0


Pilates: Os benefícios para a mente e para o corpo! 

Os benefícios do Pilates são conhecidos por todos os praticantes. A maioria descobre as vantagens da atividade logo nos primeiros dias de aula – é quando os sinais do fim do sedentarismo aparecem e os músculos passam a reagir aos estímulos.  
Mas não é só isso. A mente também passa a sentir a diferença de uma vida mais ativa e de maior consciência corporal. Para explicar todos esses benefícios do Pilates de forma detalhada, separamos no texto de hoje algumas informações relevantes sobre o assunto.  

Os benefícios do Pilates para a mente! 


Quando pensamos nos benefícios do Pilates, logo nos vem à mente as vantagens para a musculatura, para elasticidade e para o metabolismo. Tudo isso é excelente, mas o exercício tem como principal diferencial seus benefícios para a mente. Alguns deles são: 

  • Diminuição dos sintomas da depressão e ansiedade 

Tanto a depressão quanto a ansiedade são problemas que, em etapa inicial, podem ser controlados com algumas mudanças no estilo de vida. Os exercícios são parte do começo de um controle ou melhora dos problemas e o Pilates é um dos mais indicados nesse sentido. 
Por trabalhar com a respiração e com movimentos mais lentos, o Pilates faz com que haja menos fluxo de hormônios como o estresse, responsável pelo aparecimento dessas doenças. Além disso, vale lembrar que toda atividade física libera serotonina, eficaz para aumentar a sensação de bem-estar e de felicidade.  

  • Conexão corpo e mente 

O Pilates é um dos exercícios mais importantes quando falamos de conexão corpo e mente. Por ser uma atividade lenta e que trabalha músculos e respiração ao mesmo tempo, como falamos mais acima, o praticante passa a ter mais noção do seu corpo – e com isso, ganha autoestima.  
Para quem está sedentário, essa conexão pode ser percebida logo nos primeiros dias de aula.  

Benefícios do Pilates para o corpo 


Os benefícios do Pilates para o corpo valem ser citados. Embora muitas pessoas acreditem que o exercício não traga resultados estéticos, esse é um mito facilmente derrubado. Separamos alguns dos benefícios importantes: 

  • Saúde dos músculos 

Ter os músculos saudáveis é importante por diversos motivos. É a massa magra capaz de acelerar o metabolismo, trazer mais energia para o dia-a-dia e diminuir as chances de inúmeras doenças, como as cardíacas. Um dos benefícios do Pilates é enrijecer os músculos de forma conjunta – diferente de outras atividades como a musculação.  

  • Emagrecimento 

Apesar do que muitas pessoas imaginam, o Pilates pode ajudar na perda de peso, especialmente quando é associado a outros exercícios como os aeróbicos. Por trabalhar a musculatura e eliminar calorias, os treinos de Pilates são excelentes para quem precisa fugir do sedentarismo e eliminar uns quilinhos.  
Vale lembrar que os resultados vão variar de acordo com a quantidade de aulas por semana e também com a sua dieta. Porém, não há dúvidas que o exercício é uma ótima forma de perder peso e, principalmente, ser mais saudável!  

Esses são alguns dos benefícios do Pilates! Se quiser descobrir mais sobre o exercício e ver de perto os seus resultados, agende uma aula grátis em um studio perto da sua casa!  

Postar um comentário

 
Top