0


Você sabe que praticar exercícios físicos faz bem à saúde, evita doenças crônicas, aumenta a sensação de bem-estar e proporciona melhor qualidade de vida. Apesar disso, acredita que não tem tempo suficiente para frequentar uma academia e continua sedentário, não é mesmo?
Se você respondeu sim a essa pergunta, não se preocupe! Muitas pessoas estão na mesma situação. E para ajudar, criamos este post recheado de dicas. Continue lendo e descubra 10 motivos pelos quais você deve fazer o seu treino na academia!

1. AJUDA PROFISSIONAL

A ajuda profissional na prática de uma atividade física é de extrema importância, pois garante sua segurança e ajuda você a obter sucesso mais rapidamente. É comum que algumas pessoas decidam realizar exercícios em casa e busquem treinos na internet, contudo, cada uma possui as suas individualidades biológicas e, por isso, o treino precisa ser elaborado separadamente.
Além disso, com a ajuda de um profissional capacitado da academia, há mais segurança na execução dos exercícios, diminuindo o risco de lesão e aumentando a probabilidade do resultado ser melhor e mais rápido.
Por mais que muitos acreditem que são capazes de treinar sozinhos, muitas vezes a execução do movimento está totalmente incorreta, o que prejudica a performance e aumenta o risco de problemas futuros.

2. PERIODIZAÇÃO

A periodização nada mais é do que o planejamento organizado de um treino. Quando se opta por treinar na academia há um cuidado com a escolha dos exercícios, para que sempre se tenha uma progressão, permitindo a evolução.
Em um treino com progressões bem definidas é possível notar o desenvolvimento do corpo e aperfeiçoamento do movimento. Normalmente, cada exercício possui o seu próprio avanço, iniciando em um movimento mais fácil até chegar a um mais complexo.

3. FOCO

Treinar na academia aumenta muito o foco no exercício, pois o ambiente possui menos fatores de distração. Essa é uma grande vantagem, principalmente para aqueles que possuem uma rotina corrida e que não têm muito tempo para dedicar aos exercícios físicos.
Além disso, com um acompanhamento é possível adequar o treino ao tempo disponível para a atividade física. Um treino bem pensado e planejado, que dure 30 minutos, muitas vezes surte efeitos mais positivos do que treinos de uma hora ou mais.

4. SOCIALIZAÇÃO

A interação com os outros alunos da academia também é uma vantagem que não ocorre para aqueles que escolhem treinar sozinhos. O ambiente da academia é descontraído e ideal para construir novas amizades.
Na academia, você encontrará amigos que têm o mesmo objetivo que você e que te ajudarão com o incentivo! Além disso, é comum que os colegas de aula puxem os outros para cima, animando-os sempre que necessário.

5. COMPROMISSO

O compromisso que se cria é a peça-chave para o sucesso do treinamento. Quando se treina sozinho, qualquer convite é uma desculpa para deixar o exercício físico para o outro dia. Esse comportamento não ocorre, ou acontece em uma escala muito menor, quando há um acordo entre o aluno e a academia.
Uma pessoa que possui um horário definido para treinar, com o acompanhamento do professor, quando convidada para algum evento no mesmo horário, dirá que não pode nesse dia, ou que vai chegar atrasada, pois ela já tem um compromisso preestabelecido nesse período.

6. MOTIVAÇÃO

A motivação é um dos maiores benefícios do treino na academia. Mesmo que alguém goste muito de uma atividade física, em determinado momento, vai se cansar e deixar de lado o exercício, caso não tenha uma pessoa disposta a motivá-lo.
No ambiente da academia, todas as pessoas possuem praticamente o mesmo desejo por resultados, por isso, um sempre motiva o outro a conseguir atingir aquilo que está buscando.
Ademais, há também a própria instituição e seus professores, que trabalham para motivar o aluno, tornando o exercício físico prazeroso.

7. ADEQUAÇÃO

Na academia cada treino é adequado à realidade do aluno. Se uma pessoa possui pouco tempo disponível, o professor vai elaborar um programa para ser executado em um período mais curto. O mesmo acontece para o número de dias.
Além do tempo de treino, existem também todas as outras peculiaridades, como dores, lesões, limitações de movimento, mobilidade, que só um profissional capacitado é capaz de entender, aplicar à planilha de treinamento e ao treino em si.

8. AUSÊNCIA DE INFLUÊNCIA DO MEIO EXTERNO

A academia é um local fechado, por isso não sofre influência climática ou de qualquer fator externo. Quem opta por treinar ao ar livre, por exemplo, fica limitado a determinadas temperaturas. Um dia de muito calor, ou de muito frio, pode influenciar na qualidade do treino ou ser determinante para que ele simplesmente não aconteça.

9. VARIEDADE

A variedade de opções de treino na academia é um dos motivos pelo qual muitas pessoas são atraídas! O exercício físico, quando praticado em casa, parques ou locais não apropriados, estão limitados a poucas atividades. Além disso, elas muitas vezes não despertam o interesse do praticante, fazendo com que ele as abandone em um período curto de tempo.
Já na academia existem muitas possibilidades, para todos os gostos: corrida, musculação, zumba, funcional, pilates etc. A variedade é grande e, com certeza, cada pessoa conseguirá encontrar o exercício que mais lhe agrade.

10. COMODIDADE

Por fim, a comodidade é um excelente motivo que atrai muitos alunos para as academias. Grande parte delas conta com estacionamento, local para trocar de roupa e tomar banho, armário para guardar os pertences, ambiente climatizado e, em alguns casos, aula para as crianças e opções para toda a família.
O exercício físico, assim como a alimentação saudável, são hábitos que devem ser incorporados, pouco a pouco, à rotina de todas as pessoas para garantir o aumento da longevidade, da saúde e da qualidade de vida.
Nesse cenário, a academia é uma das melhores opções, pois cuida da saúde com segurança e com propriedade, preservando o corpo de cada um e trabalhando junto com a pessoa para que ela consiga conquistar os seus objetivos.
E aí, gostou das nossas dicas e está pronto para começar o seu treino na academia agora mesmo? Então entre em contato conosco em nosso SiteFacebook ou Instagram!

Postar um comentário

 
Top