0

Na Bíblia o amor pode tomar várias formas: amor entre amigos, entre família, entre casais, entre reis e súditos... Mas todos os tipos de amor vêm da mesma fonte: o amor de Deus.
O amor é a força mais poderosa deste mundo (1 Coríntios 13:8). A Bíblia diz que Deus é amor, o amor é uma característica fundamental de Deus. Nada é mais valioso que o amor.
Existem vários tipos de amor. Essas são diferentes maneiras como o amor se expressa entre as pessoas. No grego antigo (a língua em que o Novo Testamento foi escrito originalmente), existem quatro palavras para descrever quatro tipos de amor:

Ágape

Ágape significa o amor perfeito e incondicional1 Coríntios 13:4-7 descreve esse tipo de amor: altruísta, justo, verdadeiro e paciente. O amor perfeito (ágape) nunca acaba. Esse é o tipo de amor que está acima de todos os outros.
O amor ágape diz mais sobre a pessoa que ama do que a pessoa que é amada. É uma decisão, uma escolha incondicional de amar e fazer o bem ao outro. Deus demonstra esse amor perfeito por nós ao nos oferecer a salvação, sem merecermos, e nos ensina a oferecer o mesmo tipo de amor a todas as pessoas à nossa volta.
Veja também: o que é o amor?

Filos

Filos é o amor que existe entre amigos, o amor de afinidade. Esse tipo de amor vem da partilha entre pessoas com algo em comum. Em algumas traduções da Bíblia, o amor filos é traduzido como amor fraternal (Romanos 12:10).
O amor filos não é incondicional; surge apenas entre pessoas que têm algo em comum, formando assim a amizade. O amor ágape é maior que o amor fraternal. No entanto, o amor fraternal é muito importante. A Bíblia diz que os membros da igreja devem ter amor fraternal uns pelos outros. Todos os salvos têm uma coisa em comum: Jesus!
Jesus chamou seus discípulos de seus amigos (João 15:14-15). Quando nos aproximamos de Jesus, desenvolvemos esse amor de amizade com ele.

Eros

Eros descreve o amor entre um homem e uma mulher, em uma relação íntima. Esse amor é mais que apenas o desejo do outro para satisfazer impulsos sexuais. No relacionamento sexual cria-se uma intimidade especial entre duas pessoas (Cânticos 8:6-7). Essa intimidade é o amor eros.
O amor eros é muito exclusivo. Surge apenas através da dedicação especial a outra pessoa. Não basta ter união física, é preciso também união espiritual. O casamento é o ambiente especial que foi criado para cultivar esse amor eros. A intimidade especial que podemos ter com Deus se assemelha a esse amor exclusivo do casamento.

Storge

Storge é o amor entre família. Os laços de sangue são muito fortes e a afinidade que muitos de nós sentimos com a família é um tipo de amor especial. Esse amor surge porque partilhamos muitas características físicas e mentais, muitas experiências e muitas ideias. Ninguém nos influencia mais que a família!
A relação entre pais, filhos irmãos e outros familiares próximos é muito especial. Esse tipo de amor nos afeta de maneiras que nem entendemos. Deus criou a família para ser um lugar cheio de amor. Quando nos convertemos, tornamo-nos filhos de Deus e podemos participar do amor reservado para a grande família de nosso Pai celestial (1 João 3:1).

Outros tipos de amor na Bíblia

A Bíblia nos mostra os quatro tipos de amor da língua grega mas também nos dá exemplos de outros tipos de amor, ou outras expressões do amor:
  • O amor patriótico – o amor pelo país, seu povo e sua terra, querendo seu bem – Salmos 137:4-6
  • O amor a coisas boas – como a justiça e a verdade, sendo dedicado a essas coisas – Salmos 119:159-160
  • O amor ao dinheiro – um amor de dedicação dado à coisa errada, que causa muitos problemas – 1 Timóteo 6:10
  • O amor ao mundo – assim como podemos amar coisas boas, podemos amar coisas ruins, como o pecado – 1 João 2:15-16
  • O amor a Deus – o amor que sentimos quando entendemos o amor de Deus por nós – 1 João 4:19

Postar um comentário

 
Top