0

por tatiana.barros

Comer bem vai muito além de escolher alimentos nutritivos. A refeição é uma experiência que deve ser vivida em sua totalidade. E isso inclui uma série de práticas comuns e triviais que são extremamente benéficas. São atitudes como sentar-se à mesa e dedicar-se a esse momento, sem distrações externas, como televisão e celular. Se puder comer na companhia de amigos ou familiares, melhor ainda! Sabia que também nesses momentos especiais são liberadas importantes substâncias no cérebro? As mesmas que proporcionam sensação de prazer e bem-estar.

A importância das refeições em família

A pressa e um conceito um tanto relativo de praticidade têm levado muitas famílias a abandonar o costume de sentar-se à mesa para comer, todos juntos e no mesmo horário. Uma pesquisa realizada pela revista Super Interessante, em 2016, com 1.200 pessoas de seis estados diferentes, revelou que a grande maioria dos brasileiros não leva mais do que meia hora do começo ao fim da refeição.
A prática da refeição em família fica mais restrita aos almoços de domingo: nove em dez entrevistados almoçam sempre (74%) ou às vezes (16%) com a família inteira nesse dia. Nesse dia da semana, os vínculos familiares se apresentam de modo mais claro. É quando pais e filhos almoçam juntos ou, ainda, quando aqueles velhos amigos se reúnem para um almoço diferenciado.
Segundo o psicólogo Thiago Lima, a comida estabelece vínculos não apenas entre familiares mas também entre amigos e vizinhos: “A cozinha é sempre lembrada como uma atividade realizada para os outros. Alguns estudos apontam que as refeições, especialmente os almoços, são momentos de sociabilidade e no comer junto também aparecem individualidades como gostos, sabores e opiniões”.
Esse é um dos principais tópicos defendidos pelo Slow Food, movimento criado na Itália em 1986 que propõe unir o prazer de comer com produção e consumo responsável dos alimentos. Quando falamos em prazer, incluímos justamente o hábito de escolher um lugar agradável para comer sem pressa, prestando atenção àquilo que está consumindo, além de praticar o “table talk”, isto é, a conversa à mesa. O significado disso é bem simples: aproveitar o momento da refeição para conversas prazerosas e informais com quem gostamos.
Algo tão simples como dedicar uma hora do seu dia para compartilhar uma refeição com alguém pode afetar positivamente a vida de diferentes formas. Pesquisadores afirmam que a interação entre os aspectos neurais, fisiológicos, endócrinos e comportamentais no processo da fome e saciedade estão intimamente relacionados ao comportamento alimentar.
Por isso, confira alguns dos benefícios que o hábito de fazer refeições à mesa com familiares e amigos proporcionam.

Fortalece os laços afetivos

Ao sentarem em torno da mesa para dividir uma refeição, as pessoas se veem diante da possibilidade de compartilhar suas experiências vividas no dia e se conhecer mais intimamente. Essa é uma maneira de reforçar os vínculos e sentir que tem pessoas com quem contar. Por isso, essa prática pode até ser um aliado contra a depressão.

Promove trocas de ideias

Esse é o momento ideal para se atualizar dos acontecimentos que envolvem a vida cotidiana daqueles que estão sentados à mesa e também no mundo. As refeições compartilhadas são uma oportunidade de trocar ideias, dicas e promover um debate saudável.

Incentiva a boa alimentação

Não há forma melhor de educar do que dando bons exemplos e isso também vale para a alimentação. As refeições em família são fundamentais para incentivar as crianças a comer bem. Assim, elas terão a oportunidade de ver os familiares comendo alimentos saudáveis e sentirão na prática a importância disso.

Dá mais atenção àquilo que ingere

Muitas pessoas têm o péssimo hábito de comer em frente à televisão. Essa prática faz com que se perca a noção do que e do quanto se consome. Além disso, pode ocorrer forte sensação de solidão e criar uma tendência para desenvolver problemas como obesidade.

Sugestão Jasmine

Como citou o psicólogo Thiago Lima, além da importância de reunir a família e os amigos à mesa, o que nós comemos também ajuda a despertar prazer e bem-estar. Por isso, as nossas dicas de alimentos para ajudar você a preparar pratos deliciosos e saudáveis são: Arroz IntegralFarinhas IntegraisAtivos JasmineGerme e Fibra de Trigo, entre outros produtos da nossa linha Orgânicos ou Integral. Conheça todos os nossos produtos!


Postar um comentário

 
Top