0



Quantas vezes em sua vida você abandonou um grande objetivo por sentir um profundo medo de errar? Superar o medo de errar é fundamental para a realização de seus objetivos!

O homem tem o poder de construir e viver problemas dos quais ele nunca vai experimentar. Você percebe o quanto o medo de errar exagerado impede você de conquistar o próximo passo e viver uma experiência incrível?

medo de errar é profundamente paralisante. Ele impede você de sair do ponto atual para buscar algo que pode mudar completamente sua experiência de vida.

medo exagerado é a materialização do desconhecido. Essa forma carrega todo um sistema de crenças específicos e cumpre algo para você.

Na grande maioria das vezes o medo de errar exagerado se apresenta de duas formas: Pessoas que são extremamente conectadas com a perfeição. Bem como pessoas que se preocupam demais com a opinião dos outros.

Conhecendo e se conectando com os seus valores e recursos internos, você acessa um potencial para criar uma condição interna poderosa chamada coragem. Essa capacidade o impulsiona a enfrentar esse sentimento que impede os seus passos. Ao enfrentar e vencer a si mesmo você desperta para fazer o que realmente precisa ser feito.

Mas como superar os medos?

 

Medo Saudável X Medo Patológico (Fobia Paralisante)



Ser corajoso não é atributo daquele que não tem medo de errar. Mas sim, daquele que o vence.

Ser corajoso não está ligado necessariamente a não possuir medo. O medo é um dos instintos de sobrevivênciaprogramados em nossa mente. Esse extinto é extremamente importante para nossa preservação.

medo de errar funciona muito bem como um alerta. Esse alerta nos convida a uma reflexão saudável, trazendo um grande volume de ações preventivas.

Então você deve estar se perguntando, quando o medo se torna um problema?

Em uma ação em direção a um grande objetivo, você fica paralisado e se sente impedido de dar o próximo passo. Pode acontecer, inclusive, que outra pessoa se destaque na vida realizando o que você tinha pensado e talvez comunicado, mas que, por receio, você não executou.

medo patológico não gerenciado vai impedir sua evolução. O temor pode mover uma pesquisa para construir antecipações importantes ou se transformar em um carcereiro aprisionando você em sua própria mente.

 

Principais Estímulos Da Paralisia Exagerada



Perfeccionismo:



perfeccionismo pode se tornar um grande desafio. Se você acreditar que para fazer qualquer coisa em sua vida você precisa das condições perfeitas, você acaba inibindo os seus próprios recursos já construindo. Exigir um nível de primazia alta é importante, mas isso não pode ser a condição para você iniciar.

A perfeição é algo muito interessante que só existe na ficção de sua própria criação mental.

O perfeccionista se prepara muito ao longo da vida, mas realiza muito pouco.

O pensamento de perfeição cria uma expectativa de que todas as respostas estão fora de você. Aquele curso, quando eu tiver o diploma da faculdade, quando eu tiver tempo, quando a crise passar, quando meu companheiro mudar…

Capricho. FAZER O MELHOR COM AS CONDIÇÕES QUE EU TENHO AGORA ATÉ TER CONDIÇÕES MELHORES DE FAZER MELHOR AINDA.

Quando você se responsabiliza pelo seu objetivo, entendendo suas capacidades hoje você fará o melhor com suas condições. O único termo de comparação interessante nesse ponto é com você mesmo.

 

Medo do que os outros irão pensar:



Muitas pessoas tem uma preocupação excessiva com a autoimagem e temem a crítica.

“O que pensaram de mim se eu falhar?”

Quando você se preocupa com a projeção que VOCÊ faz sobre o que os OUTROS pensam sobre você, você constrói a sua própria prisão.

É nesse momento que você se afasta do presente. Projetar o que os outros pensam, é de longe o que eles mesmos pensam. E esse pensamento é ainda mais distante do que VOCÊ, a pessoa mais importante de sua vida pensa e deseja verdadeiramente.

Outro ponto que te afasta do presente e a preocupação excessiva com sua imagem. Aquilo que já construiu para os outros é também uma projeção de seu EGO. Cultivar essa “imagem” idealizada de quem você é para os outros, gera um movimento equivocado do que você verdadeiramente deseja viver.

Em ambos os casos fica evidente que o custo emocional desse processo é muito honroso. O medo de errar se torna uma projeção encorpada somando a insegurança.

Ao invés de exigir demais de si próprio, ou ter medo de ser julgado pelos outros pense:

 

“NÃO EXISTE FRACASSO, APENAS FEEDBACK” (Pressuposto da PNL)

 

Uma grande libertação é entender que toda ação gera um resultado. Esse resultado pode não ser o desejado, mas com certeza nos colocará muito mais perto de nossa rota para obtê-lo.

Uma criança cai cerca de 16.000 vezes antes de conseguir andar por si. Fico me perguntando, se você tivesse hoje o mind set dessa criança em relação ao seu objetivo, como seria melhor já experimentar o poder de realizar?

 

As 4 Chaves Para Superar o Medo De Errar


Permita-se “errar” para ter sucesso



Primeiramente o erro é o desencontro da própria projeção de seu desejo pelo certo com o resultado experimentado de fato.

Nós somos programados desde pequeno com a crença de que devemos acertar a todo tempo.

Quando aceitamos que os resultados nos fazem crescer e promovem uma aproximação do objetivo desejado, nos libertamos e compreendemos: Não precisamos ser perfeito em tudo sempre. Antes feito do que perfeito.

Este pensamento libertador gera um grande alívio e abre portas que você nunca sonharia.

O foco não deve estar jamais no “erro”, mas sim na ação. O maior desafio na vida não é a “falha”, mas a paralisação perante a um resultado indesejado.

É importante correr riscos elegendo pequenas ações. Ações que são possíveis de serem realizadas com suas condições atuais e que te moverão em direção ao seu grande objetivo.

A maioria das pessoas acreditam que só devem iniciar sua jornada quando possuírem um holoforte iluminando toda a estrada que irão percorrer.

O mais importante para iniciar é possuir uma lanterna que ilumine o seu próximo passo e te permite seguir em frente. Esse processo constrói a coragem necessária para seguir adiante.

As pessoas que construíram grandes resultados em suas vidas “falharam” muitas vezes. Se você quer se comprometer com uma vida acima da média, esse tipo de risco é necessário. Sendo assim, ou você se compromete com o resultado vencendo o medo de errar ou você nunca sai do lugar.


Auto responsabilidade



As paralizações pelo medo excessivo são baseadas em projeções de cenários criados pela nossa mente. O medo está relacionado, na maioria dos casos, a um futuro cenário negativo criado por você e que não condiz com a realidade.

Defina qual é o seu papel e suas habilidades disponíveis nesse momento. A superação desse medo de errar exige a percepção daquilo que depende de você e o que não está em seu controle. Olhar para dentro diminui o impacto das projeções dos cenários que constrói fora de você. Focar-se nas suas ações possíveis hoje, passo a passo, habilitam um poder de se responsabilizar pelos resultados desejados.


Organize-se para a ação



Organizar-se para dar um passo antes de uma decisão diminui a influência da paralisia.

A mente inconsciente apenas elicia informações, ela não distingue os seus desejos e suas capacidades. Ela apenas analisa as informações que tem sobre determinada ação.

Organize-se sobre os possíveis obstáculos e principalmente as decisões sobre o que será feito sobre isso. Esse movimento alimenta com informações preciosas o seu inconsciente.

Ao realizar a preparação vá para ação. Isso significa que você não pode ficar a vida inteira se preparando. Se você conseguiu se preparar minimamente, já é suficiente para ir em frente. Caso contrário, vai achar que nunca estará pronto e não sairá do lugar.


Controle o seu discurso interno



O controle absoluto é um grande desafio para a realização. O hábito de querer controlar tudo e todos alimenta a experiência do medo. As pessoas que são viciadas por controlar tudo fazem suas escolhas acreditando que é possível garantir que tudo vai dar certo. Essa busca é uma grande ilusão.

O controle, porém é extremamente útil em um cenário. O controle sobre o seus próprios medos.

Gerenciar o seu diálogo interno, aquela voz que as vezes lhe diz: “isso não dará certo”. “Você não mercê isso”. “Os outros vão rir de mim”.

É muito importante você gerenciar e domar os seus pensamentos. Diversas ferrametnas da PNL atuam nessa arte de estar no controle de seus processos internos.

A superação do medo de errar é uma decisão constante. Ao decidir vencer as limitações de sua própria construção mental você vence a si mesmo. A maior façanha de um homem!

Coloque em prática e perceba os benefícios em seus projetos, seu convívio familiar, suas relações, sua vida profissional, financeira.

Esteja no controle e vença cada etapa, se prepare para cada passo e acolha sempre a forma que a vida se apresentar para você.

Aqui, uma dica de e-book que irá contribuir para que desenvolva ainda mais sua Inteligência Emocional e garantir uma vida de muitas conquistas!


 

Desejo à você uma vida extraordinária de muitas realizações.
Gratidão e um grande abraço!

Postar um comentário

 
Top