0

A bondade é uma qualidade das pessoas generosas e que procuram sempre fazer o bem. Ser bom é maravilhoso e deve ser sempre a intenção de todos. Entretanto, como sempre digo, o excesso pode fazer com que uma característica positiva se torne prejudicial. Um indivíduo conhecido como bonzinho demais costuma ser alvo daqueles que gostam de se aproveitar da generosidade alheia para obter algum tipo de vantagem. Por isso, é importante se atentar para o limite da bondade, a fim de evitar que te prejudiquem.

Dicas de Como Ser Bonzinho na Medida e Evitar os Excessos

Caso se identifique com o perfil de bonzinho que aceita tudo e, muitas vezes, passa por cima das suas vontades e valores para agradar aos outros, saiba que é possível mudar e entender que os seus desejos também são importantes. É perfeitamente possível ser bom sem ser bobo e se sujeitar a situações por medo de dizer não. Confira as dicas a seguir e liberte-se!

1 – Se Conheça Verdadeiramente

O primeiro passo a ser dado para deixar de ser bonzinho é se conhecer para aprender a diferenciar as suas vontades do desejo de agradar a todos. Descubra quais são as suas habilidades de maior destaque e use-as ao seu favor. Da mesma forma, encontre os pontos que acredita que precisam ser melhorados para que se torne uma pessoa cada vez melhor para si e, consequentemente, será melhor também para o mundo.
autoconhecimento irá permitir que adquira a autoconfiança necessária para que consiga impor os seus pensamentos, sentimentos e vontades. A ideia não é que se torne uma pessoa egoísta, que só pensa em si e não considera ninguém, mas que encontre o equilíbrio entre ser bom e se anular para satisfazer os desejos de terceiros.

2 – Trate-se Com o Mesmo Carinho Com Que Trata os Outros

Aqueles que são conhecidos como bonzinhos demais recebem esse título exatamente porque sempre são extremamente atenciosos e carinhosos, mesmo com aqueles que não fazem por merecer. Então, a segunda dica que dou é a de que passe a se considerar e se tratar com o mesmo carinho que dispensa às outras pessoas.
Comece essa mudança deixando de se martirizar e se culpar por ser bom. Você não tem culpa por existirem indivíduos que se aproveitam da sua qualidade e nem deve deixar de ser generoso. Apenas precisa se atentar para evitar o excesso e impedir que isso te prejudique e te leve a agir de formas contrárias às suas vontades e necessidades.

3 – Continue Ajudando as Pessoas Quando Puder

A bondade é uma característica extraordinária e transformadora, por isso, alegre-se por ser assim. Não é porque existem algumas pessoas que se aproveitaram da sua generosidade que deve deixar de oferecer ajuda a outras. Se lembra do que falei a respeito do equilíbrio? Então, é ele que deverá te guiar, para que saiba destinar os seus gestos de bondade para aqueles que realmente os merecem.
Tocar nesse ponto é necessário porque é bastante comum que indivíduos bons, após sofrerem diversas decepções, mudem drasticamente sua atitude, tornando-se o oposto do que eram. Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de que o problema não está no fato de ser bom, mas sim de se anular. Aprenda a equilibrar a generosidade e as suas vontades e encontrará o caminho do sucesso.

4 – Tenha Coragem de Dizer Não

Um dos grandes problemas dos bonzinhos é que a grande maioria deles tem dificuldade de dizer não. Dessa forma, acabam se sujeitando a coisas que não gostariam de fazer ou participar por sentirem receio de recusar. É necessário entender que se negar a fazer algo não é feio e muito menos errado, mas sim um sinal de autoconfiança e maturidade.
As pessoas que realmente valem a pena e devem ser mantidas na sua vida não irão se afastar de você por dizer não a elas. Além disso, dizer sim para tudo pode te fazer mal porque irá sufocar as suas vontades e te afastar das suas metas e objetivos. Tenha coragem de se impor, fazer isso de forma educada irá possibilitar que se torne uma pessoa assertiva e, certamente, muito mais feliz.

5 – Atente-se Para as Intenções dos Outros

Procure se atentar para a forma com a qual as pessoas agem em relação a você, se demonstram verdadeira consideração ou aparecem apenas quando precisam de algum tipo de favor. A intenção não é que se mantenha desconfiado a todo o momento, achando que todos são interesseiros, mas sim que mantenha a atenção para evitar se decepcionar, como uma forma de proteção.
As relações humanas, sejam elas de amizade, amorosas ou mesmo profissionais, devem ser de troca e compartilhamento para que sejam saudáveis e positivas para ambas as partes. Quando apenas um lado contribui com o outro é sinal de que existem pontos que precisam ser revistos.

6 – Confie Naqueles Que Merecerem

Mesmo que muitos tenham te decepcionado e se aproveitado do fato de ser bom, ainda existem inúmeros seres humanos que são dignos da sua confiança e merecem a sua consideração. Olhe ao seu redor e irá encontrar pessoas que se aproximaram de você porque gostam de ti verdadeiramente e te querem bem.
Todas as experiências que viveu até aqui vão te ajudar a identificar quem são aqueles em quem deve depositar a sua confiança. Com o passar do tempo irá começar a perceber com cada vez mais facilidade quando alguém realmente gosta da sua companhia ou deseja apenas obter algum tipo de vantagem.

7 – Pare de Tentar Agradar a Todos

O último conselho que te dou é que entenda de uma vez por todas que você não precisa tentar agradar a todos para ser aceito, basta que seja quem é, na mais pura essência. Quando adotar essa postura, talvez alguns se afastem, entretanto você não estará perdendo nada, muito pelo contrário. Ao parar de ser excessivamente bonzinho começará a selecionar melhor aqueles que realmente merecem a sua amizade, atenção e o seu respeito.
A sua bondade faz de ti um ser especial e cheio de luz, que se alegra em contribuir com a felicidade dos outros. Isso é maravilhoso e merece ser celebrado! Apenas é necessário tomar cuidado para que essa característica não se torne excessiva e se transforme em uma necessidade de aceitação que te coloca em situações ruins para você. Escolha sempre o caminho do equilíbrio e cultive a sua bondade e permita que sua qualidade te leve além.
Copyright: 325349966 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pathdoc

Postar um comentário

 
Top