0


Campo Grande (MS) - O verão inicia-se nesta sexta-feira (21) às 19h22 (hora oficial do MS) e termina no dia 20 de março de 2019 ás 17h57 (hora oficial do MS). A nova estação é caracterizada pelas temperaturas elevadas e com chuvas mais frequentes em todo país com mudanças rápidas nas condições de tempo. Ao longo da estação, chuvas fortes poderão ocorrer, assim como quedas de granizo, ventos com intensidade variando de moderada à forte e descargas elétricas, principalmente na região Centro-Oeste do país. 

De acordo com boletim divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os modelos climáticos gerados pelos principais centros internacionais de meteorologia indicam a probabilidade superior a 96% que o El Ninõ se desenvolva durante o verão 2019. Caso haja confirmação deste fenômeno oceânico-atmosférico, os modelos mostram que a atuação será  de baixa ou moderada intensidade.

Ainda segundo o instituto, o prognóstico climático do verão para Mato Grosso do Sul estima temperaturas acima da média no próximo trimestre e com alta probabilidade das chuvas ocorrerem dentro à acima da média em grande parte do Estado. A exceção será a região sul, em que as chuvas poderão fechar o trimestre com acumulado mais próximo à média ou ligeiramente abaixo do esperado. 

Conforme o INMET, primeiro dia o verão poderá começar com céu parcialmente nublado e com pancadas de chuvas isoladas, especialmente na região sul do Estado. O calor e a umidade favorecerão a formação de áreas de instabilidades ao longo do sábado (22) e há estimativas para chuvas em todas as áreas, especialmente nas regiões pantaneira e sul em que há possibilidade de chuva forte. 

Durante o domingo (23), há previsão de sol entre muitas nuvens com possibilidade de chuva acompanhada de trovoadas. As regiões central, sul e leste de Mato Grosso do Sul poderão ter chuva de moderada a forte intensidade em pontos isolados. As temperaturas permanecerão elevadas durante o fim de semana, as estimativas no estado Estado têm variação em torno de 20 °C a 39 °C e na capital entre 23 °C a 35 °C.

Por: Franciane Rodrigues
Foto: Geone Bernardo

Postar um comentário

 
Top