É bem normal com a chegada do outono e do inverno e devido as mudanças repentinas de temperatura, as pessoas sofrerem de gripes, rinites, dores de garganta ou até a famosa “virose”. Isso ocorre porque o corpo fica mais vulnerável nessa época do ano, muito por causa do frio, e vira um prato cheio para os vírus se instalarem. No entanto, existem algumas maneiras de evitar esse tipo de situação. Veja abaixo nossas dicas e aproveite tudo de bom que “aquele friozinho gostoso” tem a oferecer.
1 – Procurar sempre deixar a sua casa limpa:
Como no outono e no inverno o sol não costuma aparecer tanto, as bactérias e os vírus encontram um ambiente mais propício e surgem mais facilmente. Por isso é importante manter a casa limpa constantemente. Ficar livre do pó e do ácaro sempre é uma boa.
2 – Exercícios físicos:
Apesar do frio poder tirar parte da disposição das pessoas, continuar praticando exercícios físicos é bastante recomendável. Estimula o corpo a continuar funcionando bem e pode evitar dores musculares e nas articulações, que são bem comuns nesse tipo de tempo.
3 – Lave as mãos:
É bastante importante manter as mãos sempre lavadas e higienizadas, pois isso evita a manifestação e transmissão de vírus e bactérias.
4 – Utilizar roupas apropriadas:
No outono e no inverno é preciso ficar atento com as variações entre calor e frio. Por transitarmos em vários ambientes, isso é bem comum, portanto, vista-se de acordo com a temperatura para não ficar doente.
5 – Mantenha-se hidratado:
O ar seco é mais frequente nesta época do ano e mesmo que durante o frio as pessoas não sintam tanta sede, é necessário sempre se manter hidratado. Isso ajudará e muito para que o seu corpo funcione bem.
6 – Consumo de bebidas quentes:
As bebidas quentes como chás, por exemplo, fazem com que a sua garganta fique sempre aquecida. Dessa forma, prevenindo resfriados e possíveis dores de garganta.
7 – Tomar vacina:
Tanto no outono como no inverno, as doenças que acontecem com maior frequência são as gripes e os resfriados. Sendo assim, tomar vacina é um método muito eficaz para deixar o organismo imune contra os vírus e as bactérias que causam essas doenças, principalmente nos idosos e nas crianças.