0

Apesar de ser uma fruta, o figo deve ser descartado como opção para os vegetarianos, mostrou um artigo publicado pelo jornal britânico Mirror. Pessoas que não gostam da ideia de comer insetos também não devem ingerir o alimento. Vou repetir: pessoas que não gostam da ideia de comer in-se-tos também não devem ingerir o alimento. Eu também li duas vezes esta frase. Então me perguntei: "Mas o que figo tem a ver com insetos"?
QUAL NÃO FOI A SURPRESA!
Quando vespas pousam no figo para depositar o pólen, com frequência ficam presas lá dentro. Figos comestíveis têm ao menos uma vespa morta dentro deles. Vou repetir: figos comestíveis têm ao menos uma vespa morta dentro deles.
ESTE É UM FIGO COMESTÍVEL
ESTA É UMA VESPA
EXISTE AO MENOS UM CADÁVER DE VESPA DENTRO DESSE FIGO
Então você dirá (porque eu também disse para mim mesma): "Como isso é possível, se cansei de comer figo e nunca topei com uma vespa em estado de putrefação?". É que não é possível ver o corpo do inseto inteiro dentro da fruta porque, quando ele morre, uma enzima especial transforma a carcaça em proteína. Basicamente, o figo come a vespa e a transforma em uma parte de si. Inclusive, alguns fazendeiros compram sacos do inseto para controlar a quantidade do bicho que cada planta pode comer.
Estão vendo aqueles buraquinhos ali na base do figo? Pois é! É por ali que as vespas entram, ou vocês achavam que o buraco existia só de bonitinho? Pois eu achava...
EU ACHAVA
Repetindo: depois de depositar os ovos, as vespas morrem e são absorvidas pelo fruto. No seu interior, as pequenas vespas crescem. Os machos acasalam com as fêmeas e morrem de seguida. As fêmeas abandonam o figo, já fecundadas e cobertas do pólen da figueira. As vespas do figo são a única forma de uma figueira ser polinizada. Dependendo da estação, a larva da vespa leva de três a 20 semanas para alcançar a maturidade.
A LARVA DA VESPA
As vespas macho sem asas servem apenas para dois propósitos: acasalar com as fêmeas e fazer furos no figo para a fêmea entrar e sair - um gentleman essa vespa macho. Devido à curta expectativa de vida e à longa jornada para encontrar uma árvore, apenas algumas vespas fêmeas conseguem polinizar uma única figueira. Elas reconhecem uma figueira pronta para a polinização pelo sinal químico que as árvores liberam. Então, a fêmea libera seus ovos.
A FÊMEA LIBERA OVOS NO FIGO
Agora, eu me pergunto: por que, Jesus, ao ler o enunciado desta notícia eu fiz questão de ir até o fim? Por que eu não me privei de saber que figos engolem vespas e eu engulo figos que engolem vespas?
TEM CINCO FIGOS NA GELADEIRA
NÃO ADIANTA TENTAR DAR PRA MIM

Postar um comentário

 
Top