0


Roer as unhas é um hábito relativamente comum que afeta pessoas de todas as idades. Há muitas teorias a respeito de porque as pessoas roem as unhas, mas a maioria concorda que muitas vezes é resultado de estresse. As estimativas sugerem que 30% das crianças, 45% dos adolescentes, 25% dos jovens adultos, e 5% dos adultos mais velhos roem as unhas, sendo a consequência estética o malefício mais óbvio.
No entanto, para algumas pessoas, o estigma social e constrangimento sobre a aparência de suas unhas faz com que se sintam deprimidas, isoladas, ou evitem atividades que, de outra forma, poderiam desfrutar. Além disso, existem outras razões para se preocupar em roer unhas regularmente. Veja a seguir.

5 riscos de se roer as unhas:

1. Doenças causadas por bactérias
Suas unhas são local ideal para que as bactérias prosperem, o que inclui bactérias potencialmente patogénicas como Salmonella e E. coli. Quando você morde suas unhas, essas bactérias se transferem facilmente para sua boca e o resto do seu corpo, onde podem causar infecções. Suas unhas podem realmente ser duas vezes mais sujas que seus dedos, considerando que elas são mais difíceis de manter limpas, tornando esse um ponto principal de transferência de organismos infecciosos.

2. Infecções das unhas
Roedores de unha são mais suscetíveis à paroníquia, uma infecção da pele que ocorre em torno de suas unhas. Quando você mastiga suas unhas, bactérias, leveduras e outros microorganismos podem entrar através de pequenas fissuras, levando ao inchaço, vermelhidão e pus em torno de sua unha. Esta condição dolorosa pode ter de ser drenada cirurgicamente.

maleficios de roer unhas 2
3. Verrugas causadas por infecções do HPV
Verrugas em seus dedos causadas pelo vírus do papiloma humano, ou HPV, são comuns entre os roedores de unha crônicos. Estamos nos referindo aos tipos de HPV que causam verrugas em suas mãos, em oposição àqueles que levam a verrugas genitais e, raramente, cancro do colo do útero. Essas verrugas podem facilmente se espalhar para a sua boca e os lábios conforme você morde suas unhas.

4. Problemas dentais
Roer as unhas pode interferir na oclusão dentária adequada, ou na maneira como seus dentes superiores e inferiores se unem quando você fecha a boca. Sua arcada pode se deslocar para fora da posição adequada, tornando-se disforme, desgastando seus dentes prematuramente, ou tornando-os enfraquecidos se você morde suas unhas ao longo do tempo.

5. Qualidade de vida prejudicada
Um estudo descobriu que pessoas que roem as unhas cronicamente relatam significativamente um maior comprometimento da qualidade de vida do que aqueles que não têm o mesmo vício. O nível de comprometimento aumenta com o tempo gasto em roer unhas, o número de unhas envolvidas e aqueles que relatam alterações ungueais visíveis. A tensão relatada ao tentar resistir a roer as unhas, o sofrimento devido ao comportamento obsessivo de comê-las até machucar, também influencia negativamente a qualidade de vida.

Postar um comentário

 
Top