0


Dando seguimento ao modelo de gestão compartilhada, por um Tribunal de Contas cada vez mais ágil e transparente, o presidente do TCE-MS, conselheiro Waldir Neves, acompanhado dos conselheiros, Ronaldo Chadid, vice-presidente e diretor geral da ESCOEX, do corregedor geral, Iran Coelho das Neves e Márcio Monteiro, cumpre uma extensa agenda na capital paulista, com reuniões que tiveram início nesta quarta-feira, 25 de julho e segue até amanhã (26/07).

Na busca de mais conhecimento e para a troca de informações sobre boas práticas para o avanço continuado do controle externo, os conselheiros do TCE-MS iniciaram a agenda de trabalhos no Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), em reunião com o presidente João Antônio da Silva Filho, com o presidente do TCE-SP, Renato Martins Costa e o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira (TCE-PB). Na ocasião, os conselheiros puderam conhecer a ferramenta de fiscalização “Paviment Scanner”, uma inovação tecnológica que colabora para uma melhor gestão do pavimento asfáltico de rodovias e de malhas viárias urbanas.

Mais conhecido como “Pavi-Scan”, a ferramenta vem na forma de um veículo com scanners a laser que coletam com precisão dados sobre os defeitos e imperfeições no asfalto, registrando os problemas em um banco de dados. As informações coletadas podem ajudar tanto na prevenção quanto no planejamento de manutenções asfálticas futuras. A utilização desse recurso tecnológico tem por finalidade a detecção da qualidade do pavimento asfáltico de diversas ruas do município a ser monitorado, para posterior diagnóstico e decisão acerca do tipo e grau de intervenção a ser realizada na pavimentação.

Após a demonstração, o presidente Waldir Neves e os demais conselheiros do TCE-MS, seguiram para o TCE-SP para participarem de outra reunião com o presidente Renato Martins Costa e o conselheiro Sidney Estanislau Beraldo, com o objetivo de discutirem com a ATRICON, a pauta da reunião que será realizada amanhã, quinta-feira (26/07).  

Pav-Scan – No dia 23 de abril deste ano, essa inovação tecnológica foi apresentada aos membros do TCM de São Paulo, em uma demonstração feita pelo engenheiro civil Fernando Souza Santos, que explicou o funcionamento, as praticidades e a economia que o veículo pode trazer aos cofres públicos. Em seguida, fez um escaneamento demonstrativo de como será a inspeção do asfalto. Todo o processo pôde ser acompanhado do interior da cabine do veículo por meio de monitores ligados a um computador que registra toda a checagem feita no pavimento de maneira rápida e sem prejudicar o trânsito local.

Olga Mongenot

Postar um comentário

 
Top