0


Você sabe o que é subestimar e como esse tipo de atitude pode ser prejudicial? Para entender melhor, observe o significado da palavra, que é formada por “sub”, que se refere a algo que é considerado inferior, e “estimar”, que expressa o modo como alguém é avaliado. Nesse sentido, subestimar significa inferiorizar outra pessoa, nivelá-la por baixo e, assim, ignorar as suas qualidades. Apenas considerando essas informações já podemos constatar que se trata de uma atitude extremamente ruim, pois envolve pré-julgar alguém, ou seja, formar uma opinião sem conhecimento.
Com base nas informações apresentadas, pergunto: você acha que já subestimou alguém? Ou já se sentiu subestimado por terceiros? Te convido a fazer uma reflexão comigo a respeito do assunto enquanto faz a leitura deste artigo.

Confira Exemplos e Entenda Melhor o Que é Subestimar

Quando você subestima uma pessoa, está automaticamente duvidando de sua capacidade e isso sem nem ao menos se dar a oportunidade de conhecê-la. No trabalho, por exemplo, quando o chefe deixa de confiar uma atividade a um colaborador por duvidar que ele conseguirá conclui-la, sem nenhum tipo de argumento concreto para tal, está subestimando-o. Lembrando que é papel do líder delegar com base nas qualidades de cada um, porém, é essencial tomar esse tipo de decisão considerando fatos e não opiniões pré-concebidas.
Da mesma maneira, quando um amigo conta que irá abrir um negócio e você logo pensa que ele não tem capacidade para alcançar o sucesso, também está o subestimando. Afinal, não dá para prever exatamente o que irá acontecer, pode ser que ele siga em frente com o projeto e seja bem-sucedido, assim como é possível que as coisas fujam do previsto. Por essa razão, é importante permitir que as coisas aconteçam para só depois formar uma opinião, sempre baseado em informações reais, sem se deixar levar por preconceitos e crenças limitantes.

Motivos Para Evitar Subestimar uma Pessoa

Existem muitos motivos pelos quais não se deve subestimar uma pessoa. Confira, a seguir, os principais deles.
  • Quando você julga uma pessoa, está abrindo mão da oportunidade de conhecê-la;
  • As suas palavras e atitudes em relação a um indivíduo podem desmotivá-lo;
  • O modo como age em relação a alguém, geralmente diz mais sobre você do que sobre o outro;
  • Pessoas preconceituosas costumam subestimar terceiros com base em características, como gênero, cor, religião, entre outras, resumindo um indivíduo a meros rótulos;
  • Subestimar a inteligência de outras pessoas faz com que se perca a chance de aprender muito com elas.

Saiba Como Agir Para Evitar Subestimar uma Pessoa

Depois de conferir todas as informações apresentadas, confira dicas de como agir para se permitir conhecer as pessoas e, assim, evitar subestimá-las.

1 – Permita-se Conhece Antes de Formar uma Opinião

Você já viu uma pessoa que diz não gostar de determinado alimento sem nunca tê-lo experimentado? Isso é bastante comum, tanto em relação a sabores quanto diversos outros tipos de situação, sabe por que? Porque muitos se deixam levar por opiniões pré-concebidas, formadas à base de deduções e não de fatos propriamente ditos. Desse modo, sempre que perceber que está permitindo que ideias pré-concebidas te dominem, pare e lembre-se que não deve subestimar aquilo que não conhece.

2 – Entenda Que a Qualidade do Outro Não Te Torna Inferior

É bastante comum subestimar pessoas por insegurança, por achar que as qualidades dela possam te tornar inferior, e isso não é verdade. Cada ser humano é único e, portanto, é natural que uns tenham mais facilidade em determinadas áreas do que os outros. É por isso que existem indivíduos ótimos em cálculos, enquanto outros se dão melhor com as ciências humanas e assim por diante. São exatamente as nossas diferenças que nos permitem aprender diariamente uns com os outros.

3 – Evite Duvidar das Pessoas

Quando uma pessoa chega animada contando sobre um novo projeto que pretende iniciar e você mostra que não acredita no seu potencial, está jogando um belo balde de água fria sobre ela. Obviamente, ninguém precisa apoiar ideias que não acredita verdadeiramente que possam dar certo, contudo, evite fazer críticas destrutivas, ou seja, que servem apenas para desestimular. Se tiver algo a dizer que possa acrescentar, como uma dica ou conselho, ótimo, se não for o caso, prefira se abster de opinar.

4 – Desapegue-se das Comparações

Em muitos casos, o ato de subestimar uma pessoa começa através de uma comparação. O indivíduo pensa que ele próprio não seria capaz de realizar tal coisa e, então, subentende que um terceiro também não o fará. Assim, estende suas inseguranças aos demais, ignorando o fato de que ambos podem realizar o que quiserem se derem o seu melhor. Dessa maneira, evite se comparar, em qualquer situação que seja, afinal não faz sentido algum fazer isso com duas peças diferentes do quebra-cabeças.  

5 – Busque Se Conhecer Para Evoluir

Quando começar a subestimar um pessoa, ao invés de manter o foco da sua atenção nela, volte-a para você, pois essa atitude pode ser um recado de que precisa trabalhar algo em si. Nesse sentido, procure se questionar, para que possa entender a razão para estar duvidando da capacidade do outro. Lembrando sempre que a intenção é se conhecer melhor para evoluir e nunca para se julgar ou se punir. Afinal, o sentido da vida é se dedicar para se tornar uma versão melhorada de si mesmo a cada experiência vivida.

Como Agir Quando o Subestimado é Você?

Vale lembrar que, assim como você pode subestimar outras pessoas, está sujeito a ser subestimado também. Nesse caso, existem algumas atitudes que podem te ajudar a lidar com esse tipo de situação sem se deixar abalar. Em primeiro lugar, procure sempre se conhecer, se tornar consciente das suas qualidades e capacidades, pois é esse o principal caminho para desapegar das opiniões de terceiros e manter o foco na sua essência, que é o que realmente importa.
Então, todo o resto irá acontecer naturalmente, pois se sentirá mais confiante para se expressar com assertividade e não dará brechas para que te desestabilizem. Por isso, se conheça, saiba quais são seus pontos fortes e aqueles que precisa desenvolver, dessa maneira conseguirá filtrar as opiniões alheias e tomar para si apenas aquelas que vierem para agregar.

Copyright: 1090472033 – https://www.shutterstock.com/pt/g/teeramet+thanomkiat

Postar um comentário

 
Top