0





Além de estar envolvido com os cadernos e boletins, no que mais eu devo me envolver com a vida escolar do meu filho, para que ele seja mais produtivo na escola?

Você já se fez essa pergunta?
Acompanhar os filhos na escola, nas provas, nas tarefas, reuniões com professores, cuidar e educar nem sempre é garantia aos pais que seus filhos serão produtivos na escola.
O que fazer? Teria mais recursos que eu possa realizar para ajudar meu filho? Sim!
Gostaria de dizer que é possível tornar seu filho(a) mais envolvido com a escola com dicas que podem ser prazerosas não só para os alunos, mas também para os pais, fortalecendo o vínculo pais/filhos/escola.
A participação ativa dos pais na educação e no aprendizado dos filhos, além de ser um facilitador para perceber as dificuldades e facilidades das crianças, dá mais segurança para elas avançarem e melhorarem o desempenho.
Vamos as dicas!!
1. Não deixe para ir à escola somente quando aparece um conflito.
cinco-dicas-para-tornar-seu-filho-mais-produtivo-01
Ir à escola somente quando você é convocado para resolver algum problema da criança e/ou adolescente, depois do problema instalado, trará à você e a seu filho, mais esforço e desgaste em remediar o conflito. A parceria entre os pais, professores e escola é importante para que as crianças, principalmente as mais novas, se sintam seguras e confiantes quando percebem essa ligação entre pais e professores.
Quando os pais desde cedo valorizam o que tem sido ministrado pelos professores, os filhos em sua maioria, tendem a valorizar também.

 2. Acompanhe os deveres de casa de forma criativa.
cinco-dicas-para-tornar-seu-filho-mais-produtivo-02
Os pais trabalham tanto que lhes sobra pouco tempo para observar os deveres de perto, mas é importante a realização dessa função.
Acompanhar o que a criança está aprendendo na escola aumenta a motivação e relacionar aquele conhecimento a uma lembrança real pode tornar o conteúdo ainda mais significativo, como por exemplo a lembrança de um passeio realizado com a família que exemplifique as lições ou agendar um dia da semana para que todos participem da lição de casa, acrescentando vídeos explicativos que facilitem a memorização do conteúdo.
A viagem de férias pode ser combinada conforme o conteúdo aprendido naquele ano. Se a criança aprendeu sobre a Hidrelétrica de Itaipu ou a formação das Cataratas de Iguaçu, que tal uma viagem à Foz de Iguaçu? Teoria com a prática é uma combinação perfeita para o aprendizado.
Os grupos de estudos também podem ser benéficos. Se os pais notam que os filhos gostam desse tipo de estudo e que facilita o entendimento das disciplinas, é válido marcar encontros periódicos na casa dos amigos da sala ou na sua casa, estimulando dessa forma, a interação entre eles e o prazer de estudarem juntos.

3. Crie um vínculo de comunicação.
cinco-dicas-para-tornar-seu-filho-mais-produtivo-03
Perguntar sempre como foi o dia de aula, o que os filhos aprenderam e se passaram por alguma dificuldade são algumas das maneiras de se criar um vínculo de comunicação.
A pergunta não pode ser baseada na pressão, mas tem que ser feita com afeto e interesse. Perguntas como:
“Qual foi o melhor momento do seu dia na escola? E o mais difícil?
Esse tipo de atitude fará com que a criança se sinta, desde os primeiros dias na escola, à vontade para contar o que ela fez no dia, do que gostou e do que não gostou. Assim, se a conversa for mantida ao longo dos anos, os pais saberão se o filho é bom em português, mas tem dificuldades com a matemática, por exemplo.

4. A leitura com prazer une a família e produz interação
cinco-dicas-para-tornar-seu-filho-mais-produtivo-04
Se dentro de casa a leitura é estimulada e encarada como um momento de lazer e prazer, será mais fácil para as crianças se adaptarem ao mundo dos estudos. Conversas sobre o livro que o(a) filho(a) está lendo, sobre alguma revista, jornal ou um texto lido da internet, facilita a interação e estimula as crianças desde cedo a lerem com prazer, além de estarem atualizados em diversos assuntos, facilitando o desenvolvimento da inteligência, criatividade e a opinião crítica.

5. Ajude seu filho a descobrir a fórmula ideal de estudo
cinco-dicas-para-tornar-seu-filho-mais-produtivo-05
Todos temos modalidades diferentes para aprender. Umas são mais produtivas do que outras. Algumas crianças são mais visuais e estudam sublinhando livros e fazendo resumos. Outras podem ser mais auditivas e preferem repetir o conteúdo em voz alta para si mesmas. É fundamental que os pais percebam e estimulem a modalidade adequada da criança/adolescente. As pessoas não aprendem mais sob pressão, mas por motivação.

É inegável que a tarefa de educar filhos é árdua e de grande responsabilidade, mas ela também pode ser prazerosa se usarmos a criatividade como aliada na arte de educar.

Glaucia Ferreira da Silva
Psicóloga Clínica
Especialista em Saúde Mental
CRP 06/124793
Fanpage: @psicologaglauciaferreira
Instagram: psicologaecoachglauciaferreira
Contato (11) 94534-6969

Postar um comentário

 
Top