0


Por Milson Veloso
Para princípio de conversa, eu AMO acampar. Desde criança sempre tive muito contato com a natureza e, na medida em que fui crescendo, descobri que há muitos benefícios para a saúde – física e mental – em passar um tempo longe da turbulência urbana. Quem está acostumado a acampar já sabe o sentimento que essa prática traz.
Há quem prefira um acampamento com mais conforto, mas também há aqueles que gostam mesmo é de mergulhar fundo na experiência e aproveitar apenas o que a natureza oferece, algo mais rústico. Independentemente do seu perfil, acampar é algo que revigora o corpo e a alma. Pensando nisso, decidimos separar alguns bons motivos para você se aventurar por aí e desfrutar esse estilo de vida.

Conheça o intercâmbio em acampamento de verão nos Estados Unidos da Globe Trotter

Conectar-se com a natureza

Parece óbvio, mas muitos não percebem a necessidade que temos – ainda que de tempos em tempos – de sentir a natureza. Ir ao parque do bairro não conta. É preciso estar completamente imerso nesse universo quase paralelo. Sair da cidade e buscar uma montanha, uma cachoeira ou aquela praia sensacional para sentir na pele o cheiro, o sabor, os sons que o meio ambiente nos proporciona é o ideal.

Desconectar-se das tecnologias

Tudo bem que é possível acampar e ainda ter o celular com a câmera do lado. Mas, para ser sincero, o gostoso mesmo é poder guardar os momentos na memória e esquecer de todo o restante do mundo. Ficar desconectado do vídeo game, Facebook, WhatsApp, Snapchat ou Instagram por uns dias chega a ser uma terapia moderna.

Exercitar-se fisicamente

Quando vamos para o meio do mato, eventualmente, precisamos caminhar, subir montanhas, cruzar córregos e rios, preparar o local onde acamparemos. Isso significa que estamos em constate atividade física. Se você não se contenta apenas com esses detalhes, pode estender e fazer uma caminhada básica, para exercitar-se mais e respirar ar puro.

Dedicar um momento para relaxar

Deixar o estresse do dia-a-dia para trás e poder sentir-se pleno, refletir sobre a vida, observar quão magnifico nosso planeta é e como nossos problemas são minúsculos diante de toda essa grandiosidade da natureza. Sim, para quem curte, acampar é uma sensação revigorante. Ao final, mesmo que o corpo esteja cansado, nossa mente fica renovada.

Aproveitar o tempo com quem vale a pena

Acampar é uma atividade que não fazemos com qualquer um. O gostoso é juntar os amigos ou a família e partir para o interior, sentar ao redor da fogueira, tocar violão... Não precisa ir muito longe, só o suficiente para perder de vista os edifícios e ruídos urbanos. É um momento de compartilhar casos e se aproximar mais daquelas pessoas que têm um sentido especial para você. E, se por acaso, algum desconhecido estiver no grupo, serve como oportunidade para conhecê-lo melhor.

Divertir-se gastando pouco dinheiro

Nem precisa jogar no Google "como se divertir gastando pouco". Quem aí curte economizar uma graninha? Para acampar não é preciso muita coisa: barraca, saco de dormir, repelente, protetor solar, lanterna, roupa apropriada, água, equipamentos (caso vá fazer percursos "extremos"), comidas e disposição. Aqueles que já são adeptos da prática provavelmente têm metade da lista em casa. O essencial é a vontade de explorar o mundo ao ar livre. Obviamente que levar um pouquinho de dinheiro pode ser importante, em casos de emergências.

Saborear comidas diferentes

Frutas, marshmallow, batata assada, um churrasco de leve. Você escolhe o que levar e como vai se alimentar, mas na natureza tudo tem um sabor especial. Assar o milho na fogueira, cozinhar o próprio jantar em um fogareiro no chão (com cautela, para controle do fogo) ou simplesmente saborear os frutos da nossa mãe Terra. São muitas as opções do que comer enquanto acampa.

Ver as estrelas com outros olhos

Essa é uma das minhas atividades favoritas enquanto estou acampando. Deitar com as costas no chão e ficar olhando as estrelas lá no alto, imaginando todas as possibilidades do que está ao nosso redor e contemplar a grandiosidade do universo é algo incrível. Experimente procurar pelas constelações e identificar os desenhos no céu. E no meio do mato não há a contaminação visual provocada pelas luzes das cidades, o que torna o espetáculo ainda mais lindo. Ao final, você ainda pode dormir com o mais belo cobertor que existe no mundo iluminando os seus sonhos.

Viver novas experiências

A vida às vezes fica chata, caímos na rotina e nos perdemos no estresse do dia-a-dia. É nesse momento que acampar faz toda a diferença. Poder experimentar coisas novas, como pescar ou escalar montanhas, tomar aquele banho de cachoeira, descobrir as espécies de animais e plantas ao redor e se apaixonar com a música dos pássaros são experiências que não têm preço. Aventure-se!

Contemplar o nascer do sol e o entardecer - de tirar o fôlego

Relógio pra quê quando podemos simplesmente seguir o tempo pelo movimento do sol. Ainda que apenas durante um fim de semana, entregar-se à magia da natureza e sair para acampar traz a possibilidade de nos apaixonarmos a cada nascer e pôr do sol. Ver o baile de cores, que se formam no horizonte quando os raios começam a mergulhar na linha do infinito, é um substituto de peso para qualquer balada de sábado.

E você, quais fatores te motivam a pegar a estrada e buscar um recanto para acampar? Compartilhe com os amigos no Facebook!
Blog #GenteQueViaja - Produção e Edição: Milson Veloso - Jornalista, especialista em Comunicação Digital e viajante 

Postar um comentário

 
Top