0

Abertura do evento será nesta terça (10/10), às 9h, no Salão Nobre, do Edifício Central da USP ESALQ, em Piracicaba (SP)
O Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin estará presente nesta terça (10/10), na abertura da ESALQSHOW – Feira de Inovação para o Agronegócio Sustentável, que ocorre Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), em Piracicaba (SP), até quarta (11/10). Além do Governador, os Secretários de Agricultura do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, e de Meio Ambiente, Maurício Brusadin transferem seus Gabinetes para Piracicaba durante a semana. Promovida pela ESALQ/USP e Araiby, a ESALQSHOW integra a programação da tradicional Semana Luiz de Queiroz 2017.

O evento, que para o próximo ano já tem data definida – será entre os dias 9 e 11 de outubro de 2018 – é contemporâneo e traz o ineditismo de ser uma feira de inovação e empreendedorismo, formato de evento ainda raro no setor de agricultura. Nos dois dias vai reunir um público direcionado como empresas, tomadores de decisão, CEOs, aceleradoras, investidores de mercado, produtores rurais e interessados em apoiar a criação de novas empresas.

A feira não possui viés comercial e tem a função de contribuir para enfrentar as demandas sociais e apontar o horizonte do agronegócio. A expectativa é que a ESALQSHOW se torne uma feira tradicional, que se caracterize por agilizar o ciclo de inovações e nos revele a agricultura do futuro.

Vale do PiracicabaOs organizadores do evento também pretendem posicionar o ‘Vale do Piracicaba’ inspirado no conceito do ‘Vale do Silício’ (Califórnia, nos Estados Unidos) da inovação em agricultura, graças ao potencial que o município possui de ditar os moldes da agricultura para os próximos 50 anos ou mais.

Encontro de Lideranças em AgriculturaO Encontro de Lideranças em Agricultura será no dia 10 de outubro, com a participação de representantes de universidades, centros de pesquisa, associações e outras instituições do Brasil e do exterior, que vão apresentar suas visões sobre “Soluções Biológicas”, o tema central escolhido para 2017. A atividade terá início às 14h, com abertura feita pelo Secretário Arnaldo Jardim, que fará a moderação do encontro e o encerramento, apresentando síntese e conclusões.

AgTech Valley Summit
Com o tema “Soluções Biológicas”, o AgTech Valley Summit será realizado no dia 11 e contará com uma programação de palestras, mesa redonda e debate com o público a partir de seis enfoques: Bioeconomia, Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF), Produção Animal, Biotecnologia, Controle Biológico de Pragas e Doenças, e Agricultura de Precisão.

Espaço Inovar ESALQ & CIANos dois dias da ESALQSHOW, o campus da universidade sedia o Espaço Inovar ESALQ & CIA. São atividades que ocorrem de forma simultânea, como o Painel Agricultura Digital no período da manhã, que terá apresentações de universidades, órgãos de pesquisa e fomento, e convidados. No período da tarde, agentes do mercado apresentam seus desafios e oportunidades, e em estandes a ESALQ/USP e empresas patrocinadoras da ESALQSHOW, centros de pesquisa, empresas e startups trazem suas iniciativas, pesquisas e inovações tecnológicas.

Mesa Redonda para StartupsO Espaço Inovar sedia também, no dia 10, uma Mesa Redonda para Startups com a participação de empresas e especialistas que vão discutir os pontos a serem considerados por um interessado em empreender com uma startup, como a perspectiva do potencial cliente e do investidor, desafios legais e de regulamentação, e aspectos operacionais, inclusive com demonstrações práticas de pitch startup.

Prêmio EmpreendetecA anual premiação realizada pela ESALQTec, o Prêmio Empreendetec, terá sua 8ª edição realizada na terça-feira, dia 10, no Anfiteatro do Parque Tecnológico de Piracicaba a partir das 19h. O prêmio prestigia os destaques em tecnologia, inovação, ciência e empreendedorismo de Piracicaba. A premiação é dividida em duas categorias: profissional e empresa, e os homenageados desta edição serão: José Augusto Tomé, cofundador do AgTech Coworking e da AgTech Garage na categoria “Profissional” e Oxitec do Brasil Tecnologia de Insetos Ltda na categoria “Empresa”. Outra atração será a sessão solene de graduação das empresas Colly Química Indústria e Comércio Ltda e Maxit Tecnologia da Informação Eireli Me.

Vitrine ESALQNa agricultura, todos os insetos são pragas? Você sabe realmente quando uma cachaça é boa?  De onde vem o pescado consumido nos restaurantes e na cozinha lá de casa? Como é realizada a avaliação de um imóvel rural? O bem-estar dos trabalhadores rurais, qualidade dos solos agrícolas, a aplicação da química no nosso cotidiano e as tecnologias que irão garantir sustentar 10 bilhões de pessoas em um futuro próximo.

Esses e outros tantos temas estarão contemplados e à disposição da população e dos profissionais ligados ao setor agro no Vitrine ESALQ, nos dias 10 e 11. Os participantes poderão visitar e conhecer os 12 departamentos da ESALQ, que abrigam cerca de 150 laboratórios e desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão que servem à sociedade seja no ambiente rural e urbano.

No Vitrine ESALQ, ocorrerão exposições e demonstrações dos projetos e serviços de excelência disponibilizados à sociedade e ao mercado e, para facilitar a visitação, será disponibilizado transporte interno aos participantes.

Oficina gratuita de IoTRealizado pela Embarcados, maior site com conteúdo exclusivo sobre hardware, firmware e assuntos relacionados a Internet das Coisas do Brasil, a ESALQSHOW sediará uma oficina de Internet das Coisas (IoT), organizada pela Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo (SAA). O intuito é de promover a tecnologia para pequenos e médios agricultores. As atividades serão nos dias 10 e 11, em dois horários, às 9h e às 14h.

Cada oficina dura em média três horas e tem como objetivo ensinar os pequenos produtores a respeito da importância do investimento em inovação e tecnologia em sua plantação. Os participantes vão criar um sistema simples capaz de monitorar o desenvolvimento de uma plantação pela Internet, por meio de um computador comum, notebook ou até celular.

Essa iniciativa é a primeira de uma série de ações organizadas pela SAA para apresentar São Paulo como o centro do conhecimento tecnológico do Brasil, dando apoio ao pequeno e médio produtor rural, ampliando a sustentabilidade econômica, social e ambiental do segmento, melhorando assim a saudabilidade dos alimentos.

Mais informações: https://experience.embarcados.com.br/presencial/oficina-iot-maker/

Postar um comentário

 
Top