0


O sorvete é uma das sobremesas mais consumidas em nosso país, em 2016, por exemplo, foram mais de 1 milhão de litros. Exatamente por isso, ele incorpora muito das culturas locais e, assim, há diversas variedades de sabores de sorvete. Por exemplo, no Japão, um sabor extremamente popular é o sorvete mocha, feito com chá verde! Mas e no nosso país, o que tem feito realmente sucesso? 
Para você ficar por dentro dos sabores de sorvete mais consumidos atualmente, preparamos este post. Continue a leitura e não deixe de oferecer essas opções!

QUAIS SÃO OS SABORES DE SORVETE MAIS CONSUMIDOS ATUALMENTE?

Abaixo, confira a nossa lista com os sabores de sorvete mais consumidos pelos brasileiros nos dias de hoje.

1. BAUNILHA (CREME) 

O tradicional ainda é muito popular. De acordo com a Associação Internacional de Laticínios, o sorvete de baunilha foi a escolha entre todos os sabores de sorvete de 29% da população mundial. O primeiro registro desse sabor data do ano de 1500, sendo produzido pelos astecas. Ele foi apresentado aos conquistadores espanhóis quando viajaram pela Mesoamérica. 
Acredita-se que o sorvete de baunilha tenha sido inventado na Ásia, no século XIV. A distribuição de sorvetes do Oriente para a Europa aconteceu quando os mouros e os árabes viajaram para a Espanha, levando o conhecimento da refrigeração. 
No início do século XVIII, italianos e franceses faziam sorvete de baunilha ou sobremesas de baunilha congeladas, realizando misturas suaves com açúcar, ovos e gemas.

2. CHOCOLATE

Não deveria ser uma surpresa que o sorvete de chocolate esteja em segundo lugar na lista dos sabores mais populares. Ele foi criado em Nápoles, Itália, por volta de 1690. Na época, o chocolate quente foi transformado em uma sobremesa congelada tendo o sorvete de baunilha como base.
No entanto, o sorvete de chocolate apenas se tornou popular no final do século XIX. Naquele período, os imigrantes italianos trouxeram a receita e começaram a compartilhá-la com seus novos vizinhos.
Atualmente, o sabor leva em sua receita ovos, creme, açúcar, sorvete de baunilha e cacau em pó. No entanto, o licor de chocolate é frequentemente adicionado para intensificar o sabor.

3. MORANGO

Um sorvete fresco de morango sempre cai bem em dias quentes, não é mesmo? Atualmente, a receita desse sabor é, normalmente, feita com morangos frescos ou com o aroma da fruta, ingredientes que são batidos com baunilha, ovos, creme e açúcar. 
O famoso sorvete rosa tem uma reputação icônica. Em 1813, o sabor foi servido na segunda posse de James Madison, o quarto presidente dos Estados Unidos, um homem saudado como o “Pai da Constituição” por seu papel na elaboração da Constituição dos EUA. Um legado bastante sério para um sabor de sorvete tão divertido.

4. NAPOLITANO

Criado pela primeira vez no final do século XIX, o sorvete napolitano apresenta os blocos de sorvete de morango, de chocolate e de baunilha, colados lado a lado no mesmo recipiente, sem nenhuma divisória entre eles. Embora algumas marcas misturem os sabores com um efeito de redemoinho, esse método de bloqueio de cores é o mais famoso. 
O sorvete napolitano foi nomeado por suas origens italianas. Acredita-se que os três sabores dos sorvetes eram tão populares entre os imigrantes napolitanos nos EUA, que os produtores locais resolveram misturá-los. 

5. FLOCOS

Esse sabor é uma adaptação brasileira de um sorvete muito famoso nos EUA, o “chocolate chips”, feito com gotas de chocolate. Como elas não são tão comuns no país, os brasileiros criaram um sabor utilizando as raspas do chocolate.
Uma das formas mais difundidas para a produção desse sabor é a mistura de chocolate derretido ao sorvete, pois ao entrar em contato com as baixas temperaturas, o chocolate se solidifica e, ao ser agitado, se transforma nos flocos que tantos adoram.

6. COOKIES ‘N’ CREAM

Quando o assunto é sorvete, os EUA são, atualmente, a maior influência. Um sabor tipicamente americano tem sido o favorito dos brasileiros. Ele consiste em misturar à base do sorvete de baunilha ou chocolate uma quantidade razoável de biscoito, geralmente recheado ou com gotas de chocolate.
Ele ficou popular por unir as sensações do gelado com o crocante. Dessa forma, é possível morder e sentir o biscoito esfarelando na boca enquanto você também sente o sabor do sorvete. 

7. COCO

Até agora falamos de muitos sabores europeus e norte-americanos que conquistaram o mundo. Mas chegou o momento de contar sobre uma invenção tipicamente brasileira que conquistou vários países. Acredita-se que o sorvete de coco tenha sido inventado no Rio de Janeiro, onde se misturava a base de leite de vaca batido com a água e os flocos de coco.
Com o tempo, variações foram sendo criadas, como o prestígio (feito com a base de sorvete de chocolate) e o coco queimado. Atualmente, nos EUA, as grandes sorveterias vendem diferentes sabores com o sorvete de coco para acompanhar. 

8. PASSAS AO RUM

Geralmente, os mais jovens não são fanáticos por esse sabor. Porém, à medida que seus paladares amadurecem, o sorvete de passas ao rum passa a ser um dos campeões, indispensável em qualquer sorveteria.
O leve sabor alcoólico do rum acrescenta um gosto meio azedo e meio amargo, o que é contrabalanceado pelo doce das passas. Além disso, elas ficam durinhas em baixa temperatura, adicionando um toque de crocância ao mordê-las.

9. CAFÉ

Outro campeão, principalmente entre os adultos amantes de cafeína, é o sorvete de café. O gosto amargo da bebida é perfeito para quem tem o paladar mais exigente, podendo ser combinado com diversos outros sabores, como baunilha e chocolate. 
Além disso, esse sorvete cai muito bem em shakes, os chamados frappuccinos. Com isso, ele é um sucesso para quem não quer tomar uma bebida quente em um dia de verão, mas não abre mão do seu café diário.

10. MARACUJÁ

Conhecida como a fruta da paixão de cristo por sua coroa de espinhos, uma simbologia dada pelos jesuítas ao se encantarem por sua flor, o sorvete de maracujá também faz sucesso. Aliás, você sabia que há 500 espécies de maracujá e 150 delas são brasileiras?
Saborear o doce e o azedinho do maracujá traz refrescância nos dias quentes, além de você ingerir vitaminas A e C, complexo B, sais minerais, ferro, sódio, cálcio, fósforo e flavonoides.

11. CHÁ VERDE

Ele é rico em antioxidante, reduz o colesterol, é diurético e auxilia no emagrecimento. O chá verde saiu da xícara dos japoneses para virar bola de sorvete na América, não perdendo nada dos benefícios da Camellia sinensis, em termos de cafeína e catequinas para acelerar o metabolismo. Ele também facilita a digestão, regula o funcionamento do intestino e diminui a retenção de líquidos no corpo.

12. DOCE DE LEITE

Os países da América Latina são grandes produtores e consumidores de doce de leite. Ele é usado para balas, biscoitos, recheios de bolos e churros, e ainda, vira um sorvete bem cremoso.
O doce de leite se originou da sacarose de cana-de-açúcar nas ilhas ibéricas, no século XV e, a partir do século XVI, veio para o Brasil, América Central e Antilhas. O açúcar era usado para conservar o leite de vaca e de cabra.
Uma lenda argentina diz que um político do século XIX, chamado Juan Manuel de Rosas, estava fervendo o leite com açúcar e alguém bateu a sua porta. Com isso, acabou se distraindo do leite no fogo e surgiu o doce de leite.

13. AÇAÍ

açaí caiu no gosto popular. Considerado rico em ferro, em fibras que auxiliam no trânsito intestinal e em proteínas para repor as energias após práticas esportivas, ainda contém potássio, cálcio, vitamina B1 e antioxidantes, melhorando a circulação sanguínea. Sua ingestão traz sensação de saciedade, reduzindo a vontade de ficar beliscando. E no sorvete, é perfeito pelo sabor refrescante.

14. MILHO

O milho é muito saboroso e pode ser usado na pamonha, no bolo, em sucos e, ainda, no sorvete. Ele é fonte de nutrientes, como cálcio, fibras, vitaminas A e B, ferro, potássio, fósforo e celulose. Típico no nordeste brasileiro, está presente na casa de seus adoradores o ano todo.
Os seus nutrientes ajudam no emagrecimento, fortalecem o trato intestinal, colaboram para uma dieta saudável e previnem doenças digestivas e cardíacas.

COMO COMBINAR OS SABORES DE SORVETE COM OUTRAS SOBREMESAS?

Use a criatividade para conquistar os amantes dessa sobremesa tão deliciosa e refrescante. Veja as dicas:
  • coloque champanhe em uma taça e ponha o sorvete de palito dentro dela, se quiser, pode colocar frutas do seu gosto;
  • o sorvete de creme é uma boa combinação para ser servido com bolos, frutas e brownie;
  • outra opção é apostar no sorvete com uma ganache em copo ou xícara. A pessoa mergulha o sorvete na ganache e vai se deliciando;
  • aproveite o pote quase vazio de nutella e coloque sorvete dentro, a mistura é indescritível;
  • invente coberturas para sorvetes que realcem os gostos deles;
  • recheie as bolachas rosquinhas, ou outra de sua preferência, com sorvete, dando crocância à combinação.
Para estabelecer um empreendimento de sucesso, é preciso contar com os principais sabores de sorvete no cardápio. Por isso, se você pretende ter uma sorveteria que se destaque, não deixe nenhuma das opções acima de fora. Há desde opções tradicionais, como o flocos e o chocolate, a novidades, como o cookies ‘n’ cream e o café. O importante é sempre saber o que seu público deseja e atendê-lo!
Gostou de conhecer um pouco mais sobre os sabores de sorvete mais consumidos e entendeu como oferecer combinações inusitadas? Certamente algumas dessas curiosidades não eram do seu conhecimento, não é mesmo?
Agora, aproveite para expandir sua sorveteria e ser um empreendedor de sucesso. Conheça os equipamentos para uma loja de açaí.

Postar um comentário

 
Top