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Realizar a primeira refeição do dia é essencial para ter um bom rendimento no trabalho.
O café da manhã dá maior disposição, ajuda na atenção e na memória, além de ser responsável pela quebra de jejum longo após o período de sono.
A refeição também evita que as pessoas possam desencadear problemas de saúde causados pela hipoglicemia, por exemplo, que acaba resultando na baixa concentração por causa da falta de glicose no sangue.
Essa refeição prévia também é importante para repor energia e nutrientes como vitaminas e minerais, para aumentar o desempenho intelectual, além de estimular os hábitos alimentares saudáveis e equilibrar o plano alimentar.

Importância de priorizar o café da manhã

Em conversa com a apresentadora Mônica Cunha, no quadro Flix Entrevista, a nutricionista Alessandra Carneiro reforçou a importância de priorizar o café da manhã antes de iniciar as atividades corporativas.
“Nós acordamos com o metabolismo vindo daquele metabolismo de repouso, então o organismo tem aquela necessidade de receber nutrientes. Sem isso, o rendimento no decorrer do dia vai cair muito e aquelas compulsões alimentares que muitas das vezes as pessoas têm são devido ao mau hábito de não tomar o café da manhã”, esclareceu.
Ainda de acordo com a especialista, a falta da refeição no cardápio diário, na realidade dos trabalhadores, geralmente está atrelada a duas desculpas: falta de tempo e a falsa sensação de não sentir fome.
Alimentação saudável

O hábito alimentar saudável deve estar presente no dia a dia de qualquer pessoa. A atenção à primeira refeição do dia demanda ainda mais atenção quanto aos ingredientes saudáveis.
A rotina corrida de trabalho carece de um café da manhã reforçado com ingredientes que contenham carboidratos e proteínas para asseguram a energia necessária para aguentar o período de expediente.
  • Alimentos como o leite, ovos, pão e itens com fibras são uma boa pedida para se ter à mesa.
  • As frutas, por exemplo, são fontes de vitaminas e minerais e a orientação é que sejam consumidas in natura, porque os sucos coados costumam ter menos fibras.
  • Outros nutrientes para agradar ao organismo antes do trabalho são castanha-do-pará, amêndoas (vitamina E); banana, cereais integrais, iogurte e melão (vitaminas do complexo B); linhaça (Ômega 3); morango, amora, uva (vitamina C).
O café em si é quase indispensável para grande parte da população e, ao contrário do que muitos pensam, não é tão ruim para o organismo. Muito pelo contrário! Há muitos especialistas que indicam a bebida para o desjejum porque contém antioxidantes, além de apresentar benefícios para o coração e para as funções cognitivas.
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