0


Ter uma adega de vinhos em casa tornou-se item de decoração, no entanto, além de proporcionar um charme extra a qualquer ambiente, uma adega existe simplesmente para cumprir outras obrigações – além de embelezar sua casa! Então para não desperdiçar seus vinhos em uma adega inapropriada, confira quais são os erros que você devem manter longe!

adega de vinhosFonte: http://goo.gl/ePruAJ
Montar uma adega de vinhos requer mais que algumas garrafas e um local legal. Apesar de ser muito bonito ver os vinhos empilhados, uma adega não é destinada apenas para fins de decoração, mas, sim, para armazenar as bebidas e mantê-las em temperatura ambiente.
Sendo o sonho de muitos apreciadores de vinhos, a adega tornou-se objeto de desejo de todos aqueles que desejam escolher o próprio vinho, acompanharem o processo de envelhecimento, receberem convidados, entre outros incentivos. No entanto, muitos acabam pecando pela vaidade e cometendo graves erros em sua própria adega de vinhos.
Quem avisa amigo é, então confira quais são os erros que você não pode cometer ao montar sua adega de vinhos em casa!

ESCOLHER LOCAIS CLAROS OU QUENTES
Por mais que o canto da sua sala seja o lugar perfeito para montar uma adega, por mais pequena que ela seja, ainda não é indicado. Nesse caso, quanto mais escuro o ambiente melhor, pois a luz e o calor provocam diversas reações químicas que podem alterar o sabor e estrutura dos vinhos. Além disso, evite locais úmidos ou secos demais, para impedir a ação de micro-organismos que podem estragar a rolha ou oxidar a bebida.
Ainda assim, você pode escolher outros ambientes, desde que tenha uma adega climatizada ou instale um sistema de refrigeração que precisará ter em média até 14º C.
COLOCAR AS GARRAFAS EM QUALQUER POSIÇÃO
A primeira coisa que você precisa saber: as garrafas sempre precisam ser colocadas horizontalmente. Lembre-se que, quando não armazenado corretamente, toda qualidade pode ser comprometida, então nem precisa tentar outra posição! Para que não reste dúvidas, a posição horizontal é especialmente indicada por causa da rolha, já que ela precisa ficar umidificada o tempo todo, impedindo que o ar ultrapasse.

ESCOLHER UM SUPORTE INADEQUADO
Segundo especialistas, recomenda-se colocar as garrafas em suportes individuais ou favos (suportes) que condicionem de seis ou doze frascos.  Além disso, é importante saber que os favos de madeira, mais tradicionais em adegas, não são as melhores indicações, pois permitem menor circulação de oxigênio entre as recipientes e podem danificar com mais facilidade os rótulos dos vinhos. No geral, as prateleiras de inox ainda são as melhores opções para montar sua adega de vinhos em casa.

ESCOLHER SÓ UM ESTILO DE VINHO
Você tem uma adega de vinho em casa, mas não é justo investir apenas em vinhos tintos, por exemplo. Diante desse investimento, vale a pena disponibilizar todos os tipos de vinhos, incluindo os brancos, espumantes, rosés, sobremesa, entre outros. Não se esqueça que, é melhor prevenir do que remediar, e você nunca saberá quando precisará de um espumante para comemorar uma grande conquista ou um vinho branco para um dia quente.

ARMAZENAR APENAS VINHOS DE GUARDA
Os vinhos de guarda são específicos para envelhecer, esse processo pode durar anos ou até mesmo décadas, até atingir o momento ideal para o ser consumido. Logicamente, que sua adega de vinhos precisará ter também bebidas para o consumo imediato, pois seus convidados ou você não poderá ficar esperando anos para apreciar uma taça de vinho em sua casa, não é mesmo?
NÃO REGISTRAR OS VINHOS 
Digamos que você tenha uma adega de vinhos com 600 rótulos, como irá encontrar aquela garrafa especial em meio a tantas opções nas prateleiras? É fácil, para não tornar sua adega um verdadeiro labirinto de vinhos é melhor registrar todos os rótulos, assim como outras informações importantes presentes do rótulo e que indiquem peculiaridades sobre determinada safra.

NÃO PEDIR AJUDA A UM PROFISSIONAL
Você pode gostar de vinhos, mas isso não significa que poderá montar uma adega completa sem alguns conhecimentos específicos. Os vinhos são bebidas exigentes, por isso não será interessante comprometer sua qualidade através de gestos impensados, concorda? Em vez de assumir o risco, contrate um personal winer, ele te ajudará com suas dúvidas e deixará sua adega de vinhos ainda mais charmosa e eficaz.
Com estas dicas, você poderá encher sua adega com vinhos e não erros bobos! Quer aprender mais sobre este universo? Siga o Facebook dos Produtos Finos e acompanhe novos artigos!

Postar um comentário

 
Top