0

O que é um Semáforo:

Semáforo é um sinal de trânsito que funciona como um instrumento de controle do tráfego de automóveis e pedestres nas estradas.

O semáforo serve para auxiliar os motoristas e pedestres a se locomoverem com cautela nas vias de circulação das cidades.
Normalmente, os semáforos são formados por três círculos de diferentes cores: vermelho, amarelo e verde. Cada uma das cores do semáforo possui um significado distinto, que serve como instrução
sinal vermelho significa que o motorista deve parar imediatamente, o amarelo representa que é preciso estar atento a breve mudança no sinal que se seguirá, e o verde significa que o trânsito está livre e o veículo pode seguir o seu caminho.
A escolha dessas cores para o semáforo não foi uma decisão aleatória, mas baseada nos princípios da Teoria das Cores.
A cor vermelha é conhecida na natureza (por diversos animais, inclusive os seres humanos) como a "cor de perigo", por isso é usada para representar o sinal que impede a movimentação dos automóveis.
Para indicar o seu oposto, foi usada a cor verde por ser a que apresenta o maior contraste no espectro das cores. Já o amarelo foi escolhido por ser a cor com maior comprimento de onda, logo após o vermelho e o laranja, ficando mais fácil visualmente para os humanos assimilar a informação de que um estado passará para outro (verde para vermelho, por exemplo).
Saiba mais sobre o significado da Teoria das Cores.
Além do semáforo para os automóveis, também existe o semáforo de pedestres, que controla a movimentação de pessoas nas faixas de pedestres. Este sinal de trânsito costuma ter apenas duas cores: vermelho e verde.
semáforo de pedestres
O sinal vermelho é simbolizado pela figura de um ser humano estático, que representa perigo ao atravessar a rua. O sinal verde significa que é seguro fazer a travessia, sendo este normalmente representado pela figura de um ser humano em movimento.
Por norma, os semáforos de pedestres são instalados próximos aos semáforos de veículos. Quando o sinal está vermelho para os automóveis, o semáforo de pedestres fica verde e indica que é seguro atravessar a via.
Muitas pessoas confundem a correta grafia desta palavra. Como vimos, o modo correto é semáforo, a forma semáfaro está errada e não existe na língua portuguesa.

Postar um comentário

 
Top