0


Três Tambores

Num percurso medido com exatidão, três tambores são colocados, trata-se de uma corrida contra o tempo, sendo o vencedor o competidor que contornar os três tambores, em um percurso triangular preestabelecido, no menor tempo possível.. Depois do sinal de partida, o competidor começa pelo primeiro tambor, fazendo voltas de aproximadamente 360 graus até o terceiro, de onde dispara até a linha de chegada. Cinco segundo é a penalização prevista para derrubada do tambor.
Hoje, os Três Tambores é disputado em quase todos os rodeios.


Laço em dupla (Team Roping)

A prova do laço em dupla conhecida também como Team Roping, tem origem no trabalho diário das fazendas em relação aos cuidados com o gado. Para dominar o animal, o laçador joga a corda na cabeça do bovino para evitar chifradas, enquanto outro lança a corda nos pés para evitar o coice. No rodeio, essa atividade acontece da mesma forma, mas em um formato esportivo. Para derrubar um animal de 250 quilos são necessários dois peões. Daí a origem da dupla.
O novilho é solto. O peão sai em galope a fim de laçá-lo pela cabeça. Concluída essa parte, o atleta enrola o laço no “pito” da sela, preparando o trabalho para seu parceiro, responsável por laçar os pés (pezeiro).
A prova é cronometrada e vence a dupla que laçar o animal no menor tempo possível.


Seis Balizas
Essa modalidade contra o cronômetro testa a agilidade e velocidade do cavalo. O percurso consiste em uma série de 6 balizas distantes 6,50 mts uma das outras, o conjunto cavalo e cavaleiro deve contorná-las em alta velocidade e voltar. É uma prova que exige resistência, velocidade, grande flexibilidade e coordenação.



Apartação
Cavalos de apartação devem possuir " Senso do Gado ", que é a habilidade de auto-pensar e auto-manobrar um boi. Cavalo e cavaleiro devem se mover calmamente para dentro do rebanho, apartar um animal do rebanho, dirigi-lo ao centro da arena e mantê-lo afastado do rebanho. O cavaleiro deve impedir, que o boi já apartado, retorne ao resto do rebanho. O cavalo de apartação deve combinar os movimentos com o boi, antecipando todas as suas manobras. O juiz dá nota ao cavalo pela sua habilidade de impedir o boi de retornar ao rebanho, senso do gado, coragem e atenção. A nota é de 60 a 80, com média baseada em 70.


Team Penning

Este popular evento cronometrado é baseado nas tarefas originais dos cowboys da era Western. 
Três cavaleiros devem isolar (separar) três cabeças de gado especificamente identificados do rebanho e então colocá-las em um curral do lado oposto da arena em 120 segundos de tempo limite. O tempo começa a ser contado, quando o focinho do primeiro cavalo cruza a linha de partida e termina quando o gado estiver dentro do curral. 


Vaquejada
Modalidade é muito praticada nas regiões Norte e Nordeste do País, onde as disputas são entre várias duplas, que montados em seus cavalos perseguem pela pista e tentam derrubar o boi na faixa apropriada para a queda, com dez metros de largura, desenhada na areia da pista com cal. Cada vaqueiro tem uma função: um é o batedor de esteira, o outro é o puxador. Esta modalidade atrai centenas de competidores em busca de grandes prêmios. A Vaquejada é um dos esportes de maior apelo popular no Norte e Nordeste, reunindo milhares de pessoas a cada evento.


Working Cow Horse

É uma combinação de habilidade em Rédeas com o senso de gado. Com essa prova, se testa a destreza aplicável ao trabalho de lidar com o gado nas fazendas. A competição consiste em duas partes: Trabalho de Rédeas prescrito e Trabalho com o gado (rebanho). 
Na primeira parte da prova, o cavalo deve seguir um percurso onde são requeridos: mudanças de mão, spins e esbarros. Na parte de trabalho com o rebanho, um boi é solto sozinho na arena. Primeiramente, o cavalo deve segurá-lo na ponta final da arena, demonstrando sua habilidade em contê-lo. Então, o cavalo deve dirigir o boi beirando a cerca da arena, virando-o em ambas as direções. Por isso que esta parte da prova é corretamente chamada de "Trabalho de Cerca". Finalmente, o cavalo deve mover o bovino para o centro da arena, fazendo círculos ao redor do boi em ambas as direções. 
O julgamento é baseado em boas maneiras, maciez, senso de rebanho e facilmente guiado no trabalho de rédeas. A nota é dada para cada parte do trabalho de 0 a 100, com 70 de nota média.

Rédeas
Desempenhar a função de rédeas em um cavalo não significa apenas guiá-lo, mas também dominar todos os seus movimentos. Em rédeas, é pedido ao cavaleiro para desempenhar um dos 13 percursos existentes pré-estabelecidos, os quais incluem: manobras prescritas de esbarros, spins (giros de 360 graus), rollbacks (esbarro com mudança de direção em 180 graus saindo ao galope), mudança de mão e círculos ao galope. O cavalo deve ser voluntariamente guiado com pouca ou nenhuma resistência. O cavalo é julgado nos seus movimentos, cumprimento do percurso e atitude. 


Conformação
Esse tipo de prova é usada como um parâmetro de julgamento de Conformação do Cavalo Quarto de Milha Americano como uma raça. Classes de Conformação são divididas por idade e sexo. Os cavalos são avaliados pela correção estrutural, conjunto, grau de musculatura e características de raça e sexo. É dado ênfase às mais desejadas características que sobressaia a habilidade do cavalo para desempenhar uma função. Os cavalos são apresentados com um cabresto de couro e antes são mostrados caminhando aos juízes, para serem avaliados os seus aprumos.

Postar um comentário

 
Top