0


DICAS PARA ORGANIZAR SUA CASA

Estamos vivendo um momento em que as necessidades diárias consomem cada vez mais nosso tempo. Saímos cedo para trabalhar, temos um curso à noite e muitos ainda precisam levar as crianças à escola, ir ao supermercado, à academia, planejar o almoço, o jantar, as contas do mês ou contratar um serviço de manutenção e muitas outras coisas. A organização da casa, em muitos casos, fica para segundo plano.
Quando uma casa está em desordem, cheia de objetos largados sem propósito e coisas acumuladas pelos cantos, parece que os assuntos não se resolvem. A limpeza, só de pensar, dá preguiça. As energias não circulam, a poeira aumenta e ficamos estagnados, estressados, cansados, podendo até surgir doenças alérgicas, respiratórias ou a depressão em casos mais críticos.
Por isso, ter tudo organizado dentro de casa é importante. A limpeza será mais rápida, atrairá bons fluidos e prosperidade, buscar qualquer objeto não será mais um problema, facilitará o planejamento da sua rotina diária e ainda sobrará tempo para praticar um novo hobby: acompanhar uma série na tv, ou, melhor, cuidar de você e curtir o seu lar-doce-lar!

E VOCÊ JÁ TENTOU ORGANIZAR SUA CASA?

Quando decidimos organizar nosso cantinho, sem a ajuda de um profissional, buscamos alguns tutoriais na internet, alguns livros da área e logo saímos para comprar cabides, caixas, boxes, “portas isso”, “portas aquilo”, não é? E então, compramos mais do que precisávamos ou o que queríamos guardar não coube no objeto comprado.
Não se aborreça, pois quando não estamos acostumados em distribuir nossos pertences de casa e guardá-los com critérios, não temos ideia do que fazer e por onde começar. O mais certo é que o começo será sempre um pouco mais trabalhoso, mas garanto: vai melhorar sua qualidade de vida.

POR ONDE COMEÇAR COM A ORGANIZAÇÃO DE OBJETOS DE CASA?

Regras de organização existem várias, mas a melhor é aquela que você vai se adaptar a você.
E não saia por aí trazendo para dentro de casa inúmeras coisas que provavelmente serão novos acúmulos, porque é preciso planejar e rever suas reais necessidades.
Primeiro, observe como é a sua rotina e, se não mora só, como é a dos demais moradores da casa. A disposição dos móveis e objetos também tem importância.
Pergunte-se:
Quem vai para o banho precisa se deslocar muito para buscar uma toalha? Ou acabou o papel higiênico e não tem outro sobressalente? Sempre rola um “manhê!”?
As roupas e acessórios sempre ficam em cômodos separados? Por que? Falta espaço? O ideal é que tudo fique no mesmo ambiente. Exceção aos calçados, mas esse é um assunto que falaremos em outra ocasião.
Quem prepara as comidinhas fica ziguezagueando pela cozinha para pegar tudo que vai usar? Os utensílios e ingredientes necessários precisam ficar próximos da área de preparo, inclusive fogão, pia e geladeira.
Você se sente dentro de um resgate quando tenta encontrar algo no armário? Talvez não seja pouco armário, mas coisa demais.
Existem objetos, ou móveis, que atrapalham a circulação?

OBSERVE OS EXCESSOS E DESCARTE-OS!

Calçados, roupas, documentos, revistas e utensílios domésticos são os que mais ocupam espaço.
Se fez boas observações sobre sua rotina, pertences e desapegou (mesmo!) de muita coisa, provavelmente não precisará comprar novos objetos para manter sua casa organizada. Com a liberação de espaços e triagem de tudo que tem, fica mais fácil dar novos usos a móveis, refazer a decoração e recolocar os objetos em lugares que facilitam a rotina.
Com criatividade, você pode reaproveitar caixas de sapato para guardar objetos e também, pode dar novos usos aos potinhos da cozinha.
Ah! Os descartes precisam de destino rápido, seja lixo, doação ou conserto, do contrário, terá um novo acúmulo de coisas sem uso ocupando espaço na sua casa e na sua cuca!

NÃO PERCA O FOCO!

Planeje um dia para a organização e, se possível, faça tudo nesse mesmo dia. Se todos os moradores da casa participarem a tarefa será mais divertida e gratificante.
Use luvas e produtos biodegradáveis. A sua saúde e a natureza agradecem. A ideia é que, enquanto organiza e descarta, já faça a limpeza ao mesmo tempo.

LEMBRE-SE SEMPRE:

Tirou do lugar, devolva-o o mais rápido possível.
Pegou emprestado, devolva. Sério! Já se deu conta de quantos potinhos no armário não são seus?
Abriu, feche.
Ligou, desligue.
Quebrou e tem conserto, leve rápido para consertar. Se não, jogue fora. Desapegue.
Se entendeu a importância da organização para seu bem-estar, aos poucos vai perceber que as ações de procurar e achar não são eficientes neste processo. E quando precisar de algo, pegue. Simples assim.
E assim que colocar a mão na massa e já tiver tudo em seu lugar, respire fundo, aproveite o espaço que ganhou e o tempo também.

Marilú Olív - Arquiteta
Marilú Olív é arquiteta, fotógrafa e poeta nas horas vagas e muito organizada, sempre. Seu olhar sensível foi direcionando maior atenção ao morador, a sua rotina e aos detalhes da casa. Além de desenvolver projetos, atua na decoração de interiores e presta consultoria de organização de espaços.
mariluoliv.arq@gmail.com
Salvar

Postar um comentário

 
Top