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Atrair empresas para o município requer cuidado e planejamento. Veja as dicas


O mercado de trabalho de hoje procura por pessoas empreendedoras, que tomem decisões, dediquem seu tempo e esforço para alcançar suas metas, e ainda assumam riscos. Atualmente, o empreendedorismo é visto como um processo dinâmico, que almeja aumentar a riqueza. Um bom empreendedor acredita que suas realizações dependam dele mesmo e não fica a mercê de forças externas, das quais não tem controle. Não é ele quem coloca a "mão na massa". Seu papel é criar e delegar equipes, pois consegue controlar a si mesmo e ainda influenciar o meio, para atingir seus objetivos.
Não é a toa que, a cada eleição que passa, fala-se mais da necessidade em se ter prefeitos empreendedores. Montamos nossa equipe, assumimos riscos e tomamos decisões que podem, ou não, gerar bons resultados. Mas, assumimos o risco, pois sabemos que o sucesso não existe sem alguma dose dele. O prefeito empreendedor, quando se depara com um problema, toma a iniciativa, que nada mais é do que a capacidade da pessoa agir, quando necessário.
Não há contradições e nem diferenças entre os objetivos dos prefeitos e dos empresários empreendedores. O termo empreender origina-se do francês entrepreneur, que significa "aquele que está entre ou intermediário". Um bom gestor público também visa aumentar o lucro do município, para assim, aumentar sua arrecadação e poder realizar mais investimentos na cidade. Porém, diferentemente das empresas privadas, não é possível criar um novo produto ou serviço e cobrar por isso, para aumentar a receita. A solução é arrecadar mais impostos, sem aumentar os dos contribuintes, que já sofre um acréscimo baseado na inflação e outros índices.

A solução, então, é trazer novas empresas para o município, o que também requer alguns cuidados. E, como sempre, um plano. Veja a seguir os 10 passos para atrair empresas para o seu município.
Planejament
É preciso estudar a sua cidade e analisar as possibilidades dos segmentos de empresas e indústrias que poderá atrair. Para isso, deve-se avaliar o clima, o solo e outros fatores que te ajudarão a vender a cidade;
Infra-estrutura
As empresas procuram por cidades que ofereçam a infra-estrutura necessária, como rede de esgoto, tratamento de água e esgoto, estradas e eletricidade chegando até as empresas, estação rodoviária com ônibus para a capital e outros. Caso seu município ainda não ofereça estes itens, é melhor começar a investir na área, tanto para o bem da população, quanto para interesses futuros. Criar distritos industriais é uma opção vista com bons olhos pelo mercado;
Logística
Muitas empresas e indústrias escolhem aonde irão abrir suas filiais pela localização. Estar perto de aeroportos, estradas e rodovias que interligam os Estados, que passam entre grandes pólos industriais ou que levam aos portos, é um ponto fundamental na escolha do município para as indústrias;
Mão de obra: caso a empresa precise de mão de obra qualificada, é preciso ver se você terá pessoas para oferecer os serviços. As empresas, antes de escolherem onde abrirão novas fábricas e filiais, procuram se informar se a mão de obra da região irá atender suas necessidades. Neste caso, é preciso se antecipar e procurar por parcerias com escolas profissionalizantes;
Suporte
Um fator pouco analisado pelos gestores, mas considerável pelo setor de Relações Humanas das empresas é o suporte que a cidade oferece para os empresários. Analisa-se se há hotel, hospital, escolas, shoppings ou áreas de lazer no município ou em uma cidade ao arredor. Afinal, a empresa ou indústria terá empresários que virão de outras cidades e levam isto em consideração;
Impostos: algumas cidades colocam o valor do ISS mais baixo que outras. Este é um fator muito importante na escolha do local, pois pode significar uma economia considerável para a empresa. Veja, dentro da Lei, quais as possibilidades cabíveis que podem ser tomadas;
Comunicação
tenha bons materiais sobre a sua cidade. Crie folders com fotos e informações claras e explicativas, vídeos e tudo o que achar necessário, pois este pode ser o primeiro contato que seu possível cliente tenha com o seu produto, e você não irá querer passar uma má impressão. Saiba que as empresas também levarão em conta o que os veículos de comunicação estão dizendo sobre a sua cidade. Por isso, divulgue para os jornais da cidade, da região e para quantos mais conseguir, todas as melhorias e investimentos que faz no município. Porém, é preciso saber lidar com a situação, quando a mídia está reportando algum problema municipal. Não queira nunca esconder as informações da mídia e informe sempre quais as providências que a Prefeitura irá tomar. Contrate empresas especializadas que poderão te auxiliar;
Atenção ao mercado
Esteja sempre informado a respeito das tendências do mercado financeiro. Saiba quais os setores que estão crescendo e os que estão retraindo. Procure aqueles que estão crescendo, pois estes que farão os investimentos e poderão se alocar na sua cidade;
Oportunidade
O custo do transporte hoje está muito alto, o que faz com que as empresas procurem soluções para reduzi-los. Uma oportunidade que deve ser levada em conta é tentar trazer os fornecedores das empresas e indústrias que já estão alocados em seu município. Estude-os quem são, do que precisam para a produção de seus produtos/serviços e vá atrás deles;
Cuide da cidade
Ninguém gosta de trabalhar numa cidade visualmente feia, suja e pouco arborizada. Cada vez mais estes fatores estão sendo levados em consideração. Por isso, faça seu trabalho e cuide da sua cidade!
Após seguir estes 10 passos, faça uma análise dos pontos fortes e fracos que o seu município oferece para cada uma das empresas que você acredita que poderá se mudar para a cidade. Nos pontos fracos, já pense nas soluções que irá tomar para melhorá-los. Não deixe que seu cliente tenha dúvidas a respeito da decisão que está para tomar. Por isso, é importante que você conheça muito bem sua cidade e seu cliente na hora em que for conversar com as indústrias.
Agora, mãos a obra e vá vender a sua cidade!
João Vitte - é Prefeito de Santa Gertrudes, no interior de São Paulo. A cidade faz parte do maior pólo de cerâmica de revestimento da América Latina.

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