0

Enquanto no Brasil a Fiat se encontra em uma confortável situação econômica, investindo em diversos novos projetos e figurando entre as líderes de mercado, na Índia e nos EUA a história é totalmente diferente. Nesses dois países a marca enfrenta vendas em baixa, pouca perspectiva de lançamentos e, no caso da Índia, portfólio desatualizado e ameaçado por novas legislações.
Na Índia, o foco da FCA passará a ser a Jeep, conforme aponta o Autocar India. O grupo deixará de atuar com a Fiat devido às vendas em queda e a necessidade de retirar de linha Punto e Linea, seus atuais modelos, por conta das novas leis de emissões e segurança as quais a dupla não consegue cumprir. O prazo máximo para que isso aconteça é abril de 2020, quando a lei passa a valer por lá.
Os brasileiros Argo e Cronos seriam a solução para a Fiat Índia, porém a dupla nacional foi considerada cara demais para o mercado do outro lado do oceano. Modelos menores como Panda ou Uno não seriam competitivos o suficiente no mercado, enquanto o Tipo feito na Europa seria ainda mais caro para o mercado. Focada na nacionalização do Compass e de olho na chegada do Renegade e do mini-Renegade (para competir no segmento de até 4 m de comprimento), a Jeep tomará o lugar da Fiat na Índia.
Enquanto isso nos EUA
Já nos EUA, a situação é um pouco diferente. Totalmente focada na família 500 constituida por 500, 500X e 500L, além do esportivo 124, a Fiat é a marca do grupo FCA com menor volume de vendas nos Estados Unidos. Apesar de contar com quatro modelos diferentes, metade do que tem a Chrysler, a italiana não consegue emplacar tanto quanto a irmã. O crescimento das vendas de picapes e utilitários esportivos também prejudicará a Fiat nessa alçada, já que não oferecerá a Toro por lá e o 500X é considerado pequeno para o mercado de volume.
O foco nos próximos anos será na nova geração do 500 hatch, que deverá crescer, ganhar uma nova versão elétrica com autonomia notadamente ampliada, além de uma inédita versão quatro portas. Para a Fiat, os EUA é um mercado essencial, especialmente por trabalhar com modelos de imagem.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Postar um comentário

 
Top