0


Com o aumento da esperança média de vida, também o número da população sénior aumenta exponencialmente. Como resultado, mais seniores se viram para o desporto competitivo, não só para se manterem saudáveis mas também como uma forma de se sentirem vivos.

Um dos desportos mais completos, com inúmeros benefícios para o corpo e a mente, é o ténis de mesa, ou ping pong. Ainda que para muitas pessoas estes benefícios possam passar despercebidos, no ano em que Portugal foi campeão europeu de ténis de mesa pela primeira vez, não pudemos deixar de referir o quão saudável pode ser este desporto. Para além dos benefícios físicos e mentais, o ping pong agrega também bastantes benefícios sociais, porque, apesar de ser praticado individualmente, a evolução dos atletas depende do trabalho colectivo durante os treinos e as competições.



10 Razões Para Praticar Ténis de Mesa

1-    É um desporto divertido, fácil de jogar mas de difícil mestria. Assim que começar a dominá-lo, a sua satisfação em jogo irá aumentar e motivá-lo.

2-    Não existem barreiras à entrada. Este desporto transcende diferenças geracionais, étnicas, sociais ou sexuais.

3-    Qualquer pessoa pode pegar numa raquete e divertir-se a jogar. Não é preciso perícia para o fazer, mas assim que começar a melhorar sentir-se-á mais confiante.

4-    Pode ser um jogo de ritmo rápido, que tanto pode ter um nível de actividade explosivo como mais reduzido e de recuperação. Esta variação rítmica de jogo beneficia vários grupos de músculos, sem grande impacto no corpo. Pode jogá-lo ao seu próprio ritmo com as sua próprias limitações.

5-    Jogar ping-pong melhora a coordenação entre a mão com os olhos. Estimula o alerta mental, a concentração e a estratégia táctica. É o jogo perfeito para os mais novos aguçarem os seus reflexos, e os mais velhos refinarem as suas tácticas  de jogo e com elas darem a volta ao resultado.

6-     É um jogo extremamente social, e certamente irá conhecer muita gente nova.

7-    Se for competitivo, dá-lhe oportunidade de entrar num desporto federado, e entrar em competições de ténis de mesa. Em Portugal existem Campeonatos de Veteranos. Informe-se junto da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa e saiba mais.

8-    Um desporto sem grandes preparações. Depois da mesa montada, basta pegar numa raquete e na bola para começar. Mesmo que queira jogar sozinho, pode simplesmente dobrar a mesa e fica pronto.

9-    É um desporto seguro. Comparado com outros desportos, jogar ping pong é uma actividade muito segura.

10- É um desporto para todo o ano. Tanto pode ser jogar em espaços fechados, como ao ar livre, caso o clima o permita.


8 Benefícios que o Ping Pong lhe traz para a saúde

1-    Melhora a flexibilidade: a bola e a raquete são relativamente pequenas em relação à área de jogo, o que significa que os jogadores precisam de esticar, braços, pernas e músculos das costas para conseguirem chegar à bola.

2-    Facilita a Perda de Peso: o ténis de mesa é capaz de queimar uma incrível quantidade de calorias em pouco tempo. Inicialmente podem queimar-se 200 a 250 calorias por hora, mas os jogadores mais avançados podem mesmo chegar a queimar de 400 a 600 calorias por hora.

3-    Melhora Capacidades Motoras e Equilibrio: É, por tudo o que engloba, um desporto excelente para que possa melhorar a sua coordenação e equilíbrio.

4-    Melhora a Função Cerebral e a Concentração: Estudos demonstram que, devido às qualidades de desenvolver as capacidades cerebrais, o ping pong melhora significativamente a concentração e pode ser usado com sucesso para amenizar os sintomas de pacientes com demência e doença de Alzheimer.

5-    Fortalece Os MúsculosDevido aos movimentos que o ping pong lhe exige, e os músculos que trabalho, irá fortalecer-lhe os músculos das costas, do abdómen, os abdominais laterais, braços e pulsos, pernas e articulações.

6-    Melhora O Sistema Cardiovascular e Órgãos Vitais: Uma actividade física como o ténis de mesa terá grandes benefícios para os seus órgãos internos, principalmente para os pulmões e reforço do sistema respiratório, assim como para o coração e fortalecimento do sistema cardiovascular.

7-    Risco Muito Baixo de Lesões: Ao contrário de muitos outros desportos, o ping pong é uma actividade física de alta intensidade, mas que apresenta riscos muito baixos de lesões.

      8- Liberta o Stress: Após um dia intenso, nada melhor que um bom jogo de ping pong para libertar o stress do dia-a-dia.

Postar um comentário

 
Top