0

Alguns dizem que na hora de escolher um pet, é preciso encontrar o que mais combina com o futuro tutor. No caso das aves é a mesma coisa! Cada um dos pássaros liberados para se ter em casa tem sua beleza, personalidade e cuidados especiais. Conhecê-los, portanto, é essencial. Veja abaixo as espécies de pássaros mais populares!

Pássaros em casa: um guia sobre as principais espécies

Dos tipos de passarinhos pequenos aos voadores maiores, as aves conquistaram os humanos desde sempre.
Não é à toa que muitos tutores consideram esses animais como integrantes da família.
Por isso, antes de receber um bichinho desses em casa, é muito importante conversar com um médico-veterinário para saber mais sobre as peculiaridades, cuidados com a saúde, alimentação adequada e tantos outros detalhes que fazem toda a diferença! Encontre a seguir a sua espécie favorita e fique preparado!

Papagaio

Grandes amizades já surgiram entre pessoas e seus papagaios, e isso não é por acaso.
Além de alegres, divertidos e cheios de energia, ainda são capazes de aprender algumas palavras, o que os tornam um dos mais famosos pássaros silvestres brasileiros. Isso sem contar o fato de poderem viver por até 80 anos.
No Brasil, o mais famoso é o chamado Papagaio Verdadeiro, a espécie faz parte da lista de pássaros protegidos pelo IBAMA e sua criação, apesar de liberada, precisa de uma autorização do Instituto.
Por isso, muito cuidado! Comprar papagaio sem registro é crime e pode, inclusive, dar cadeia!

Periquito

O termo periquito, na verdade, refere-se a uma grande família de pássaros com mais de 150 espécies, sendo que, no Brasil, uma das mais comuns é a do periquito australiano.
Menores que os papagaios, eles podem habitar viveiros um pouco menores, mas, ainda assim, precisam de espaço para brincar, já que são bastante alegres e adoram companhia, sendo recomendado ter pelo menos um casal. O periquito australiano costuma viver em torno de 10 anos.

Canário

Quem nunca disse ou ouviu alguém falar que tal pessoa canta como um canarinho? Trata-se de um elogio e tanto, já que o canto para cortejar a fêmea é um dos principais atributos deste bichinho.
Outra característica marcante, é que esses pássaros domésticos se adaptam a diferentes situações e são bastante independentes, não exigindo muitos cuidados.
Eles vivem em torno de 10 anos e o tipo mais comum é o canário belga, de penas amarelas e com a barriga branca.

Calopsita

Cada vez mais popular entre aqueles que adoram pássaros exóticos, a calopsita chama atenção pelo pequeno chumaço de penas no topo da cabeça.
Mas, mais do que por sua aparência divertida, elas agradam principalmente por serem extremamente dóceis, divertidas e gostosas de interagir, sendo possível, inclusive, treiná-las para fazer truques.
Apesar de se adaptarem ao ambiente e a outras espécies com facilidade, são muito apegadas ao dono e podem ficar agressivas caso não recebam a devida atenção. Se forem criadas de forma saudável e com muito carinho, chegam a viver em torno de 15 anos.

Cacatua

Também com penas chamativas no topo da cabeça, as cacatuas são pássaros maiores, algumas podem chegar a 70 cm de altura. Elas são mais difíceis de lidar e são conhecidas por se irritarem facilmente.
A irritabilidade, no entanto, é compensada por uma inteligência e uma elegância ímpares. Por isso, são fáceis de treinar e conseguem até mesmo imitar a nossa voz ou o som de outros animais!
Entre os espécies da lista de aves para se ter em casa, é a que tem o preço mais elevado, além de apresentar um custo de manutenção bem mais alto. Ter uma cacatua também requer autorização do IBAMA e sua expectativa de vida é de até 80 anos.

Agapornis

São as aves ideais para os românticos! Também conhecidos como pássaros do amor, os agapornis são notoriamente monogâmicos, permanecendo com o mesmo companheiro pela vida toda. Sendo assim, nada de comprar um só. O indicado é ter um casalzinho.
Além de simbólicos, eles também chamam a atenção por suas cores exuberantes e por um temperamento muito dócil e alegre.
Eles vivem por cerca de 12 anos e sua gaiola deve ser grande o bastante para que eles possam se movimentar.
Já tem ou está pensando em ter um pássaro em casa? Na Petz você encontra tudo o que eles precisam para viver por muitos e muitos anos ao seu lado!

Postar um comentário

 
Top