0

A Bíblia ensina que liderança é servir, não ser servido. Há muitos diferentes tipos de líderes bons na Bíblia mas todos obedeciam a Deus. Deus é o grande líder e deixou o melhor exemplo de liderança na pessoa de Jesus.

O que Jesus disse sobre liderança?

Jesus disse que verdadeira liderança não é “mandar” nos outros, nem ter um título especial (Mateus 23:10-11). O bom líder serve os outros. Boa liderança exige humildade e respeito pelas pessoas. O verdadeiro líder não é egoísta, procura o melhor para todos no seu grupo e guia o grupo para atingir os objetivos. Liderança é responsabilidade e sacrifício.
Todo líder está sujeito a um líder maior. Até Jesus estava sujeito a Deus e O obedecia (João 14:31). Liderança não é ter todo o poder para fazer tudo que a gente quer. Todos somos responsáveis perante alguém e teremos de prestar contas um dia.
Jesus também liderou por exemplo. Ele vivia aquilo que ensinava, não era hipócrita. Ele não esperava que seus discípulos fizessem melhor do que Ele. Sua vida era um exemplo de como pôr em prática seus ensinos (João 13:14-15). Isso dava credibilidade à sua liderança.

Que tipos de líderes tem na Bíblia?

  • Líderes políticos – reis, como Davi, Salomão; Juízes, como Moisés e Josué; governadores, como Hamã e Pilatos – tratavam do país, das leis e da justiça.
  • Líderes de guerra – guerreiros, como Gideão, Sansão, Sísera e Joabe – organizavam os exércitos para a guerra e traçavam os planos para vencer.
  • Líderes administrativos – como José, Esdras e Neemias – sabiam organizar as funções de diferentes trabalhadores e gerir finanças e recursos.
  • Líderes espirituais – como Jesus, Samuel, Isaías os levitas – ensinavam e guiavam o povo para o arrependimento e a reconciliação com Deus; ajudavam as pessoas a crescer espiritualmente.
  • Líderes de família – como Abraão, Jacó e Jó – tomavam conta de suas famílias e protegiam-nas; tinham um papel importante na educação dos filhos.
Muitas das pessoas na Bíblia eram líderes em mais que uma área. Por exemplo, Davi foi um líder político, espiritual, de guerra e de família. Nem todos foram bons exemplos em tudo mas podemos aprender muito sobre liderança estudando suas vidas e as consequências de suas ações.

Postar um comentário

 
Top