0







Cerca de 3 mil pessoas passaram pelo campus da USP ESALQ, em Piracicaba, durante o evento
Em um formato inovador para apresentar ao mercado as inovações que vêm sendo desenvolvidas na agricultura, estimular o empreendedorismo no setor e ser um fórum para pensar nos desafios do futuro foi realizada a primeira edição da ESALQSHOW – Feira de Inovação para o Agronegócio Sustentável, nos dias 10 e 11 de outubro, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP ESALQ), em Piracicaba (SP). Promovida pela USP ESALQ e Araiby, o evento fez parte da programação da tradicional Semana Luiz de Queiroz 2017.

Aproximadamente 3 mil pessoas passaram pela ESALQSHOW, que teve diversos eventos simultâneos, como o AgTech Valley Summit, Encontro de Lideranças em Agricultura, Painel Agricultura Digital e Mesa Redonda para Startups, com a participação de 55 palestrantes, além de 67 empresas e projetos expostos no Espaço Inovar ESALQ & cia. e 14 Vitrines preparadas nos diferentes departamentos da universidade para apresentar 51 projetos. A ESALQSHOW ocupou uma área total de aproximadamente 10 mil m² no campus em Piracicaba. A abertura do evento contou com a presença do Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, do Secretário de Agricultura Arnaldo Jardim e do Secretário de Meio Ambiente, Maurício Brusadin que transferiram seus Gabinetes para Piracicaba durante a semana, além de diversas autoridades regionais e lideranças do setor.

“A ESALQSHOW é uma plataforma de relacionamento da ESALQ com a sociedade e uma via facilitadora entre a academia e o setor produtivo. O evento é uma excelente oportunidade de integrar a nossa comunidade interna e ouvir o que a sociedade e o mercado têm a nos dizer. Tenho certeza de que saímos daqui mais lúcidos em relação aos destinos da agricultura no País”, ressalta o diretor  da USP ESALQ, Luiz Gustavo Nussio.

Para o presidente do Conselho Consultivo da ESALQSHOW, o ex-Ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, o evento se propõe a ser um farol para o futuro. “Posso dizer que esse farol foi aceso e que a luz foi tão grande que num primeiro momento pode nos assustar e angustiar ao iluminar um presente tão extraordinariamente complexo. Ao mesmo tempo, nos dá uma direção de onde seguir para que o Brasil ocupe com êxito seu papel de produzir alimento para a crescente população mundial. Dois aspectos, a meu ver, se tornam essenciais para esse futuro: a sustentabilidade como uma questão central para a competitividade e a discussão sobre a sucessão dos negócios”, analisa Roberto Rodrigues. 

“A ESALQSHOW é fruto da visão e da somatória de almas que não param de pensar na prosperidade coletiva, que vislumbraram, se empenharam, assumiram e acreditaram que é possível fazer ações e contribuir para construir um futuro melhor”, afirma o presidente da Araiby, empresa que organizou a ESALQSHOW em conjunto com a ESALQ, Luiz Mario Machado Salvi.

A edição de 2018 já está marcada e ganhou mais um dia: será de 9 a 11 de outubro.

Sobre a ESALQSHOWOrganizada pela USP ESALQ e Araiby, a ESALQSHOW faz parte da tradicional Semana Luiz de Queiroz 2017 e tem o patrocínio Ouro da John Deere, Coplacana, Case-IH e Monsanto; Prata da AGCO e Raízen; Bronze da Arysta, LS Tractor e Faesp, além da Finep e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O evento tem o apoio da FEALQ -  Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, Prefeitura Municipal de Piracicaba, ADEALQ - Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQTEC – Incubadora Tecnológica, PUSP-LQ – Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz”, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, CENA – Centro de Energia Nuclear na Agricultura, ACIPI – Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, SIMESPI - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas, Fundições e Similares de Piracicaba e Região e Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas – PECEGE – ESALQ/USP.

Mais informaçõeshttp://esalqshow.fealq.org.br/

Postar um comentário

 
Top