0



A Honda acabou de registrar a nova CB 300R 2018/2019 aqui no Brasil e com isso surgiu o rumor: será que a nova CB 300 trinca o cabeçote?
O modelo, lançado no final do ano na Europa, é uma obra de engenharia da fabricante e mistura o clássico com o futurista. Ela faz parte da nova família de Nakeds da Honda, todas com o mesmo estilo, que conta com uma versão de 125 e outra de 1000 cilindradas.
A novidade traz especificações dignas de motos maiores, visual diferenciado, mas a perguntar que não quer calar é: Será que o seu motor é o mesmo da CB 300R que era vendida por aqui? E o principal, será que ele trinca? Responderemos essa pergunta e trazemos 10 Fatos sobre ela abaixo.
Nova CB 300R 2018 2019 Vermelha

Nova CB 300R 2018/2019

Seguindo a série de artigos e vídeos “10 Fatos” aqui do Motorede (veja todas as motos), onde montamos uma lista com as principais características de alguma moto ou assunto, trazemos informações que você precisa saber sobre a nova CB 300R 2018/2019:
Nova CB 300R Imagem de Registro Honda Brasil

FATO 1) MODELO FOI REGISTRADO PELA HONDA NO BRASIL EM AGOSTO

Para garantir a segurança do design diferenciado da moto, a Honda tratou de registrar as patentes da nova CB 300R no Brasil, como podemos ver na imagem registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Basicamente as imagens mostram exatamente o mesmo design da nova CB 300R que já começou a ser vendida na Europa e até na América.
Nova CB 300R Imagem de Registro Honda Brasil

FATO 2) HONDA NÃO CONFIRMA LANÇAMENTO MAS ENCONTRAMOS UM PEQUENO DETALHE CARACTERÍSTICO DE QUANDO MOTOS IMPORTADAS SÃO TRAZIDAS PRO BRASIL

Nada aparenta ter sido modificado, o que nos leva a crer que a Honda pode estar falando a verdade quando diz que registrou o design da moto apenas por questão de patenteamento e que isso não confirma o lançamento dela por aqui.
Porém, para os mais céticos (e aqueles que, como nós, querem encontrar qualquer detalhe que possa confirmar a chegada dela por aqui) foi possível observar um pequeníssimo detalhe:
Nova CB 300R Imagem de Registro Honda Brasil Compartivo
O conhecido “olho de gato” instalado ao lado do para-lama dianteiro, comum em outros mercados mas que não é usado nas motos aqui no Brasil, não está na imagem registrada. Seria essa uma indicação de que a Honda já registrou o modelo que será lançado por aqui?
Família Honda CB NSC

FATO 3) EXISTEM OUTRAS DUAS VERSÕES COM O MESMO VISUAL DA CB 300R

Existem outras duas versões, uma maior e outra de menor cilindrada, com exatamente o mesmo estilo e design.
Com visual totalmente alinhados, a nova CB 300R faz parte da família NSC, ou Neo Sports Café, que conta com a poderosa CB 1000R (veja mais) e a pequenininha CB 125R. Todas elas tem o mesmo design, mas cada uma na sua proporção.
Nova CB 300R em Ação

FATO 4) A NOVA CB 300R TRAZ LINHAS NEOCLÁSSICAS ALINHADAS COM A SUA IRMÃ MAIOR CB 1000R

O estilo do modelo é totalmente nu e futurista, como podemos observar na sua iluminação Full LED que equipa não só o moderno e característico farol dianteiro mas também a lanterna traseira e até os piscas.
O tanque de combustível, com linhas e pequenas carenagens anguladas, também merece destaque, assim como a traseira curta que dá mais esportividade, além do enorme escapamento que confere mais imponência.
CB 300R 2018 Painel

FATO 5) O PAINEL DE INSTRUMENTOS DIGITAL DA CB 300R É OUTRO ITEM QUE CHAMA ATENÇÃO

O equipamento confirma ainda mais o estilo Premium da novidade.
Ele é um visor de LCD fino e leve, são 23mm de espessura e 230g de peso, e traz todas as informações padrões como velocímetro, rotação do motor e nível de combustível.
As luzes de informação como piscas e indicação de uso da reserva ficam expostas no topo do painel, fora da tela LCD. Esse tipo de painel, mais comum em motos maiores, tem se tornado padrão em alguns modelos de baixa/média cilindradas que trazem conceito Premium.

FATO 6) O MOTOR DA NOVA CB 300R TRINCA CABEÇOTE? ELE É O MESMO MOTOR DA ANTIGA CB 300R BRASILEIRA?

O motor da antiga CB 300R vendida por aqui era um monocilíndrico de 291,6 cilindradas, refrigerado a ar com duplo comando no cabeçote que era capaz de gerar a potência máxima de 26,5 cavalos e meio e torque de 2,8 kgfm.
Já na nova CB 300R, essa que poderá vir pro Brasil, o motor é um monocilíndrico de 286 cc, com refrigeração líquida e duplo comando no cabeçote que gera a potência máxima de pouco mais de 31 cavalos e os mesmos 2,8 kgfm de torque.
Nova CB 300R trinca o cabeçote?
A diferença aqui é que esse motor é o mesmo da CBR 300R, a versão carenada que deu origem a nova CB 300R (veja mais).
Ou seja, são dois motores totalmente diferentes, tanto em projeto, quanto em aplicação. O novo motor já está rodando desde 2015 na versão carenada e não apresentou esse tipo de problema, então acreditamos que essa situação foi resolvida.
Nova CB 300R Consumo de combustível

FATO 7) ACELERAÇÃO DE 0 A 200 METROS E CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Segundo a Honda, no mercado internacional a nova CB 300R faz de 0 a 200m em 9,2 segundos e o seu consumo de combustível é de pouco mais de 30 km/l (30,2).
Isso, aliado ao seu tanque de combustível com capacidade para 10 litros, faz com a pequena Naked tenha autonomia de mais de 300 km.
Completando o projeto está seu câmbio de 6 velocidades e para reduzir custos de manutenção, principalmente visando economia para novos pilotos, o motor foi projetado para ter o menor número de peças móveis possíveis.
Nova CB 300R Comparativo

FATO 8) A NOVA CB 300R NSC SUBSTITUIRÁ A CB TWISTER?

Na verdade não. Assim como a G 310R, ela ficaria “perdida” entre dois nichos, o das Street como a CB Twister e Fazer 250, e o das Naked Premium, como a MT-03, Z300 e a própria G 310R.
Inclusive, na comparação de potência, com seus pouco mais de 31 cavalos, ela seria a mais fraca de todas as Premium.
O seu “segmento” não se encaixa nem nas motos de baixo (Twister/Fazer), nem nas de cima (MT-03, Z300…). Ela seria para o nosso mercado, algo como uma Ducati Scrambler Icon menor. Ou seja, estaria no segmento das nakeds com visual e tecnologia que mistura o passado com o futuro.
10 FATOS NOVA CB 300R TRINCA- ELA FOI REGISTRADA NO BRASIL

FATO 9) A NOVA NAKED DA HONDA TRAZ ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS COM INSPIRAÇÃO EM MODELOS MAIORES

Começando pelas suspensões, na dianteira ela é por garfo telescópico invertido com tubos de 41 mm e 130 mm de curso, enquanto que a traseira conta com amortecedor monoshock e braço oscilante Pro-Link com 107 mm de curso.
Auxiliando em uma condição de pilotagem mais fácil e dando sensação de maior aderência na dianteira, facilitando a pilotagem, está a distribuição de peso, onde 50,4% do peso é distribuído para a parte frontal e 49,6% ficam na traseira.
Nos freios, a nova CB 300R traz disco de 296 mm na dianteira e de 220 mm na traseira. Ambos são equipados com ABS de 2 canais que funcionam através de uma IMU (Unidade de Medição Inercial) que fornece distribuição precisa da operação do ABS entre as rodas dianteira e traseira, dependendo do comportamento da moto.
Nova CB 300R Preço na Europa

FATO 10) QUAL SERÁ O PREÇO DA NOVA CB 300R NO BRASIL?

Ainda não há nem mesmo a informação se o modelo será lançado por aqui, mas no mercado Europeu ela tem o preço sugerido de 4.429 libras. Esse valor, em conversão direta para a cotação atual do Real (que está na casa dos R$ 4,00), gira em torno de R$ 23 mil.
Nova CB 300R Preço no Brasil

FATO EXTRA) A NOVA CB 300R JÁ CHEGOU NA AMÉRICA

A Honda América finalmente anunciou que a nova CB300R Neo Sports Café chegou aos Estados Unidos e Canadá como modelo de 2019.
Por lá ela foi lançada para substituir a já conhecida CB 300F, que muitos aguardam chegar ao Brasil, e tem preço sugerido de U$ 4.650 dólares. Esse valor, em conversão direta pra cotação atual, onde cada dólar está custando R$ 4 reais, fica na casa dos R$ 18.800,00.
Um preço bem mais acessível que a versão europeia. Isso contando com o dólar a R$ 4,00, pois com o dólar na casa dos R$ 3,40, um valor médio e esperado pelo mercado, o preço ficaria ainda melhor na conversão direta.

Postar um comentário

 
Top