0


O canário é um dos pássaros mais encantadores que existem e suas agradáveis melodias o tornam ainda mais especial.
Canários são naturais das Ilhas Canárias e, ao serem importados para territórios europeus nos anos 1500, caíram nas graças das famílias mais nobres devido ao seu canto e, é claro, todo o aspecto de novidade. Mais tarde, os criadouros de canário ficaram mais populares, e eles se tornaram acessíveis para o público em geral.
Mas, além do canto, o que faz com que o canário seja uma companhia tão agradável e quais são os aspectos básicos que você deve saber antes de levar um deles para casa? Veja a seguir!
Canário de cor alaranjada

Canário: pequeno no tamanho, grande na companhia

Canários são pássaros muito espertos e aprendem rápido! Alguns treinos básicos com os membros da família podem ensiná-lo a brincar com uma bola ou obedecer a um chamado e voar até a mão do seu tutor.
Devido à sua personalidade dócil e ao seu tamanho diminuto quando comparados a papagaios ou outros pássaros maiores, o canário faz parte da lista de pássaros mais fáceis de cuidar, tornando-o uma excelente opção para tutores iniciantes de aves.
Eles também podem ser uma boa pedida caso você esteja procurando um pássaro para crianças, ainda que as interações entre crianças e quaisquer espécies de pets devam ser sempre supervisionadas por um adulto.
Para mantê-los ocupados, é preciso oferecer uma grande variedade de brinquedos e opções de entretenimento, mas saiba que espelhos próximos demais podem impedi-los de cantar. Além disso, apesar de pequenos, os canários precisam de espaço para voar dentro da gaiola.
Um canário adulto pode medir entre 10 e 15 cm e sua expectativa de vida é de cerca de 15 anos quando bem cuidado e recebendo uma alimentação saudável e balanceada.

Como formular uma dieta balanceada para canários

Uma dieta balanceada para canário deve consistir em 80% de ração para canários do tipo extrusada, sendo complementada com frutas frescas, vegetais e sementes.
Nunca alimente seu canário com abacate, sementes de frutas, chocolate, cafeína ou álcool e, assim como todos os pássaros domésticos, canários devem ter acesso ilimitado a água fresca e sem cloro.

Dieta especial para canários vermelhos

Um canário vermelho requer uma dieta rica em betacaroteno para manter sua coloração vermelha bastante viva.
O betacaroteno é um pigmento laranja ou vermelho presente em determinadas plantas e vegetais e, para adiciona-lo à dieta do seu canário vermelho, você pode contar com rações próprias para essa espécie (com cataxantina) ou, ainda, fornecer ao seu canário cenouras e beterrabas, que são ricas nessa substância.
Canário amarelo em poleiro

Socializando o seu canário

De maneira geral, canários possuem personalidades adoráveis. Contudo, ainda que possam se tornar muito apegados às suas companhias humanas, eles também podem criar laços muito especiais com outros canários e demonstrarem bastante felicidade por terem companhia em suas gaiolas.
É mais recomendado optar por pares do mesmo sexo, caso você não queira se tornar um criador de canários. De qualquer forma, atenção individual para o seu par de canários é de extrema importância, então faça com que os cuidados com os pets façam parte das suas tarefas básicas diárias.
Antes de adicionar um ou dois canários à sua família, certifique-se de dar a ele (ou eles) um bom ambiente e uma excelente alimentação, garantindo uma vida longa, saudável e feliz para o seu passarinho.
Se você ainda não tem certeza de que esse é o pet ideal para você, considere conversar com pessoas mais experientes em cuidados com pássaros (como os atendentes do mundo Safári, da Petz) e peça a opinião de um veterinário de confiança, que certamente poderá te ajudar nisso.
Para ter acesso às melhores rações e produtos para o seu canário, encontre a loja Petz mais próxima a você e venha nos fazer uma visita!

Postar um comentário

 
Top