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Ninguém deseja chegar à velhice com a saúde debilitada. Por isso, é importante sempre prezar pela qualidade de vida para afastar problemas como doenças crônicas e transtornos de saúde mental.
Você sabia que o Brasil é o país com a maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo? Quase 10% da população brasileira é afetada pela ansiedade — número preocupante, mas não impossível de ser reduzido.
Pensando nisso, apresentamos quatro dicas de hábitos que podem ser incluídos na rotina para melhorar a qualidade de vida de forma simples!

1. Aprenda a se divertir!

Aprenda a se divertir para ter mais qualidade de vida
O dia a dia pode ser difícil, mas a diversão não deve ser deixada de lado. Uma boa dica é adotar um hobby, ou seja, fazer algo de que goste e sem obrigação. O hobby impacta diretamente na qualidade de vida por proporcionar sensações de prazer e bem-estar, ao aumentar a produção de endorfina.
Realizar algo prazeroso e estar em contato constante com a natureza também é interessante. Um bom exemplo dessa combinação é o mergulho. É uma atividade que traz vários benefícios e reúne uma enorme comunidade de apaixonados pela prática.

2. Tenha uma boa alimentação

Alimentação saudável traz qualidade de vida
hábito alimentar saudável exerce papel importante na busca da boa qualidade de vida. É essencial que a alimentação seja variada, contendo proteínas, carboidratos, vegetais e frutas, e que seja feita com moderação.
Frutas, verduras e grãos integrais contêm vitaminas, fibras e minerais, que são nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano. Além disso, evitar alimentos gordurosos, muito doces e ricos em sódio previne o desenvolvimento de doenças como câncer, diabetes, obesidade e problemas cardíacos.

3. Pratique exercícios físicos

Exercícios físicos trazem qualidade de vida
Ao lado de uma alimentação equilibrada, a presença da atividade física na rotina não só ajuda no combate de problemas de saúde, mas também eleva a autoestima e alivia o estresse.

Existem muitas opções bacanas de atividades físicas, que vão desde corrida até natação, além de claro, vários esportes diferentes. É muito importante que você encontre uma que traga prazer para o seu dia a dia.
Outro ponto fundamental é que o exercício físico aumenta os níveis de serotonina — um neurotransmissor responsável por regular o humor, o ritmo cardíaco, o sono e o apetite. Então, níveis baixos de serotonina estão ligados a problemas psicológicos, sendo comum o aparecimento de irritabilidade, preocupações e pensamentos negativos.

4. Descanse

Dormir traz qualidade de vida

Com toda a sobrecarga que o corpo recebe diariamente, dormir a quantidade suficiente de horas — oito horas de sono por noite para os adultos — é essencial para melhorar a qualidade de vida, pois:
  • evita a fadiga;
  • estabelece o equilíbrio químico e emocional do organismo;
  • contribui para a regeneração dos tecidos da pele e dos músculos;
  • diminui a pressão sanguínea e os níveis de colesterol.
Um cochilo após o almoço também é recomendável por trazer benefícios para a memória e para a produtividade.
Pode parecer difícil ter tempo para se dedicar a um hobby, encaixar alguns minutos de atividade física na rotina, ter uma alimentação saudável e uma boa noite de sono. Contudo, assim que esses hábitos são adotados, o corpo agradece. Você vai ver que eles valem a pena e são eficazes para a qualidade de vida! Cuidar do bem-estar e da saúde vai manter você longe dos médicos e favorecer a longevidade.
Para pensar mais na sua vida e em como se organizar melhor, leia nosso artigo: Tempo livre: como aproveitá-lo para viver novas experiências

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