0

Realizado pela Usina Santa Terezinha, o projeto de educação ambiental promove atividades pedagógicas, culturais e plantio de árvores 
Contribuir com o desenvolvimento da consciência ambiental é o objetivo do Semeando o Verde que, desde 2012, leva a educação sustentável para dentro das escolas, abrangendo alunos da rede pública municipal de ensino. Em 2018, o projeto beneficia cerca de 5.000 estudantes dos 3º, 4º e 5º anos de 31 escolas em 13 municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul. Durante o mês de setembro, alunos e professores estão envolvidos em atividades que englobam palestras educativas, apresentações teatrais, passeios ecológicos, concursos culturais com premiação e plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas.
O projeto é realizado pela Usina Santa Terezinha em parceria com secretarias municipais de educação, IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) e conta com patrocínio da Arysta LifeScience.
O Semeando o Verde comemora o Dia da Árvore (21 de setembro) e nasceu com o propósito de contribuir para a formação de uma sociedade ambientalmente responsável, colocando as futuras gerações como protagonistas de ações que ajudem a recuperar e a preservar o meio ambiente.  Até o final do mês, serão plantadas mais de 22 mil mudas de árvores produzidas em viveiros próprios da Usina Santa Terezinha. O projeto envolve todas as unidades produtivas da empresa e é realizado com a participação de colaboradores e voluntários.
A Escola Municipal Paulo Freire, de Tapejara/ PR, é uma das participantes do Semeando o Verde. Segundo a coordenadora pedagógica, Kelly Caetano, o projeto vem de encontro com o papel da escola de levar a educação ambiental para os alunos. “Os pequenos são o nosso futuro. Se a conscientização for trabalhada desde cedo, eles serão adultos melhores que poderão ajudar a família e a sociedade. ”

Semeando o Verde
A primeira semente para o projeto foi plantada em 2005, na Unidade Ivaté, com a realização do evento chamado Festa Anual das Árvores. A partir de 2012, passou a se chamar Semeando o Verde e foi disseminado para todas as unidades produtivas da Usina Santa Terezinha. Em sete anos de atividade, o Semeando o Verde já plantou mais de 200 mil mudas de árvores, contribuindo com a recuperação de áreas de reflorestamento e envolvendo mais de 30 mil crianças em ações educativas com temáticas ambientais.
Neste ano, o Semeando o Verde foi certificado com o Selo ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), concedido pelo Sesi (Serviço Social da Indústria) do Paraná em reconhecimento a projetos que contribuem para o alcance das metas de sustentabilidade estipuladas pela ONU (Organização das Nações Unidas). O projeto também já havia sido reconhecido pelas edições 2012 a 2015 do Selo ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) e pela edição 2017 do Selo ODS.

Sobre a Usina Santa Terezinha
A Usina Santa Terezinha é uma empresa brasileira do setor sucroenergético, composta pelo corporativo e o terminal logístico – em Maringá, o terminal rodoferroviário em Paranaguá, e as onzes unidades produtivas em Iguatemi, Paranacity, Tapejara, Ivaté, Terra Rica, São Tomé, Cidade Gaúcha, Rondon, Umuarama e Moreira Sales – no Paraná, e Usina Rio Paraná - no Mato Grosso do Sul. A empresa conta com mais de 14 mil colaboradores nos setores agrícola, industrial e administrativo. www.usacucar.com.br



Postar um comentário

 
Top