0
Viajar de moto é uma experiência de vida única. Para as mulheres, independente de viajarem sozinhas ou acompanhadas, esse tipo de viagem exige planejamento e cuidado, principalmente quanto à segurança na estrada. Para as vaidosas ainda há o problema do limite de bagagem da moto e as longas horas tomando vento e sol no rosto e cabelos. Essas dicas vão te ajudar a se preparar para longos trajetos sobre duas rodas, e viver intensamente essa aventura.

A moto ideal
Primeiramente, escolha o melhor tipo de moto para você. Tenha em mente que não é porque você percorrerá um grande percurso de moto que ela deve ser grande, potente e cheia de bagageiros e acessórios. Escolha uma moto pensando no conforto, que melhor se adeque ao trajeto da viagem, seu tipo físico, sua maneira de pilotar.
Não há como definir o melhor tipo de moto para viajar pois cada piloto é de um jeito. Pesquise bastante antes de decidir que moto usar na sua viagem, faça testes em trechos menores e veja como seu corpo se adapta à moto e na sua segurança. Não adianta ter aquela linda moto custom de capa de revista e ficar com braços e costas doloridos por mais de uma semana!
Caminho traçado, viagem tranquila 
Agora uma dica que vale para qualquer viagem, seja por qual transporte for: tenha o roteiro planejado! De moto isso se torna ainda mais importante. Com isso, você não vai perder tempo parando em postos na estrada, olhando em mapas, GPS ou pedindo informações. Escolha lugares, datas, hotéis e trajetos antes de cair na estrada. Paradas ou desvios não planejados vão acontecer, mas o planejamento garante sua segurança e tranquilidade.
Vai viajar sozinha ou acompanhada? Para longas viagens é recomendado viajar em grupo ou com alguém na garupa, por questões de segurança na estrada. Nunca pilote à noite, e sempre avise alguém de sua confiança sobre a rota traçada e telefones de contato! Viajar sozinha pode ser libertador, mas viajar em grupo pode ser muito divertido por ter alguém que você gosta para compartilhar as aventuras e perrengues (acredite, eles virão).
9139c1f9f12e3a9d8af2ba03e92149a6
Cuidados antes de sair
Com os cuidados necessários com a viagem já tomados, agora é hora de prestar atenção na sua companheira de viagem, a sua moto. Antes de pegar a estrada preste atenção aos seguintes itens:
– Faça as revisões básicas e necessárias na moto (freio, óleo, pneus, etc.), bem como checar todo o equipamento de segurança, luzes e piscas.
– Leve vacina pra pneu (imprescindível em viagens mais longas e nas quais você não conhece bem as estradas) e Kit Ferramentas da Moto.
– Não se esqueça do dinheiro para os pedágios! (veja mais sobre isso nessa matéria)
– Documentos (seus e da moto), carteira, seguro e seu tipo sanguíneo devem estar com você, em local de fácil acesso, não no fundo do bagageiro com todos os outros pertences.
– Assistência saúde: esteja sempre com o seu plano de saúde em dia e deixe os documentos de identificação com fácil acesso. Caso você não tenha seguro de viagem, considere contratar um. Muitas pessoas fazem pouco caso para seguros, pois é um dinheiro se paga para não usar. Mas como não sabemos o dia de amanhã e viajar de moto tem seus riscos, é aconselhável ter um seguro saúde;
– Seguro da moto: é tão importante quanto seu seguro de viagem, pois garante assistência em caso de acidentes;
Tenha sempre um mapa atualizado (não podemos contar sempre com a tecnologia). Kit Primeiros Socorros (e saber como usar cada item do kit); Telefones de Emergência das estradas, hotéis, dentre outros;
Leve água. Tenha sempre a mão e mantenha-se hidratada;
Outros itens importantes:

Uma lanterna pequena (com pilhas extras); Uma barras de cereal ou outro tipo de doce como chocolate ou bananinha; Um canivete suíço; Um isqueiro pode ser útil, mesmo que você não fume; Não esqueça de carregadores de eletrônicos; Itens básicos de higiene. Se você não está 100% familiarizada com a moto, leve o manual.
O inimigo da piloto vaidosa, o bagageiro
Malas
Aqui talvez o ponto mais temido pelas mulheres: como sintetizar a sua bagagem. Lembre-se que é uma viagem de moto, os bagageiros e espaços são poucos, diferentemente de um carro ou outro tipo de transporte e quanto mais leve estiver a moto, melhor. Os itens listados acima já ocuparão boa parte dos seus espaços. Assim, é importante levar apenas o necessário na sua viagem. Verifique o que realmente importa em termos de vestuário, acessórios, maquiagem, etc. Não se esqueça que a sua moto tem limite de bagagem, bem como de peso. Uma boa dica é distribuir o peso na moto (sempre próximo ao banco do piloto).
moto
Antes de planejar qualquer bagagem extra, veja as roupas que você usará durante a viagem, enquanto estiver pilotando. Jaqueta com proteção; Calça com proteção ou proteções externas; Botas apropriadas para motociclismo; 2 pares de Luva (um deles impermeável); Capa de Chuva; Balaclava; Óculos.
Aproveite bem o espaço reduzido do bagageiro
– Levar alguns acessórios que utilizam pouco espaço, que não deixem sua vaidade de lado e possam ser usados com criatividade como lenços, colares e pulseiras.
– Opte por tecidos que secam rápido e não amassam.
– Separe duas blusas tipo segunda pele para usar durante toda a viagem embaixo da jaqueta. São muito práticas e podem ser lavadas diariamente até mesmo na pia do banheiro do hotel, pois secam rápido.
– Uma dica para a questão de shampoos e cremes de cabelo: você não precisa deixar de levar o seus preferidos, basta adquirir sachês ou frascos pequenos. Tudo que você puder ir juntando em miniatura melhor (filtro solar, perfume, creme hidratante, repelente, escova de cabelo, creme dental, escova de dente, maquiagem, etc.). Dessa forma, eles cabem em qualquer cantinho.
– Na hora de arrumar as roupas o ideal seria utilizar bolsas internas, para evitar, em caso de acidentes com os baús, que você precise sair pela estrada catando roupas íntimas estrada a fora.
– Deixar o que você utiliza com mais frequência por cima também ajuda, evita ter que refazer “a mala” a todo o instante.
lg+yamaha_royal_star+left_2women
– Como você passará a maior parte do tempo na moto, não é preciso tanta roupa. Atualmente contamos com roupas especiais para motociclistas, feitas com materiais leves, tanto para o calor como para o frio, assim, você pode usá-las também durante a viagem.
– O mesmo vale para calçados: um chinelo é sempre indispensável, para descansar o pé sufocado o dia todo pela bota.
– Se for fazer passeios que exijam caminhadas, um tênis ou uma bota vão bem. Escolha um calçado do seu estilo e pronto!
– Na hora de arrumar a bagagem no baú, procure organizar de uma maneira em que todos os espaços sejam bem utilizados.
ab75eaea37502222c765bafdb6ec96d5
Com criatividade e flexibilidade, tudo vai dar certo! Abrir mão de alguns confortos pode significar uma boa melhora na sua viagem. Tenha sempre em mente que viajar de moto é diferente, mas inesquecível e impagável!

Postar um comentário

 
Top