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Escolher bem o que comer na gripe pode melhorar muito o bem-estar da criança, adulto ou idoso porque ajuda a diminuir os sintomas de febre, congestão nasal, dor no corpo e sensação de cansaço.
Durante a gripe é importante aumentar a ingestão de calorias e líquidos pra diminuir a sensação de cansaço, porque o corpo aumenta o metabolismo para compensar o desgaste na luta contra doença e além disso beber muita água aumenta a diurese e a liberação de toxinas pela urina ajudando o corpo a se livrar do vírus.
Os melhores alimentos para se comer enquanto está gripado são chás, sopas, frutas e legumes crus ou cozidos.

5 Alimentos para combater gripe ou resfriado

Assim, o que se deve comer na gripe são alimentos como:

1. Sopa de legumes ou canja

O que comer para curar a Gripe ou Resfriado mais rápido
Tomar uma sopa ajuda a fluidificar as secreções e a expectorar mais facilmente. Além disso, o vapor dos legumes quentes também ajudam a desentupir o nariz.
A canja de galinha é um ótimo exemplo de uma sopa boa para gripe porque tem vitaminas A, C e E e proteína, que ajudam o organismo a se recuperar a força e aumentar a resistência do sistema imune. Além disso a sopa tem sódio e potássio que ajudam na regulação da temperatura corporal, sendo útil em caso de febre.

2. Chás de ervas

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O chá é um ótimo remédio caseiro para gripe porque além de hidratar é uma bebida que se toma quente e o vapor ajuda na descongestão nasal. Um bom exemplo de chá é o chá de camomila, equinácea, hortelã e Ginseng, que podem ser tomados ou inalados para ajudar a desentupir o nariz.
No caso da inalação, um dos chás mais aconselhados para esse fim é o de eucalipto e para realizar a inalação deve-se preparar o chá e inclinar a cabeça para cima da xícara, respirando o seu vapor.
O chá de canela com mel também é uma ótima solução porque possui propriedades medicinais anti-sépticas e antibacterianas que ajudam no tratamento da gripe. Basta ferver 1 xícara de água com 1 pau de canela e deixar repousar por 5 minutos. Coar e tomar a seguir, de 3 a 4 vezes por dia. O mel com própolis pode ser adicionado ao chá para lubrificar a garganta e diminuir a inflamação, em caso de haver tosse.

3. Frutas e legumes

As frutas e legumes aumentam a quantidade de água, fibras e vitaminas C, A e Zinco, fazendo com que o corpo consiga reagir melhor ao vírus na produção de anticorpos. Sendo uma boa fonte de energia para o organismo que encontra-se debilitado. As mais indicadas são as frutas cítricas como morango, laranja, abacaxi e limão que reforçam a imunidade.
Couve, cenoura e tomate são fontes de betacaroteno, atuam contra infecções e estimulam o sistema imune.
A falta de apetite é um sintoma comum na gripe que faz com que a doença se prolongue e é por isso que o consumo de alimentos nutritivos, de fácil digestão e ricos em água, como os citados acima, ajudam na recuperação da gripe.
Assista o vídeo para saber como acelerar a cura da gripe:
Imagem ilustrativa do vídeo: Alimentação para GRIPE

4. Iogurte ou leite fermentado

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O consumo de iogurtes e leites fermentados com probióticos durante o estado gripal ajuda a melhorar a flora intestinal e fortalecer o sistema imune porque ativam células de defesa do organismo, encurtando o tempo da gripe. O Yakult e o Activia são bons exemplos de iogurtes ricos em lactobacilos e Bifidobactérias que podem ser utilizados para prevenir e tratar a gripe.

5. Temperos que curam

Alho, mostarda, pimenta são úteis para descongestionar o nariz e dissolver o catarro, além disso tem ação natural que reduz a febre e as dores no corpo. Por isso, use estes condimentos nas refeições enquanto estiver gripado, comendo também carnes magras que são excelente fonte de proteínas e ficam ótimas quando bem temperadas.
Alecrim, orégano e manjericão também são ótimas opções para temperar e combater os sintomas da gripe e resfriado.
Confira no vídeo a seguir como deve ser a alimentação para gripe:
Imagem ilustrativa do vídeo: Remédio Caseiro para Gripe
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