0

Outro dia na casa do meu amigo Alineu Drikad, experimentei essa salada síria de pepino japonês que é o máximo. É uma salada totalmente refrescante e cai muito bem como entrada ou para acompanhar o churrasco, que foi o meu caso. Até liguei pra ele pra pegar o passo a passo da receita.

culinária árabe é um termo que define as diversas culinárias regionais existentes por todo o mundo árabe, do Iraque ao Marrocos, passando pelo Egito entre outros. Muito influenciada também pelas suas vizinhas: Turquia, Pasquitão, Irã e Índia.

 A comida árabe originalmente é baseada numa dieta a base de tâmaras, trigos, cevada, arroz e carne, dando ênfase a produtos similares ao iogurte. Utilizam-se também diversos vegetais como o pepino, a berinjela, a abobrinha, o quiabo e a cebola, além das frutas cítricas. 


Estes vegetais costumam ser usados como temperos ou entradas, que é o caso desta salada. Outro curinga da culinária árabe é uma mistura de especiarias chamada zattar, que é utilizada constantemente nos pratos. E para esta receita de hoje, pra quem acha o pepino um vegetal um pouco indigesto, a dica é nunca descartar a casca.

Ingredientes para salada síria de pepino e iogurte

  • 3 pepinos japoneses
  • 1 colher de sobremesa rasa de sal
  • 1 pote de iogurte natural
  • zattar (o quanto baste)
  • 1 limão taiti
  • pão sírio (o quanto baste)
  • azeite de oliva

Preparo

Lave bem os pepinos com bucha e sabão e fatie com tiras finas. Coloque num bowl e tempere com a colher de sal. Misture e leve para geladeira por 1 hora. Retire da geladeira e esprema com força com as mãos para tirar o excesso de água. Num outro bowl coloque o pepino espremido e tempero com o limão, o iogurte natural e o zattar, o quanto baste. Para servir doure o pão sírio no forno, pincelando uma mistura de azeite e zattar, mas não deixe muito tempo no forno, tipo uns 8 a 10 minutos. Eu acabei deixando um pouco mais e ficou parecendo uma torrada, mas ficou bom do mesmo jeito.
Salada síria de pepino e iogurte

Redes Sociais

Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Fonte: Wikipédia

Postar um comentário

 
Top