0

O exemplo de J.K.Rowling, que escreveu Harry Potter, o seu primeiro livro e somente após 12 negativas de editoras conseguiu publicá-lo, é um dos exemplos citados pelo professor Márcio Branco, CEO do QG do Enem na palestra "Como alcançar o sucesso nos estudos", que ele ministra na próxima segunda-feira (30), às 15h, com transmissão ao vivo e gratuita via web para todo o Brasil, direcionada aos candidatos ao ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Branco. A prova vai acontecer nos dias dias 4 e 11 de novembro, em todos os estados e no Distrito Federal.  Para assistir  basta fazer a confirmação no canal do QG do Enem em  http://confirmacao.enem.com.br.  A palestra faz parte da programação do QG do Enem para ajudar na preparação dos candidatos. O professor  vai dar dicas de como manter o equilíbrio emocional, o foco e a determinação neste período em que a tensão vai aumentando de acordo com a proximidade do exame: As provas acontecem nos dias 4 e 11 de novembro.

Segundo Márcio Branco, o exemplo de J.K.Rowling serve aos vestibulandos que acham que o sucesso vem com facilidade e naturalidade. Ele gosta de lembrar aos alunos que "a vida é bem mais complicada e cheia de percalços e não uma linha reta em que lutamos e conseguimos". Ele acentua que os alunos precisam ter plano de estudos, concentração e claro, afinco: 'A luta é o que gera resultados´, diz o professor que constantemente é procurado fora de sala de aula para dar orientações e aquela ´forcinha extra´ aos jovens. Para ele, ainda dá tempo de se preparar e conquistar um bom resultado na prova e a palestra mostra que eles não estão sós nessa jornada rumo ao sucesso no Enem: “é preciso que os estudantes entendam que embora possa parecer complicado agora, tudo vai dar certo se houver determinação, planejamento e foco´, diz Branco.


Branco cita exemplos de personalidades famosas para mostrar a importância da determinação em busca do sucesso. Como o maior jogador de Basquete do mundo, Lebron James, que treina a exaustão, inclusive nas férias. Outro exemplo no esporte, Oscar Schmidt, considerado um dos maiores jogadores de basquetebol, chamado de ´Mão santa´, continuava treinando mesmo após o fim dos treinos com a equipe e fazia mais de mil arremessos por dia;



_"Ele não tinha uma mão santa, ele tinha uma mão treinada", diz Branco e ilustra suas orientações com exemplos também nas artes plásticas e na literatura: Pablo Picasso demorou 45 dias só na elaboração do quadro Guernica, uma das suas obras mais famosas. Depois veio a fase da escolha das tintas e o cuidado em estudar as cores. E só então ele deu início ao quadro. Ou seja, não é só o talento que o levou ao sucesso. "Foi principalmente o esforço" , afirma Branco, que ainda cita Carlos Drummond de Andrade;



_ "Quando Drummond escrevia um poema ou um conto, num dado momento deixava esquecido em uma gaveta e voltava cerca de 30 dias depois à sua obra. Desta forma ele conseguia um distanciamento e a partir daí fazia uma reavaliação do que havia criado. Ou seja, Drummond, um dos maiores poetas da língua portuguesa também não escrevia com facilidade, escrevia com suor. É isso que os jovens precisam entender. É preciso esforço", ratifica.


_ "O sucesso não é alcançado de forma fácil ou natural e a vida é bem mais complicada. Não é uma linha reta em que lutamos e conseguimos. É cheia de percalços", diz o professor.



Palestra: Como alcançar o sucesso nos estudos
Data: 30/07 (segunda-feira)
Horário: 15 horas

Postar um comentário

 
Top