0


Após anos de estudos a Harvard Medical School indica algumas atitudes mentais para aumentar nossa tolerância à dor.

Renata Finholdt

Todos nós em algum momento de nossas vidas já sentimos algum tipo de dor. Das mais intensas, como a dor de um parto, por exemplo, as mais fracas, como a dor de um pequeno corte, todas elas causam agonia e aflição.
Segundo cientistas, a intensidade com que sentimos nossas dores tem relação com nossa personalidade, nossa história de vida, nossas emoções e nossa genética. Todos esses fatores, combinados entre si, elevam ou diminuem nossa tolerância para dor.
Com base nesse estudo, a Harvard Medical School desenvolveu algumas técnicas mentais para auxiliar as pessoas a aumentarem seu grau de tolerância para suas dores.

1. Dedicar atenção plena

Sem se preocupar com situações do passado ou até mesmo do futuro, focar no presente pode mudar a percepção real do que sente. Onde dói, como dói, como começa, qual é o tipo de desconforto sentido.
É muito comum hoje em dia sentir dor e relacionar a algum parente que já passou pelo mesmo ou até mesmo se enxergar com aquele quadro evoluído em uma forma quase fatal. Pensar desta forma pode alterar nossa tolerância e aumentar nossa dor. Focar no presente é uma técnica que pode ajudar bastante.
Advertisement

2. Respiração

A respiração em um momento de dor pode ajudar, e muito, a controlar o quadro. Pode ser difícil no começo se concentrar na respiração, mas se você entender que sua mente pode lhe ajudar a diminuir sua sensação de dor, vai ver que respirar pode ser um bom remédio. A respiração adequada libera hormônios do bem-estar, que fazem com que você possa se sentir bem melhor do que antes.

3. Meditação

Outro fator indicado por cientistas é a meditação. Buscar relaxamento, se concentrar na respiração, em seu organismo funcionando e vislumbrar uma sensação de paz e tranquilidade podem ajudar a colocar a dor em seu devido lugar.

4. Ter prazer

Para esquecer da dor é indicado buscar algo que lhe dê uma sensação de prazer. A leitura de um livro, um bom banho, preparar um prato para sua família ou qualquer outra coisa que lhe ajude a mudar o foco sobre o problema podem torná-lo menor.

5. Relaxamento

Buscar relaxar faz com que o estresse, que gera dor, fique sob controle. Fechar os olhos e entrar em contato com si mesmo pode colaborar para aumentar sua tolerância e diminuir o tamanho da dor que lhe aflige.
Talvez não seja fácil em um momento de fortes dores utilizar todas essas técnicas, mas, com certeza, se buscar utilizá-las pouco a pouco terá a ajuda de sua mente no controle de suas sensações e se sentirá mais forte e muito melhor.

Postar um comentário

 
Top