0

Hoje é o dia de homenagear os contadores de história do cinema brasileiro. Para esse artigo não vou considerar autores nem roteiristas de novela, vamos focar a lista em cinema e séries de TV. E pra quem pensa que o Brasil está mal de roteiristas, se engana. Nós temos grandes talentos, alguns com fama internacional, outros escondidos dentro do nosso próprio mercado. Essa lista é o meu Top 10 Roteiristas Brasileiros.

1. Bráulio Mantovani
 "Hour concour" em qualquer lista de roteiristas do Brasil, já que é responsável pelo roteiro dos nossos maiores filmes e produtos para a TV. Só pra começar, Cidade de Deus, Tropa de Elite 1 e 2, Cidade dos Homens, Supermax... Seu nome ja agrega valor a qualquer trabalho e é sem dúvida nossa maior estrela da área.

2. Marcos Bernstein
 O roteirista de Central do Brasil é dono de uma sensibilidade ímpar e sabe como ninguém contar uma história através de emoções. Escreveu Zuzu Angel e Chico Xavier, outras histórias com uma grande carga dramática

3. Anna Muylaert
 Ela fez muito sucesso quando escreveu e dirigiu "Que Horas Ela Volta", mas a carreira de Muylaert é extensa. Ela escreveu "Mundo da Lua" e "Castelo Ra-Tim-Bum" -- quem é da minha época lembra. Depois foi a vez de Filhos do Carnaval, Xingu e muito mais.

4. Marçal Aquino
 Conhecido pela parceria com Beto Brandt em O Invasor e Cão sem Dono, Marçal Aquino escreveu um dos filmes mais interessantes que eu vi em um passado próximo, O Cheiro do Ralo, de 2006 que escreveu junto com Heitor Dhalia. Escreveu a série Força Tarefa que foi ao ar na Globo, além da série Supermax.

5. Adriana Falcão
 Só pelo fato de ter escrito O Auto da Compadecida Adriana Falcão já merecia um lugar de destaque na lista, mas não bastasse isso, ela carrega no currículo a série A Grande Família, As Cariocas e colaborou em mais tantas produções, sempre trazendo  uma linguagem leve e cheia de sentimento.

6. Jorge Furtado
 Outro grande nome do roteiro brasileiro. Escreve filmes divertidos e de linguagem leve. Sabe dialogar com o público como ninguém e seus filmes tem um charme especial, como Meu Tio Matou um Cara e O Homem que Copiava, ambos com Lázaro Ramos.

7. Fernando Bonassi
 Um cara que tem presença forte tanto no cinema quanto na TV. escreveu grandes sucessos do cinema brasileiro, como Carandiru e Cazuza. Na TV, participou das séries O Caçador, Força Tarefa e Supermax.

8. Luis Bolognesi
 Luis Bolognesi escreveu Chega de Saudade, mas ele é bem mais conhecido pelo fantástico roteiro de Bicho de Sete Cabeças, filme que lançou Santoro para a carreira internacional. Seus créditos também incluem Elis, Uma História de Amor e Fúria e As melhores Coisas do Mundo.

9. Fernando Coimbra
 O diretor que acabou de dirigir um drama de guerra com Henry Cavill para a Netflix, Castelo de Areia, é o roteirista e diretor do magnífico O Lobo Atrás da Porta. Fernando Coimbra está crescendo rápido na indústria e tem tudo para se tornar um dos grandes nomes brasileiros por aí. Se você ainda não acompanha o trabalho dele, fique MUITO ligado.

10. Kleber Mendonça Filho
 O cineasta pernambucano já tinha se destacado quando seu primeiro longa, O Som ao Redor ganhou 30 prêmios e 17 nomeações, mas foi quando disputou a palma de ouro, em Cannes em 2016 que Kleber firmou o seu nome no mercado brasileiro. O diretor/roteirista está atualmente trabalhando no seu novo projeto, Bacurau.

Gostou? Quer adicionar mais alguém a lista? deixe seu comentário e curta nossa página.
Fonte: https://www.roteiristaempreendedor.com/single-post/2017/05/03/10-Roteiristas-Brasileiros-que-voc%C3%AA-precisa-conhecer

Postar um comentário

 
Top