0


De vez em quando é preciso “chutar o balde” para terminar um grande projeto, finalmente dar fim a uma tarefa que você vive adiando ou apenas nocautear várias horas de trabalho em um dia. E estas são apenas algumas dicas de como ser mais produtivo no trabalho.

Quando você realmente precisa performar, o trabalho comum não adianta: você precisa transformar um dia normal de trabalho em um dia excepcionalmente produtivo.
E, mesmo não seguindo essas dicas de produtividade todos os dias, de vez em quando é o modo perfeito de fazer uma quantidade massiva de atividades.

Veja como ser mais produtivo no trabalho:

1- Diga a todos que você estará indisponível

Interrupções destroem o foco e matam a produtividade. Informe a seus colegas e família que você está planejando um “dia de projeto”.
Anuncie que estará indisponível no dia e que responderá a ligações e e-mails em outro dia. Deixe alguém direcionado a receber eventuais emergências. Em geral, as pessoas entenderão que você não está disponível.
Essa tática de como ser mais produtivo no trabalho funciona muito bem. Além disso, ainda tem a “pressão social”. Quando você informa às pessoas que terminará um projeto em uma data específica, é mais provável que você o termine. A pressão sofrida pelos colegas pode funcionar como motivação.

2- Faça um compromisso genuíno

Não planeje seu projeto em parâmetros sem foco como “eu vou trabalhar nessa tarefa enquanto der conta” ou “só vou sair quando não me sentir mais produtivo.” Esses pensamentos lhe dão uma saída fácil.
Comprometa-se a trabalhar até a hora estimada. Escolha um número e fique com ele.
E tem outro lado positivo: quanto mais longo o período que você escolher, mais rápido as primeiras horas passarão. Quando você sabe que vai demorar muito tempo, sua mente se adapta automaticamente.
Experimente, isso funciona!

3- Comece muito cedo ou muito tarde

Quando você sai de sua rotina normal, sua perspectiva de tempo também muda. Comece às 5h da manhã ou revisite os tempos de faculdade, virando a noite trabalhando.
Se prepare para um dia excepcionalmente produtivo mudando dramaticamente sua rotina diária.

4- Adie gratificações

Digamos que você adora ouvir música enquanto trabalha. Nesse dia, não ouça música, pelo menos nas primeiras horas. Dessa forma, quando seu entusiasmo começar a abaixar, ligar o som te dará um novo ânimo.
Segure tudo o que você faz para deixar seu dia mais animado no trabalho, pelo menos por um tempo. Gratificação tardia é sempre o melhor tipo de gratificação. Neste caso, você pode apenas providenciar a “faísca” de que precisa para continuar.

5- Reabasteça suas baterias físicas e mentais cedo

Qualquer atleta de resistência que espera para beber água até ter sede, esperou demais. Sem energia, não há como ser mais produtivo no trabalho.
A mesma premissa se aplica ao trabalho. Faça um lanche antes do que de costume. Comece a beber água imediatamente. Se você trabalha sentado, levante-se antes de começar a ter câimbras e se sentir “duro”. Se trabalha em pé, sente-se antes de suas pernas doerem. Seja proativo para que o desconforto não diminua sua motivação e enfraqueça sua resolução.
E planeje suas refeições com sabedoria. Não faça uma hora de almoço. Planeje com antecedência algo que você possa preparar e comer rapidamente.
O objetivo é reabastecer, reidratar e continuar trabalhando. Lembre-se, é um dia excepcional, trate-o como um.

6- Faça pausas produtivas

Uma pessoa produtiva em movimento tende a continuar em movimento.
Manter a energia é tudo. Não faça pausas para redes sociais. Faça um “repouse” que reforce o seu senso de atividade e realização. Faça uma rápida caminhada e pense sobre sua próxima atividade… e, então, volte com tudo. Mesmo alguns minutos gastos na “terra da procrastinação” podem dificultar a retomada da energia.

7- Não desista até terminar

Parar quando se sente cansado ou entediado forma hábitos. Além disso, todos conseguimos fazer mais do que imaginamos. Se a única barreira para completar a tarefa é esforço ou motivação, continue firme até passar por essa barreira.
Pense no seu dia normal de trabalho; em determinado momento, você pensa “é isso, era tudo o que eu tinha em mim para hoje.” Esse limite foi criado há muito tempo, mas é um limite artificial baseado em hábitos.
Passar pela “dor” é um hábito que qualquer pessoa pode desenvolver e, quando você o faz, você automaticamente redefine o seu limite de esforço para mais, tornando-se capaz de fazer mais até mesmo num dia normal de trabalho.
E aí, você,  sabe como ser mais produtivo no trabalho? Então compartilhe esse post em suas redes sociais! 
E se quiser ser um expert no assunto, baixe nosso e-book gratuito: Como ser um Profissional mais produtivo 
Texto escrito por:
Cecília Dutra Relações Públicas por formação, apaixonada por tecnologia, antenada às novidades e analista de marketing na Siteware.

Postar um comentário

 
Top