0

Sangue é sangue, certo? Bem, sim e não. O sangue humano é feito dos mesmos elementos básicos, mas dentro desse reino há distinções que respondem a quatro diferentes tipos de sangue (Sistemas ABO e RH, + e -).
Em 1930, um professor japonês, Tokeji Furukawa, publicou um artigo alegando que os tipos sanguíneos individuais – A, B, AB e O – refletiam a personalidade de quem os possuía. Desde então, a cultura japonesa inclui na avaliação de personalidades compatíveis a caracterização que eles chamam de “Ketsueki-gata”. Algo assim como a influência dos horóscopos na cultura ocidental. Mas, qualquer correlação científica entre o tipo sanguíneo e a personalidade, não fora até então comprovada.
Dito isto, há muitas pesquisas detalhando como os tipos de sangue podem revelar padrões de saúde pessoal – e isso é fascinante por si só. Pensa-se que diferentes tipos de sangue podem nos proteger de doenças diferentes; os cientistas têm encontrado ligações entre tipos sanguíneos e doenças desde meados do século 20. Com isso em mente, aqui está o que a ciência tem a dizer sobre o seu tipo de sangue:

Se você tem sangue tipo A

Tipo A tem apenas um antígeno em células vermelhas e anticorpos B no plasma; se você tem sangue tipo A, você pode doar células vermelhas do sangue para os tipos A e AB. A composição de antígenos de uma pessoa pode determinar quanto de um determinado hormônio é liberado. Por exemplo, se você é do tipo A, terá mais liberação de cortisol e será mais propenso ao estresse. Há um certo número de riscos para a saúde que estão associados a esse tipo sanguíneo, tal como uma possibilidade de 20 % maior de desenvolver câncer de estômago em comparação com tipos O e B, e um aumento do risco de 5 % para a doença cardíaca em comparação com aqueles com o tipo O. Além disso, se você tem sangue tipo A, também terá maior risco de vários tipos de câncer, como algumas formas de câncer de pâncreas e leucemia; também são mais propensos a infecções de varíola e malária grave. Ironicamente, aqueles que têm o tipo A também são menos atrativos aos mosquitos – alegre-se!
De acordo com Ketsueki-gata, se você tem sangue tipo A, você tem algumas grandes características. Você é sério, criativo, sensível, reservado, paciente e responsável (e também é teimoso e tenso).

Se você tem sangue tipo B

Se você tem sangue Tipo B, você só tem os antígenos B nas células vermelhas e um anticorpo no plasma; você pode doar células vermelhas do sangue para aqueles com tipos B e sangue AB. Aqueles com o tipo B têm um aumento de 11 % no risco de doença cardíaca contra aqueles com o tipo O. Um estudo da Universidade de Harvard descobriu que mulheres com AB ou sangue B têm um risco elevado de desenvolver câncer de ovário, mas se você tem o tipo B, nem tudo são más notícias. Aqueles com sangue tipo B têm até 50.000 vezes o número de estirpes de bactérias benéficas mais do que as pessoas com o tipo O.
Segundo o Ketsueki-gata você pode se orgulhar de sua paixão, natureza ativa, criatividade e força. Por outro lado, você também é egoísta, irresponsável, implacável e errático.

Se você tem o tipo sanguíneo AB

Aqueles com sangue AB têm ambos os antígenos A e B em células vermelhas, mas nem A nem B como anticorpos no plasma. Se você tem o sangue AB positivo, você é receptor universal. Pessoas com tipo AB têm risco aumentado de 23 % para doenças cardíacas sobre aqueles com sangue tipo O. Mulheres com sangue AB podem sofrer o dobro de vezes de pré-eclâmpsia em gravidez. Um grande risco. Já o tipo AB são 82 % mais propensos a terem dificuldades cognitivas – especificamente em áreas como a recuperação da memória, linguagem e atenção – do que pessoas com outros tipos de sangue. Os pesquisadores suspeitam que a proteína de coagulação conhecida como fator de coagulação VIII é a culpada desse assunto. “Uma vez que os níveis de fator VIII estão intimamente ligados ao tipo de sangue, este pode ser um nexo de causalidade entre o tipo de sangue e deficiência cognitiva”, disse a autora do estudo, Mary Cushman.
E, pelo Ketsueki-gata, se você tem o tipo sanguíneo AB você é legal, controlado, racional, adaptável e…crítico, indeciso, esquecido e irresponsável.

Se você tem sangue tipo O

Se você se enquadra no grupo sanguíneo O, você não tem nem A nem B como antígenos em seus glóbulos vermelhos, mas os anticorpos de ambos A e B em seu plasma. O sangue tipo O positivo é o tipo de sangue mais comum; O tipo O negativo é o doador universal. As pessoas que têm sangue tipo O, são mais propensos a terem úlceras – e, acredite ou não, a romperem seus tendões de Aquiles. A boa notícia é que as pessoas com sangue tipo O têm um risco menor de sofrerem de câncer pancreático e enfrentam um risco menor de morrer de malária do que as pessoas com outros grupos sanguíneos; e se você é do tipo O, você é duas vezes mais propenso a ser repelente a mosquitos do que os do tipo A.
Segundo o Ketsueki-gata sugere, você será mais confiante, auto-determinado, de temperamento forte e intuitivo mas, também mais auto-centrado, frio, imprevisível e potencialmente um workaholic.
Então, tem coisas que a ciência ainda não consegue explicar mas, que existe a correspondência, existe, e então, estuda-se porque, o fato é que, existem mais coisas desconhecidas sobre a face da Terra do que as que nós conhecemos.
E você, sabe qual o seu tipo sanguíneo? E a sua personalidade, corresponde em algo que o Ketsueki-gata diz?
Talvez te interesse ler também:
Fonte: Health

Postar um comentário

 
Top