0

Com certeza você já ouviu falar nos benefícios da zumba. De uns anos para cá, essa modalidade vem ganhando espaço nas academias e se tornou febre, principalmente entre as mulheres. 
A dança mistura ritmos latinos e internacionais e é caracterizada por muita animação e uma intensa queima de calorias. Mas não são apenas essas as vantagens da zumba. Ela traz outros benefícios que você vai conhecer neste post. Não perca!

O QUE É ZUMBA E DE ONDE SURGIU?

Trata-se de uma aula que mistura movimentos de dança e ginástica ao som de ritmos latinos e internacionais, como salsa, cumbia, merengue, mambo, dança do ventre, hip hop e outros.
É um exercício físico aeróbico muito procurado por quem deseja perder peso, já que suas aulas promovem uma significativa queima de calorias. Estima-se que, em um treino de uma hora, a pessoa perca em média de 600 a 1000 calorias. 
A zumba foi criada em meados da década de 90 pelo colombiano Beto Perez e hoje é utilizada em mais de 150 países. Seus movimentos trabalham bastante o sistema cardiovascular, por isso têm sido muito utilizados por quem deseja melhorar o condicionamento físico.
A verdade é que, por ser divertida e viciante, vem conquistando a cada dia mais adeptos, que lotam academias em todo o mundo. 

COMO ELA FUNCIONA?

Geralmente uma aula de zumba dura entre 45 e 60 minutos. Nesse meio tempo, um professor repassa sequências curtas de dança para seus alunos acompanharem. Tudo isso ao som de ritmos inspirados nas mais diversas danças.
No entanto, é o rebolado latino que funciona como principal inspiração, fazendo com que a aula seja ultradinâmica e divertida. Depois das sequências de passos acompanhados por saltos e giros, o professor encerra com alguns minutos de alongamento. 
Para se ter uma ideia, os músculos mais trabalhados em uma aula de zumba são os da perna e do bumbum. Além disso, seus movimentos repletos de exercícios aeróbicos beneficiam também o abdômen, os membros superiores e a coluna lombar.

QUAIS SÃO AS SUAS MODALIDADES?

ZUMBA SENTAO

Nessa modalidade, são utilizadas cadeiras nos movimentos. Elas ajudam a tornear diversos músculos, fortalecendo a coluna lombar e prevenindo dores, principalmente na terceira idade. 

ZUMBA STEP

O step já é conhecido pelo seu poder de emagrecimento e aprimoramento dos músculos dos glúteos e panturrilha. Combinado com a zumba, os efeitos multiplicam-se, fazendo com que seja uma das modalidades preferidas das mulheres. 

ZUMBA NO CIRCUITO

O grande foco deste tipo de zumba é trabalhar a resistência física do participante. Ele utiliza circuitos para que a aula fique bem dinâmica e os resultados sejam alcançados. Por serem exercícios de alta intensidade, a duração da aula é menor — de 30 a 45 minutos. 

ZUMBA TOMIC

Indicada para crianças, a zumba tomic combina jogos e ritmos de dança com o objetivo de promover o aprimoramento da coordenação motora. Além disso, é uma oportunidade divertida de estimular a prática de atividade física desde cedo. 

ZUMBA AQUA

Esse tipo de zumba é praticado em piscina, combinando os ritmos da dança com hidroginástica. Neste caso, é ideal para quem não pode fazer exercícios de grande impacto — pessoas com osteoporose, fibromialgia, osteopenia etc.

ZUMBA GOLD

Perfeita para quem está começando, já que oferece ritmos mais tranquilos. Esse tipo de zumba trabalha mais a flexibilidade e é o mais indicado para idosos e pessoas com necessidades especiais.

ZUMBA TONING

Nesta modalidade, o trabalho também é focado no ganho de resistência física. Os participantes executam exercícios aeróbicos de alta intensidade combinados com alguns de musculação. A finalidade também é deixar os músculos bem torneados.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE?

Agora que você já sabe o que é a zumba e como ela funciona, conheça os benefícios que têm levado milhares de pessoas às academias — até mesmo aquelas que não gostam de atividades físicas. 

GARANTE ALTO GASTO CALÓRICO

Como já foi dito, uma aula de zumba não garante só a descontração, mas também um gasto de, no mínimo, 600 calorias em uma hora. Desse modo, é mais que indicada para quem quer perder peso e diminuir a barriga.

PROMOVE INTERAÇÃO

Apesar de ser uma atividade individual, ela pode ser praticada coletivamente. Durante as aulas, os professores podem orientar as coreografias formando grupos, dividindo as salas em partes para que ocorra maior interação entre os alunos. 
Isso é muito bom para estimular a competição positiva e também criar um clima de amizade entre as pessoas envolvidas. 

FAZ BEM PARA O CORAÇÃO

As aulas provocam uma melhora no sistema cardiovascular, já que aumentam o batimento cardíaco, levando maior volume de sangue para todo o corpo, inclusive para os músculos. 

REDUZ OS NÍVEIS DE ANSIEDADE

Não só a ansiedade, mas o estresse e as tensões do dia a dia também diminuem. Isso acontece porque, ao dançar, o cortisol e a adrenalina que estavam no organismo em decorrência da ansiedade começam a ser gastos. 
O resultado disso é um relaxamento, fazendo com que o cérebro libere neurotransmissores como dopamina, endorfina e serotonina, que estão associados à sensação de prazer.
Então, além de emagrecer e tonificar os músculos, a zumba alivia o nervosismo, a ansiedade e o estresse.

AUMENTA A RESISTÊNCIA

Zumba é um treino de longa duração e, por isso, oferece mais resistência ao corpo. O bom é que esse ganho não demora muito para acontecer. Bastam duas semanas de aulas para começar a notar os benefícios que a zumba proporciona. 

MELHORA A POSTURA E A FLEXIBILIDADE

Por meio da combinação de movimentos de diversos ritmos, é possível cumprir rotinas que dificilmente seriam feitas em outros tipos de treinos. O resultado disso é que diferentes grupos musculares são trabalhados ao mesmo tempo.
Isso faz com que as articulações habituem-se aos movimentos e consigam desenvolvê-los com maior facilidade. 
Outros benefícios da zumba para a saúde física e mental são:
  • diminui a retenção de líquidos;
  • melhora a coordenação motora;
  • favorece o equilíbrio corporal;
  • acelera o metabolismo;
  • promove a autoestima.
É fácil perceber por que essa atividade física caiu no gosto de tantas pessoas nos últimos anos. Exercitar-se e se divertir ao mesmo tempo é a melhor opção para sair do sedentarismo, principalmente para quem não gosta de academia e treinos repetitivos. 
Agora que você conheceu os benefícios da zumba, já pode entrar em contato conosco e saber mais sobre as aulas. Basta acessar nossa página de Quem Somos!

Postar um comentário

 
Top