0


Dicas e sugestões para quem quer se iniciar na arte de acampar, começando da melhor maneira possível.

Para embarcar na experiência de acampar pela primeira vez, nada melhor que conferir dicas que podem evitar apuros.

Você nunca acampou, mas sonha em passar momentos de contato intenso com a natureza, só você, sua barraca e uma fogueira? Pois saiba que para ter uma experiência emocionante e relaxante de verdade, é preciso se preparar e com bastante antecedência. Isso porque acampar é uma filosofia de vida, um tipo de vivência que exige disposição e alguns conhecimentos prévios. Caso esteja namorando a ideia e não saiba por onde começar, o post de hoje é para você. Veja os seis primeiros passos que devem ser seguidos por quem quer se iniciar na arte de acampar. E lembre-se: só se torna um perito no assunto, quem se arrisca e, principalmente, aqueles que não desistem no primeiro obstáculo encontrado no caminho.
Escolha o lugar
Para os campistas de primeira viagem, a dica é escolher um camping que ofereça estrutura básica para começar adquirindo experiência. Atualmente, estes espaços contam com banheiros e cozinhas, oferecendo ainda pontos de energia para quem ainda não sabe se virar sem algumas tecnologias, como celular. É possível encontrar essas informações na internet e escolher o camping mais perto da sua cidade de origem ou no destino que preferir – uma dica de site é o Camping Club. Vale lembrar que estes espaços cobram tarifas diárias dos campistas, então, fique de olho nos dados sobre o local escolhido para acampar.
Nesse momento inicial, evite acampar em lugares completamente afastados ou selvagens, já que estes cenários requerem um preparo maior e não é uma boa ideia começar com algo tão exigente quando ainda não se tem muita experiência no assunto. Até porque, por mais que você se prepare e escolha um camping completo, você com certeza vai passar por situações que serão aprendizado. Acampe três ou quantas vezes forem necessárias em um espaço preparado para receber campistas e parta para aventuras mais extremas à medida que se sente melhor preparado e mais seguro para isso.
Conheça a sua barraca
A escolha da barraca depende muito do seu perfil de viajante e dos lugares onde você pretende acampar. Para começar, escolha um equipamento simples, mas que seja resistente ao vento e à chuva, por exemplo, e que acomode todos os seus itens, bem como os de seu acompanhante, caso houver. Analise as opções disponíveis no mercado e escolha o tipo de dormitório que preferir, se colchão ou saco de dormir e decida pela alternativa que possa cumprir suas expectativas.
Assim que comprar a sua barraca, monte ela em casa, para conhecer todos os seus detalhes. Dessa forma, você estará familiarizado e não passará por apuros assim que chegar ao local onde será feito o acampamento.
Confira a previsão do tempo
Frio ou calor intenso e chuva são condições climáticas que não combinam com acampamento, pelo menos para campistas que estão começando a se aventurar nesse tipo de viagem. Por isso, depois de escolher o camping e conhecer a sua barraca, confira a previsão do tempo antes de marcar definitivamente a data do passeio. E se for necessário, adie a data. Melhor esperar um pouquinho mais do que se arrepender de ter tido a ideia de acampar.
Faça uma lista
Outra vantagem de passar alguns dias em um camping com uma estrutura básica, é que você não vai precisar se preocupar em ter que levar itens como fogareiro, bujão de gás ou outros acessórios essenciais para quem vai se isolar em um cenário completamente selvagem. Em vez disso, preocupe-se com utensílios essenciais como toalhas, produtos de higiene, papel higiênico e mantimentos necessários para se alimentar durante a sua estadia, bem como bolsas térmicas para armazená-los já que muitos campings não oferecem geladeiras.
A ideia da lista é válida para manter o controle de seus pertences e se certificar de não esquecer nada importante em casa. Lembre-se também de que menos é mais. Acampamentos não combinam com excessos, então leve apenas o necessário. A ideia é justamente viver a vida mais leve, sem se preocupar com vaidades, o que exclui diferentes tipos de calçados, roupas ou maquiagem. Tênis e chinelo são mais que suficientes, e o mesmo vale para bermudas e outras peças confortáveis, lembrando de escolher as mudas de roupa conforme o clima e o lugar onde você vai acampar.
Itens emergenciais
Mesmo que você esteja em um camping bem estruturado, sempre há o risco de faltar luz ou de acontecer algum acidente. Por isso, itens emergenciais como lanternas com carga e kit de primeiros socorros não devem ser deixados em casa. Outra dica é estar sempre preparado para se proteger contra os mosquitos: leve repelente, de preferência um que já tenha sido testado para evitar marcas que não repelem nada ou que te causam alergia. Uma dica, ainda nesse sentido, é manter a sua barraca fechada o tempo todo, em qualquer hora do dia. Assim, não há o risco de mosquitos e pernilongos invadirem o seu espaço.
Troque ideias
Aproveite a oportunidade que um camping oferece e troque ideia com outros campistas. Sempre haverá alguém mais experiente e disposto a ensinar, então não se acanhe, tire suas dúvidas, peça sugestões e faça novas amizades. Acampamentos são feitos para isso também, então não deixe a melhor parte, que é conhecer pessoas e adquirir experiência, de lado.
É um campista expert? Deixe um comentário com as suas dicas!

Postar um comentário

 
Top