0


Em meio à pandemia do novo coronavírus, um dos produtos mais procurados pela população são as máscaras cirúrgicas.

Para evitar a transmissão comunitária do coronavírus, as prefeituras de muitas cidades do MS decretaram o uso obrigatório de máscaras.

Demonstrando preocupação, a senhora Idalina Zaquetti da Silva, apesar dos seus 76 anos de idade, costureira, resolveu por bem e por conta própria, confeccionar máscaras e as distribuir para a população Eldoradense para se proteger contra esse vírus.

Após a matéria divulgada por nossa reportagem, dezenas de pessoas foram até a casa da dona Idalina para solicitar máscaras, moradores da cidade,empresários e amigos.

Muitas pessoas ajudaram, doando a matéria prima. Em entrevista ao jornal Conesul novamente, dona Idalina nos contou que ela e a filha Ivonilde Zaquetti juntas, até o momento já confeccionaram e doaram mais de 3 mil máscaras de tecido.

Moradora há muitos anos de Eldorado, a dona Idalina como é conhecida, com essa ação voluntária, vem ajudando inúmeras pessoas, inclusive profissionais da saúde. 

Com seu gesto, dona Idalina tem mobilizado a todas da cidade. “Quero aproveitar e agradecer a todos que tem doado tecidos e elásticos para as máscaras. Graças a Deus estamos conseguindo ajudar muita gente. Já fizemos e doamos mais de 3 mil máscaras. 

Quem precisar pode nos procurar que estamos fazendo sem custo algum”, explicou ela.
Dicas de higienização
mesmo com máscaras, é necessário evitar aglomerações, manter distância, cobrir a boca com o antebraço ao tossir e sempre lavar bem as mãos com água e sabão;
limpeza das máscaras: Deve ser imersa em recipiente com água potável e água sanitária por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água. Depois, é preciso enxaguar em água corrente e lavá-la com água e sabão;
após lavá-las e estendê-las, é necessário lavar bem as mãos com água e sabão;
depois da secagem da máscara, deve ser utilizado o ferro quente e ela deve ser acondicionada em saco plástico.A máscara deve estar seca para ser utilizada;
as máscaras de tecido devem ser substituídas a cada período de cerca de três horas ou no momento em que ficarem úmidas, o que ocorrer primeiro. Quem tiver sintomas gripais, deve trocar antes.

Elas devem ser trocadas também sempre que apresentarem sujeira ou umidade;
a máscara suja não deve ser colocada no bolso nem no mesmo saco plástico de uma máscara limpa;

é necessário colocar e retirar a máscara segurando-a pelo elástico, evitando colocar as mãos no pano em frente ao nariz;

Postar um comentário

 
Top