0

Quadros são sempre ótimas opções para decoração. Eles podem trazer paisagens, flores, personagens e até abstrações. O Artesanato hoje mostra que pintura em tela com tinta a óleo pode ser mais simples do que parece e que você pode fazer em casa. E nem sempre é necessário seguir para aulas para começar a pintar seus quadros a óleo.

Para quem quer vai seguir nesta empreitada, precisa, antes de qualquer coisa, ter alguns cuidados. Primeiro, é preciso providenciar a lista de material que é necessário para fazer as pinturas. Serão necessários: pincéis: escolha entre os chatos, ovais chatos e redondos. Aqueles que são feitos de pelo de porco são indicados para espalhar a tinta em espaços maiores, já os de pelo de marta são ideais para áreas menores e para os detalhes.
Saiba escolher as tintas. Existem várias marcas, mas as cores não mudam. Inicialmente, preze pelas cores básicas, já que com misturas você pode obter várias tonalidades. Também organize  solventes e secantes, os quais são importantes para diluir a tinta, deixando-a mais fácil de ser espalhada, e para acelerar o processo de secagem da pintura.










Não deixe de ter a paleta. Qualquer apoio para colocar a tinta e fazer misturas. Também é importante escolher telas, estas devem ser feitas de trama fina são indicadas para trabalhos detalhados, já as mais grossas são ideais para trabalhos maiores e menos detalhados. Além disso, não deixe de ter um cavalete como apoio importante, pois tanto para o momento de pintar a tela, quanto para deixar secando após o término do trabalho.
Outra questão que é importante é sobre a mistura de cores que serão feitas para obtenção dos efeitos na tela. Três técnicas são possíveis. A primeira delas é misturar as cores antes de passar para a tela, usando a paleta. Misture dois ou três tons até obter a cor desejada. Também é possível, aproveitando a tinta ainda úmida na tela, dar pinceladas com outra cor. Outra técnica é com o uso da espátula. Além de misturar as cores ainda úmidas, também é possível fazer texturas e efeitos de luz, acrescentando ou removendo tinta da tela.
Também fique atento com relação ao efeito que estas misturas irão promover. Para criar efeitos e texturas diferentes, escolha o pincel ou espátula adequados. Os pelos e formatos é que vão determinar o resultado final.

Postar um comentário

 
Top