar o pôr do sol.
Quanto à localização, fica na cidade de Cuchilla Alta, praticamente no meio do caminho entre Montevidéu e Punta del Este. Se for fazer o trajeto de carro da capital ao balneário, é um ótimo lugar para esticar as pernas (e a vista).

 

2. Playa San Francisco – Piriápolis

praias uruguai piriapolis
Serviço de praia luxuoso em Piriapolis | Foto de Crazyvet
Não é Pirenópolis, é Piriápolis, balneário uruguaio a pouco menos de 100 quilômetros de Montevidéu. Já a praia em questão está bem próxima do centro da cidade: apenas 3 km. Tem as melhores ondas das redondezas, bastante aproveitadas pelos surfistas locais.
Como está fora do eixo de praias populares do Uruguai, é garantia de descanso o ano inteiro.

 

1. Playa Brava – José Ignacio

praia uruguai punta del este
Areia branca, ondas perfeitas para surfar e uma enorme faixa de areia. Certamente umas das melhores praias do Uruguai.
Sorte de quem frequenta lugares como o La Huella, restaurante de alto padrão especializado na irrecusável parrilla uruguaia e com uma vistia privilegiada para a praia. É um dos destinos dos ricos e famosos do Uruguai e da Argentina.
Farol na praia de Jose Ignacio | Foto de Jota Galeano
Farol na praia de Jose Ignacio | Foto de Jota Galeano

Postar um comentário

 
Top